ESTUDO BÍBLICO
Texto: Atos 2.1 – 40
Tema: O Evangelho de Jesus é um chamado de Deus ao arrependimento.
Graça e paz da parte de Deus amados irmãos, esse texto, assim como a bíblia inteira é raríssimo, e dele podemos extrair muito aprendizado. Todos nós cristãos sabemos que Jesus ficou entre nós por mais ou menos 3 anos, pregando o Evangelho do Reino, chamando ao arrependimento e ensinando os discípulos. Contudo, no tempo
determinado, sacrificou-se por nós naquele madeiro, porém ressuscitou ao terceiro dia, e a bíblia nos ensina que o Senhor ainda passou mais ou menos 40 dias e 40 noites entre os discípulos ensinando e exortando cada um deles.
Antes dele subir aos céus, deu ordem aos discípulos dizendo: Ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. (Lucas 24.49)
Então amados, depois que Jesus foi para junto do Pai, os discípulos foram para Jerusalém e lá a bíblia diz que: Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos. (Atos 1.14) Até que, no capítulo 2 de Atos a bíblia vai falar sobre a descida do Espírito Santo, o texto vai afirmar que, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos em um mesmo lugar, até que o Espírito Santo de Deus vaio sobre os discípulos naquele momento de uma maneira maravilhosa, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos 2.4)
Enquanto isso acontecia, nos versos 6 e 7 você percebe que, quando as pessoas viram aquilo, eles se juntaram, ou seja, formou-se ali entre eles uma grande multidão, e todos estavam confusos, outros pasmos, e alguns maravilhados, porém, no verso 13 você vai perceber que, além daqueles que estavam confusos, pasmos, e maravilhados, existia também aqueles que, sem sabedoria e discernimento zombavam do que Deus estava fazendo ali. Ou seja, aqui existia dois tipos de expectadores: Os confusos e pasmos por não entenderem o que estava acontecendo e os zombadores, porém, ambos tinham algo em comum: eram incrédulos, pecadores que não conheciam a Palavra de Deus.
Então, mediante aquela situação, a partir do verso 14 a bíblia vai mostrar que Pedro juntamente com os onze se levanta e começam a falar em alta voz, e começam a discursar, pregar e exortar aquele povo. E a ministração de Pedro vai do verso 14 ao verso 36, e dessa exortação de Pedro precisamos destacar algumas coisas interessantes para a nossa vida:
1ª – Versos 15 – 21
Naquele momento, Deus estava cumprindo Sua Palavra, aquela obra era de Deus, mas aqueles homens não compreenderam, por isso, a bíblia revela que uns estavam confusos, outros pasmos, e alguns zombavam. Pois eram incrédulos, pecadores, homens que desconheciam a Deus e a Sua Palavra, por isso, quando Pedro se levanta ele começa a exortar aquele povo dizendo:
- V. 15 Estes homens não estão embriagados, como vocês pensais, sendo esta a terceira hora do dia. V. 16 Mas, isto é o que foi dito pelo profeta Joel, ou seja, o que está acontecendo aqui é o cumprimento da Palavra de Deus!
Aprendizado: Nessa primeira parte da pregação de Pedro, aprendemos que a exposição da Palavra de Deus, a pregação da Palavra de Deus é poderosa, e serve para revelar aos incrédulos, ignorantes e pecadores as grandezas de Deus e o quanto Ele é zeloso em cumprir com a Sua Palavra!
2ª – Versos 22 – 36
Pedro, agora, vai falar de Jesus para aquelas pessoas afirmando com ousadia que Ele era o Messias que fora prometido e profetizado pelos profetas aos qual todos esperavam ansiosamente para restaurar a Israel, mas olha o que Pedro fala:
Atos dos Apóstolos 2: 36. Sendo assim, que todo o povo de Israel tenha absoluta certeza disto: Este Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Messias!”
Meus amados irmãos, quando aqueles homens ouviram isso da boca de Pedro, a bíblia diz no verso 37 que o coração daqueles homens se compungiu-se, ou seja, coração angustiado, dolorido ao ponto deles olharem para os discípulos e perguntarem: - E agora? O que faremos? (Verso 37c). Perceba o impacto que a pregação da Palavra de Deus causou naqueles homens, eles agora foram expostos aos seus próprios erros, seus próprios pecados, entenderam que eram depravados, porque quando a mensagem do Evangelho de Jesus está sendo pregada ele expõe o homem ao seu próprio erro, aos seus pecados, o quanto ele está afastado de Deus e precisa se arrepender!
Veja, esse homens quando ouviram a mensagem, eles ficaram sem rumo, sem norte, sem base, sem onde poder se apoiar, pois, isso levou eles a questionarem: E agora? Então, Pedro no verso 38 revela para eles a base da vida cristã, o alicerce, a doutrina genuína do Evangelho de Jesus cristo, o que Jesus tanto pregou e ensinou na terra! Ele disse:
Atos dos Apóstolos 2: 38. Orientou-lhes Pedro: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Você está percebendo a Obra Salvadora de Deus aqui? Primeiro, a pregação da Palavra que causou angustia no coração daqueles homens, depois são exortados ao arrependimento, depois ao batismo, ou seja, convidados a uma nova vida em Cristo, livres do pecado, para que assim, recebam as virtudes do Espírito Santo.
A mensagem aqui é clara! O foco, o centro da mensagem de Pedro é bem claro aqui:
- Salvação de almas!!!
Esse é o principal objetivo da pregação do Evangelho irmãos, a salvação de almas, a regeneração da alma pecaminosa, a Pregação do Evangelho revela a Glória de Deus por meio de Cristo. Jesus trazendo o homem ao arrependimento e a uma mudança de vida! É por isso irmão que Paulo quando se refere ao Evangelho ele diz que é o poder de Deus revelado aos que creem! (Romanos 1.16) O evangelho tira o pecador da condenação, do inferno e transporta ele para o Reino do Filho de Deus! (Colossenses 1.13) É a salvação de Deus sendo manifesta aos homens por meio de Jesus... E essa salvação está proposta a nós também! Olha o que ele diz no verso 39:
Atos dos Apóstolos 2: 39. Porquanto a promessa pertence a vós, a vossos filhos e a todos os que estão distantes. Enfim, para todos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar!”
Agora observe bem o final do verso 39, ele afirma: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. É como se ele estivesse passando a mensagem ao povo dizendo: - A salvação de Deus é para todos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Se ao ler e observar esse texto a única coisa que vier a sua mente é: Predestinação, eleição e calvinismo, você está com um problema grave, aconselho você examinar melhor as Escrituras e parar de ouvir esses teólogo do calvinismo. Pois a mensagem aqui é outra! Na análise do texto, aprendemos que houve a pregação que gerou angustia no coração do homem, foram exortados ao arrependimento, a uma vida nova em Cristo, remissão de pecados e virtudes do Espírito Santo, ai ele continua dizendo que essa herança de Deus que é a Salvação, é para todos, universal, a todos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. Ou seja, o que Pedro nos ensina aqui é que:
- A mensagem do evangelho de Jesus é um chamado de Deus para o arrependimento e novidade de vida!
Irmãos, todas as vezes que um pecador ouve a Palavra de Deus, ouve a mensagem do evangelho é como se Deus estivesse falando para ele:
- Pecador, venham para mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!