sexta-feira, 18 de setembro de 2020

PORQUÊ DEVEMOS ESTUDAR ESCATOLOGIA?

  



 PORQUÊ DEVEMOS ESTUDAR A ESCATOLOGIA?


Primeiro vamos entender o que é Escatologia, o estudo dos eventos futuros se chama escatologia,  palavra que se origina do grego Eschatos “último”. Então escatologia é o estudo das últimas coisas.

A escatologia faz parte das doutrinas bíblicas que devem ser ensinadas à igreja. E o propósito de Deus em trazer isso ao Seu povo é de alertar e preparar o seu povo/igreja sobre coisas que devem acontecer, as coisas que o Senhor irá realizar. Também podemos perceber na Palavra de Deus que o Senhor nos trás essa revelação com o objetivo de exortar a Sua igreja a perseverar e se manter firme na fé independentemente das circunstâncias. 


Exemplos:


João 14: 29. Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. 


João 16: 1. Eu vos tenho prevenido sobre estes acontecimentos para que não vacileis na fé.  2. Eles vos expulsarão das sinagogas; e mais: chegará o tempo quando quem vos matar pensará que está prestando um culto a Deus.  3. Cometerão essas atrocidades porque não conhecem o Pai, tampouco a mim.  4. Entretanto, tudo isso vos tenho dito para que, quando o momento chegar, vos lembreis de que Eu vos adverti. Não vos disse isso desde o começo, porque Eu estava convosco. 


MAS O PORQUÊ  E COMO PODEMOS APRENDER SOBRE ALGO QUE AINDA VAI ACONTECER?


Bem, o segredo está no Deus todo-poderoso a quem nós servimos, e a Bíblia também nos incentiva a buscar esse conhecimento. vejamos o que escrito:

Isaías 42: 9. Os primeiros grandes eventos já foram todos realizados; portanto, Eu vos anuncio novos e magníficos acontecimentos; Eis que Eu vos dou a saber antes que ocorram!

Isaías 46: 10. Desde o princípio anunciei o futuro, desde a antiguidade, aquilo que ainda não acontecera. Eu afirmo: O meu propósito será realizado, certamente farei tudo o que me apraz.

Então aqui Entendemos que a escatologia não é algo trazido pelos homens, não é uma mera filosofia humana, mas algo trazido e anunciado por Deus ao Seu povo. E se Deus esta dizendo que está anunciando  novos e magníficos  acontecimentos é porque Ele tem interesse em revelar, existe alguém para quem Ele quer revelar esses acontecimentos e tem um propósito para isso!


A ESCATOLOGIA NO NOVO TESTAMENTO


Se observarmos bem, o estudo do fim está em quase toda a Bíblia e não é diferente no Novo Testamento. Apenas em três livros do NT não falam sobre esse assunto (A volta de Jesus), esses livros são: Filemom, 2 e 3 João. 

O nascimento de Jesus é um dos principais cumprimentos da escatologia, porquê é o cumprimento de profecias que no passado nos foi dada por Deus através dos seus santos profetas. A morte e a ressurreição de Cristo, o início e o estabelecimento da igreja por Cristo,  a vinda do Espírito Santo; tudo isso e muitas outras coisas fazem parte da doutrina escatológica, ou seja, mesmo que você não gosta desse assunto, não tem como escapar, até porque este assunto faz parte do nosso credo.


A NECESSIDADE DA “DOUTRINA ESCATOLÓGICA” NAS IGREJAS


Será que de fato esse assunto dever ser pregado dentro das igrejas? Se olharmos bem, perceberemos que os líderes de igreja do primeiro século estavam sempre ensinando sobre esse assunto, percebemos isso em todas as cartas/epístolas, e o apóstolo Pedro na sua segunda carta no capítulo 3 e versos 15 ao 18, fala que Paulo escreveu sobre esse assunto de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu em todas as suas epístolas. E no verso 17 ele afirma que a igreja está bem informada sobre esse assunto, então sim queridos irmãos, esse assunto deve ser pregado dentro das igrejas, como antes ela era.


