domingo, 15 de dezembro de 2019

O DIÁCONO QUE MORREU COMO EVANGELISTA


Atos 7.57 ao 60 - Então, eles taparam os ouvidos e, aos berros, atiraram-se todos juntos contra ele. E arrastando-o para fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo. Assim, enquanto apedrejavam Estevão, este declarava em oração: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" Então caiu de joelhos e clamou em alta voz: "Senhor, não lhes atribuas ete pecado!" E, tendo dio estas palavras, adormeceu.

Existem alguns personagens na bíblia em que suas histórias são bem curtas, não se dá grande ênfase sobre suas vidas, como a história de outros personagens da bíblia como: Abraão, Moisés, Isaías, Jeremias e tantos outros, porém, ainda que pouco esteja escrito sobre eles, esse pouco é cheio de ensinamentos para nós. Pequenas histórias como as de Enoque (Gn. 5.24), o Profeta Natã (2 Samuel 12.1 ao 23), os profetas menores do antigo testamento e alguns do novo testamento, como as de Estevão descrita em Atos 6:5, 8:15, 7 são de grande valia para edificação espiritual.


Estevão, de acordo com Atos 6, foi escolhido pela igreja para ser Diácono e junto com ele foram escolhidos outros 6 (seis) homens, 7 (sete) diáconos, suas obrigações seriam servir e atender a necessidade das viúvas e demais necessitados na distribuição diária dos alimentos (Atos 6.1), ou seja, a atividade de um diácono é servir e atender a necessidade dos congregados, comunidade ou igreja.

Contudo, ainda que pareça ser fácil o trabalho dos diáconos, para você se tornar um, você precisa atender às necessidades bíblicas para se tornar um diácono, que são:

1° - Ter aprovação da igreja (Atos 6.3);
2° - Ter bom testemunho (Atos 6.3);
3° - Ser cheio do Espírito Santo (Atos 6.3);
4° - Ser e agir com sabedoria (atos 6.3)

Apenas...

Então, diante desses requisitos, a congregação olha para si mesmo, e dentre eles, a bíblia diz que eles escolheram Estevão (Atos 6.5), e sobre ele a bíblia afirma que era um homem cheio de fé e do Espírito Santo, cheio de graça e do poder de Deus, realizava prodígios e sinais milagrosos entre as multidões (Atos 6.8). Ousadia em suas pregações (Atos 6.10), homem santo que resplandecia a glória de Deus no seu rosto (Atos 6.15). Corajoso que não tremeu nem se calou diante das autoridades daquela época (Atos 7).

A GERAÇÃO DE HOJE

E essa geração de hoje? Será que tem as qualidade citadas acima? A verdade é que a grande maioria não sabe nem o que é ter uma vida de oração, estão deixando de lado a prática dos jejuns, consagrações, devoções, vida em piedade; contudo, se auto denominam pregadores. Estevão, diante do sinédrio começou a pregar falando de Abraão, Isaac, José, Jacó/Israel, Moisés, Josué, Davi, Salomão... e a maioria dos pregadores de hoje não sabem nem citar a ordem correta dos Heróis da Fé! Mas, são todos pregadores; e se vocẽ disser o contrário será perseguido! Certa vez, em minhas redes sociais, ele coloquei a frase de um homem de Deus que era o seguinte:

- A pregação não é para todos, mas a oração é!

Leonard Ravenhill

Me perseguiram e me criticaram por essa frase, que tem tanto fundamento bíblico dita por um homem de Deus!

Então, esse jovem Diácono, cheio do Espírito de Deus, fé e ousadia, estava pregando o Evangelho, incomodando os religiosos daquela época, que, não resistiram as suas palavras, e tramando, mataram esse jovem Diácono por apedrejamento, fazendo-o assim, o Primeiro Mártir da Igreja cristã. Esse jovem, que era Diácono, morreu como evangelista, anunciando e pregando as Escrituras como deve ser: cheio do Espírito Santo, fé e ousadia.

Autor do Estudo: Jefferson G. de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS