domingo, 5 de maio de 2024

A OVELHA PERDIDA E O PASTOR AMOROSO - LUCAS 15:3-7



Então Jesus lhes contou esta parábola: Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, o que acham que ele fará? Não deixará as outras noventa e nove no pasto e buscará a perdida até encontrá-la? E, quando a encontrar, ele a carregará alegremente nos ombros e a levará para casa. Quando chegar, reunirá os amigos e vizinhos e dirá: Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida! Da mesma forma, há mais alegria no céu por causa do pecador perdido que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.

    No verso 1 o texto nos mostra que Jesus estava cercado de pessoas, e o objetivo dessas pessoas era a de ouvir Jesus. Ainda no verso 1 o texto vai classificar essas pessoas que estavam ao redor de Jesus de: pecadores, coletores de impostos e pessoas de má fama. No verso 2 nos é dito que religiosos "fariseus e mestres da Lei" tentavam censurar Jesus, lhe criticando da seguinte maneira: Ele se reúne com pecadores e até come com eles! E já nesse inicio, temos uma aplicação valiosa para nós, pois esses mesmos religiosos que estavam incomodados com Jesus pelo fato dele estar cercado de pessoas carentes que queriam ouvi-Lo ainda existem hoje, e estão dentro e fora das igrejas, aos montes. São eles:

1. São pessoas que olham para a Igreja buscando classificar as pessoas: Falano é assim, é assado, fez isso, faz aquilo. O seu objetivo principal não é encontrar o erro e buscar ajudar e corrijir, mas sim, o prazer de satisfazer suas linguas venenosas e falar das pessoas, esquecendo-se das coisas mais importantes, tais como:

  • Todos nós somos pessoas cheias de falhas e defeitos, todos somos pecadores; a igreja não é local de gente perfeita, ainda assim Jesus nos ama. Na verdade, a igreja é o lugar onde Aquele que é perfeito cuida dos que são falhos, mas buscam acertar e vir ao Seu encontro;
  • O melhor lugar para pecadores e pessoas falhas é aos pés de Cristo, portanto, na igreja. Então, não haja como um religioso!
Jesus fala algo muito importante, Ele diz: "Ao que Jesus lhes ponderou: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos. Eu não vim para convocar os justos, mas sim, para chamar os pecadores ao arrependimento!" (Lucas 5:31-32)

Uma outra aplicação importante para nós é que, se você entende que é um pecador, uma pessoa falha e cheia de defeitos, o seu lugar é aos pés de Jesus. Observe que no texto, essas pessoas que foram classificadas como "pecadoras, coletores de impostos e pessoas de má fama" iam ao encontro de Jesus com um propósito específico, e qual era esse propósito? Ouvir a Jesus. Coloque esse propósito em seu coração, vá ao encontro de Jesus para ouvi-Lo, pois, só Ele tem Palavras de vida eterna!

A PARÁBOLA

    Jesus, diante de todas aquelas pessoas carentes e os religiosos, começa a ensinar por meio de parábolas, e a primeira parábola que Jesus trás nesse capítulo 15 é a parábola da "ovelha perdida". Primeiro, é importante entender que parábola é uma história curta que líderes e mestres contavam para trazer algum ensinamento, e Jesus se utilizou muito dessa ferramenta. E a história curta que Jesus conta aqui é a da ovelha que se perdeu. Essa parábola tem lições valiosas para nós, e gostaria de pedir a sua atenção, pois ainda hoje, muitas pessoas interpretam errado esse texto.
    Essa parábola é sobre um homem que possuía cem ovelhas, porém ele perdeu uma delas. E esse pastor quando percebe que lhe faltava uma ovelha, toma uma decisão importante, ele deixa às noventa e nove no campo, e sai ao encontro da ovelha perdida até encontrá-la. E quando a encontra, coloca-a em seus ombros e com grande alegria volta para a casa.

ENSINAMENTOS

Jesus é aquele que vai ao encontro dos perdidos: Primeiro, precisamos saber quem é o público, para quem Jesus estava falando? Quem eram aqueles que foram a Jesus para ouvi-Lo? Os pecadores. Jesus estava falando com os pecadores, para os quais Ele veio, atraiu para si e que vinheram ao seu encontro, ou seja, essa ovelha perdida citada por Jesus nessa parábola naquele período eram aqueles pecadores que foram ao seu encontro para ouvi-Lo, e hoje, essa ovelha perdida somos eu e você, somos nós.

Isaías 53:6 Todos nós desviamos como ovelhas; deixamos os caminhos de Deus para serguir os nossos caminhos.