Outro ponto importante que nos mostra o porquê devemos estudar escatologia é estar privado de cair em falsas predições/ensinamentos. Muitas pessoas são induzidas ao erro pela falta de conhecimento nas escrituras:

Oséias 4: 6. Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra. Porquanto fostes negligentes no ensino, Eu também vos rejeitarei, a fim de que não mais sejais sacerdotes diante de mim; visto que vos esquecestes da Torá, Lei, do teu Elohim, Deus, eis que Eu também ignorarei vossos filhos.

 Nesse contexto Deus está trazendo a tona as culpas do seu povo, falando de todas as suas malignidades, violência entre eles; contudo aqui Deus aponta para os sacerdotes dizendo que o povo perecia porquê os líderes negligenciaram a Palavra de Deus;


Mateus 22: 29. Então Jesus lhes esclareceu: “Vós estais equivocados por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Deus! 

Nesse contexto os saduceus (uma seita que pregava a inexistência da ressurreição) se aproximaram de Jesus, trouxeram uma narrativa para ele e uma questão e Jesus lhes respondeu desta forma. E se nós não buscarmos conhecimento nas Escrituras e o poder de Deus podemos nos equivocar/errar da mesma maneira.

Exemplos:

Espiritismo: Você reencarna até alcançar um estado espiritual elevado para ir ao encontro de Deus;

Testemunhas de Jeová: para eles não existirá o fim do mundo e nem dos seres humanos, mas sim o fim de um sistema de coisas / ordem mundial, que será substituído por uma sociedade terrestre organizada por um governo de origem divina (mudança essa que ocorrerá na batalha do Armagedom).

Catolicismo: A teologia católica afirma que para o homem pecador se encontrar com Deus, que é Santo, ele deve se preparar, se purificar indo ao purgatório, e depois disso ele estará pronto para entrar na presença de Deus.


O que a Bíblia ensina: 1 Tessalonicenses 4: 16. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.  17. Logo em seguida, nós, os que estivermos vivos sobre a terra, seremos arrebatados como eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E, assim, estaremos com Cristo para sempre! 


E Paulo também ensina em 1 Cor. 15: 50 ao 58 que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, e nem aquilo que é perecível (nosso corpo fraco) pode herdar aquilo que é imperecível ou eterno. E depois, ele afirma que todos serão transformados. Só entendendo isso, cai por terra essas doutrinas trazidas aqui. 


Outro ponto muito importante aqui é que devemos estudar sobre esse assunto por anseiar a Vinda de Cristo.

Jesus fala em João 14: 3. E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. 

Você percebe nesse texto o desejo e o amor de Jesus pela sua igreja ao demonstrar a vontade de estar com ela. O apóstolo Pedro nos ensina que da mesma forma devemos aguardar o Dia do Senhor, confiar nas suas promessas e esperarmos novos céus e nova terra onde habita a justiça. (2 Pedro 3: 11 ao 14).


QUAL A PRINCIPAL MENSAGEM TRAZIDA NESSA DOUTRINA BÍBLICA?


Ainda hoje muita gente deixa de estudar sobre esse assunto por medo, porquê todas as vezes que ouvem sobre esse assunto, as palavras que mais ouvem é: A besta, o dragão, a serpente, o anticristo, o lago de fogo, etc... embora haja de fato esses nomes na Bíblia, estes não são o centro, ou o principal assunto dessa doutrina bíblia. A principal mensagem desta doutrina bíblia é a Vitória de Cristo e da Sua Igreja, é a vida eterna na presença gloriosa de Deus, é Deus estabelecendo completamente o Seu Reino entre os homens, a paz verdadeira, a mensagem trazida nessa doutrina é uma mensagem de esperança, que nos exorta a permanecer na fé e na perseverança em Cristo Jesus, essa doutrina nos trás uma mensagem que nos aponta para Jesus afirmando:


Ele breve voltará!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS