Devocional - Nenhum trabalho no Senhor é vão!

 


1 Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale. Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor, plenamente conscientes de que no Senhor, todo o vosso trabalho jamais será improdutivo.

É claro que essa orientação do apóstolo Paulo não partiu do nada. Os irmãos da Igreja de Corinto estavam sofrendo influência de gregos e pessoas que frequentavam a igreja, eram simpatizantes, mas não convertidos. O apóstolo demonstra sua preocupação, pois eles aos poucos tentavam minar a fé e sã doutrina da igreja. Um exemplo que o apóstolo Paulo fala e exorta é quanto a Doutrina da Ressurreição dos Mortos, os gregos não acreditavam na ressurreição dos mortos, e estavam levando isso para dentro da igreja, e alguns irmãos passaram a ser influenciados por isso. Tanto que Paulo vai combater esse engano e afirmar que: “Se não existe ressurreição dos mortos, logo, Cristo também não ressuscitou”, e “se Cristo não ressuscitou é inútil a nossa pregação e improdutiva a nossa fé”. E mais adiante ele reforça isso dizendo “Se Cristo não ressuscitou, a vossa fé para nada serve, e continuais a viver em vossos pecados”.

Em toda igreja sempre haverá pessoas tentando minar a fé salvífica dos irmãos, e é necessário estar atento e combater isso. Hoje há pessoas lutando contra bases essenciais da igreja, como a ressurreição de Cristo, o batismo nas águas, a Santa Ceia do Senhor, contra as contribuições (dízimos e ofertas)... E tanto eu como outros pastores, de hoje e de antigamente, sabemos que pessoas que ensinam contra isso tentam aos poucos destruir a igreja e desviar os santos dos caminhos do Senhor. Portanto devemos estar atentos, e como o apóstolo Paulo orientou, permanecer firmes.

 

Permanecei firmes – Permanecer firme seria se manter no lugar, firmar os pés, não sair da posição, ficar com firmeza. Por que não adianta você estar hoje sem estar firmado e convicto da sua fé em Cristo. Se for assim, embora você esteja hoje, mas em algum momento você não permanecerá, você vai abandonar a caminhada cristã. A fé genuína não gera dúvidas, mas sim a convicção e certeza. Se o Senhor te colocou no caminho estreito, firme seus pés nele. Se o Senhor te fez entrar pela porta estreita, passe por ela com firmeza. Se o Senhor te fez tomar a sua cruz e segui-Lo, faça isso com convicção. A Palavra nos orienta a seguir da seguinte maneira: “...olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus.” (Hb 12.2). Quem olha para fora se perde, quem olha para dentro se frustra, mas quem olha para Cristo se firma!

 

Que absolutamente nada vos abale – Há tantas coisas que podem nos abalar nessa vida, estamos constantemente sendo bombardeados com medos, frustrações, tristezas, fraquezas, más influências, etc. Mas quando Paulo diz “Permanecei firmes e que absolutamente nada vos abale” ele não está se referindo a uma pessoa de modo pessoal, mas, sim, a igreja. Que a igreja permaneça firme e que absolutamente nada abale a igreja do Senhor. E o que pode abalar a igreja? Justamente o que já tenho comentado e pregado aos irmãos a muito tempo: Más influências em nosso meio, falsos ensinos e pregações, falsos pastores e líderes, pregadores de internet, etc... Há um alerta constante na Palavra do Senhor que diz: “Vigiem”, “Estejam alertas”. Irmãos, quando nós que somos pastores alertamos vocês e vos exortamos não é porque temos medo de perder pessoas em nossa igreja, embora, é claro, queremos os irmãos firmados na comunhão dos santos. Mas o principal motivo é porque isso tem haver com a sua vida eterna, enquanto nós estamos lhes ensinando a Palavra de Deus para que se mantenham firmes no Senhor e receba a vida eterna, outros estão tentando minar a sua fé e fazer com que você perca a esperança e a sua salvação em Cristo. Pense nisso, você recebeu do Senhor uma herança, e muitos estão tentando tirar isso de você. Portanto, permaneçam firmes e que absolutamente nada vos abale.

 

Dedicai-vos, dia após dia, à obra do Senhor – Essa é uma forma de sempre fortalecer a nossa fé e gerar convicção em nosso coração, trabalhar constantemente na Obra do Senhor. A melhor forma de aprender e de crescer é trabalhando, é indo! O próprio Cristo tratou de nos trazer uma dura realidade: “A seara é grande, mas poucos são os trabalhadores” (Lc 10.2). Do que adianta estudar, estudar e estudar e se isso não se converte em frutos? Ninguém é abençoado ou alcançado pelo seu conhecimento, pela sua vida... Quais são seus frutos? A ordem expressa e clara do Senhor é: “Ide, pregue, ensine, faça discípulos, batizem”, Paulo também exorta a igreja dizendo: Dediquem-se! Como? Quando? Dia após dia à obra do Senhor. Paulo está dizendo isso ao pastor? À liderança? À Igreja. Ficar em casa sem trabalhar, sem visitar, sem evangelizar, sem orar / interceder não é bíblico, Jesus declarou: “O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância, e assim, sereis verdadeiramente meus discípulos.” (Jo 15.8).

 

Todo o vosso trabalho jamais será improdutivo – Não existe trabalho improdutivo na obra do Senhor, todo esforço, toda dedicação, todo cansaço e fadiga produz colheita, e absolutamente nada é em vão! O nosso Deus é um Deus trabalhador, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo também, Ele mesmo afirmou isso: “Meu Pai continua trabalhando até agora, e Eu também estou trabalhando”. Não diferente o Espírito Santo de Deus está trabalhando hoje em todo o mundo por intermédio da Igreja, e a igreja foi enviada por Cristo para trabalhar em todo o mundo. Nós não fomos chamados e muito menos escolhidos para não fazer nada! O mundo inteiro perece e ninguém está nem ai, as empresas, empresários, as associações, os políticos, os poderosos... Mas a igreja não!  A igreja foi erguida por Cristo como um farol, como luz em meio à escuridão e as trevas, como um reduto de esperança para aqueles que não viam mais sentido em sua vida, essas pessoas olham para a igreja e elas enxergam a Cristo, o Filho de Deus! Não eu, não você, não o pastor... Cristo, a bendita e eterna esperança! Nenhum trabalho jamais será improdutivo.


Presbítero Jefferson Guilhermino de Sousa

Pastor da MEPB no Sertão da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!