Ou seja, todos os homens estão na condição de ovelhas perdidas, andando errantes, sem rumo e distantes de Deus. E Jesus veio para chamar os pecadores ao arrependimento, Jesus veio para o necessitado, para os fracos, para os cansados, para os oprimidos, ou seja, Jesus veio para mim, para você! Se você entende que é essa pessoa, saiba que Jesus veio ao seu encontro, Ele quer te colocar nos ombros e com grande alegria, te levar de volta para casa! Jesus é aquele que veio ao encontro dos perdidos, Jesus é o bom pastor, e a própria Palavra de Deus afirma isso:

SALMOS 23 - Ele é o Bom Pastor que:

# Supre as nossas necessidades (v.1);
# Nos leva para os pastos verdes (v.2);
# Nos leva às águas tranquilas (v.2);
# Aquele que renova as nossas forças (v.3);
# Aqule que está conosco no escuro vale da morte (v.4);
# Aquele que nos proteje com sua vara e seu cajado (v.4);

JOÃO 10 - Ele é o Bom Pastor que:

# Aquele que chama as ovelhas pelo nome (v.3);
# Aquele que reúne suas ovelhas e vai adiante delas (v. 4);
# Aquele que da vida plena as suas ovelhas (v.10);
# Aquele que dá a vida por suas ovelhas (v.11);
# Aquele que conhece bem as suas ovelhas (v.14);

E quem somos nós? Nós somos essa ovelha perdida, que precisa ser encontrada e cuidada pelo Bom Pastor!

A ovelha se perdeu, e não foi embora: Outra coisa importante sobre esse texto que precisamos destacar é que essa ovelha mencionada por Cristo nessa parábola se perdeu, ela não foi embora ou não decidiu abandonar tudo e voltar para trás. Não! Ela se perdeu. Muitos usam esse texto erroneamente para impor que nós devemos ir ao encontro de um irmão que abandonou a caminhada cristã, que não vem mais à igreja, que não busca ajuda e que não comunicou nada. Não é assim que a Bíblia ensina!

Primeiro, se uma pessoa estava caminhando na igreja e decide sair e voltar para o mundo, e não volta mais para a igreja, essa pessoa nunca foi regenerada, não nasceu de novo, portanto, nunca foi salva de verdade;

Segundo, os pastores e líderes da igreja são pessoas sempre presentes e fáceis de encontrar. Se as pessoas saem da igreja e não pedem ajuda, não comunicam nada é porque elas não querem ser ajudadas;

Terceiro, se uma pessoa decide deixar a comunhão da igreja é porque ela já perdeu a comunhão com Cristo. O que mantém um cristão na firme na igreja não é o pastor, não é outro homem, é Jesus! Jesus é a Rocha, e todo aquele que está firmado na Rocha não é destruído.

Mas, e se o cristão que se afastou for alguém que de fato foi regenerado, nasceu de novo, alguém verdadeiramente salvo em Cristo Jesus que, em um momento de fraqueza e frieza espiritual abandonou a caminhada, foi embora, o que fazer? Não é para ir atrás?

O EXEMPLO DO FILHO PRÓDIGO

A Palavra nos diz a partir do verso 11 que Jesus conta outra parábola, a do filho pródigo. Jesus conta a história de um pai que tinha dois filhos, o mais jovem pede a sua parte na herança, arruma as suas malas e vai embora. O texto diz que o pai em algum momento tentou impedi-lo? Ou mesmo foi atrás do filho que decidiu ir embora? Não. Mas o texto diz que quando o filho cai em si e decide voltar para a casa do pai, quando ele ainda estava longe o pai o viu. Porque, o fato dele não ter impedido o seu filho de ir, e nem ter ido buscá-lo, não significa dizer que o pai não lhe ama. Tanto que, quando o filho voltou, ainda de longe o pai lhe viu, sabe porquê? Porque o pai, movido pelo grande amor ao seu filho, ficava observando com grande expectativa a volta do seu filho. E o filho voltou, não voltou? Sabe porque ele voltou? Porquê é filho, e o filho sempre volta para a casa do pai! Portanto, não critique ou julgue o pastor ou os líderes da igreja por não terem ido na casa ou não ter conversado com o irmão que decidiu deixar a igreja, se você está preocupado e triste por isso, imagine o pastor dessa ovelha?

Voltando para o texto, a Bíblia vai dizer que o pastor encontra a ovelha perdida e volta para casa com ela alegremente em seus ombros. E o texto diz que quando ele chega, chama seus amigos e vizinhos para se alegrarem com ele, pois ele havia encontrado a ovelha perdida. E Jesus diz que, da mesma forma, há maior alegria no céu por causa do pecador perdido que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisa se arrepender. E aqui também há algo importante a ser observado, pois Jesus não está dizendo que só existe alegria no céu quando um pecador se arrepende, observe direitinho o texto. Na verdade, existe alegria e regozijo no céu tanto pelos justos que não precisam se arrepender quanto pelos pecadores que se arrependem. Contudo, existe maior alegria nos céus pelos pecadores arrependidos, ou seja, quando uma ovelha perdida é encontrada. Entenda, há alegria no céu pela igreja salva e justificada em Cristo, mas, há maior alegria na conversão de um pecador arrependido!

Que Deus te abençoe,

Pb. Jeffeson G. de Sousa
Pastor na Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Santa Cruz - PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS