segunda-feira, 16 de março de 2020

VIVENDO COMO CASA

                            


João 14: 21. Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.”  22. Então, perguntou-lhe Judas
: “Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?”  23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. 

Um dia, nós estávamos como os escravos do pecado, seguiamos segundo o curso deste mundo viu e as vantagens da nossa carne. Muitos de nós éramos idólat
ras, prostitutos, promíscuos desobediente, mentirosos, maldizentes; vivendo desta forma estavamos afastados de Deus e destinados a ira! Cumprindo-se assim o que está escrito:

Como está escrito não há nenhum justo nem ao menos um não há uma só pessoa que entenda ninguém que de fato busque a Deus todos se desviaram tornaram-se juntamente inúteis não há ninguém que Pratique o bem não existe uma só pessoa

Rm. 3:10-12

Então, Deus, o pai, enviou o seu Filho e por meio dele nós que éramos escravos do pecado fomos libertos, cumprindo-se em nós mais uma vez a palavra que diz:

Mateus 4: 16. O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou”. 

E também Ele afirmou:

Mateus 5: 14. Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. 

Então, Por que alguém um dia foi luz para você, alguém pregou, alguém orou, alguém insistiu e lutou por você sendo um instrumento de Deus na sua vida, veio Cristo e fez com você aquilo que está escrito em Colossenses 1:13-14, que diz:

Colossenses 1: 13. Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado,  14. em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados. 

A luz de Cristo brilhe em nós, então houve resgate, houve a mudança, houve o perdão, houve a redenção e por isso, Deus continua efetuando em nós um trabalho que só ele tem poder para fazer, e essa continuação é conhecida como: o Novo Nascimento ou o nascer de novo descrito em João 3. 3 quando Jesus afirma a Nicodemos:

João 3: 3. Jesus respondeu-lhe, declarando: “Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” 

Ou seja, deve-se haver a mudança de pensamento, de vida, de caráter. Pois é impossível que alguém que tenha recebido a iluminação da Glória de Deus continue da mesma forma. Pois, essa pessoa que outrora vivia em trevas, casa e habitação do pecado, agora, está passando por um processo de santificação, purificação, o senhor está arrumando a casa para fazer a sua morada. Então, começa a se cumprir na vida dessa pessoa o que está escrito em Jeremias 18 dos versos 1 ao 6, que Deus fala com Jeremias e manda que ele vá a casa de um Oleiro e lá ele ouvirá as palavras do Senhor, e quando Jeremias chega a casa do oleiro, lá estava ele trabalhando concentrado confeccionando a sua obra sobre uma roda de madeira. Contudo, o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos, porém ele o refez moldando outro vaso de acordo com o seu desejo. Então, o senhor dirigiu-se a Jeremias dizendo:

Jeremias 18: 6. “Por acaso não poderei Eu fazer de vós como fez este modesto oleiro com sua obra de barro?”, indaga o SENHOR. “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó Casa de Israel!



Então, o Senhor começa a dar forma em nossa vida, Ele nos faz seus vasos moldados pelas suas próprias mãos. Ele, o Senhor, nos torna seu lugar de habitação, sua morada, como está escrito em João 14 verso 23 que diz:

João 14: 23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. 

O Capítulo 14 do Evangelho de João sempre esteve na minha mente desde que ouvi pela primeira vez, principalmente o verso 21.

O contexto 

Esses ensinamentos Jesus trouxe aos discípulos após a Última Ceia, o primeiro ensinamento veio quando Jesus se levantou e começou a lavar os pés dos discípulos ( João 13 dos versos 4 ao 17). Depois, Jesus faz menção e revela O Traidor em João 13 verso 18. Já em seguida começa a dizer que estaria com eles por pouco tempo e para onde ele iria eles não poderiam ir agora, então Pedro se levanta e diz exaltado:

João 13: 36. Simão Pedro pergunta a Jesus: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde Eu vou não podes seguir-me agora; entretanto, me seguirás mais tarde.”  37. Inquiriu-lhe Pedro: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Pois eu darei a minha vida por ti!” 

Então Jesus lança uma verdade muito dura para Pedro dizendo:

João 13: 38. Jesus adverte-o: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te afirmo que antes que o galo cante, tu me negarás três vezes! 

Então, foi em meio a toda essa tensão, todos esses ocorridos que começa o Capítulo 14 com Jesus dizendo:

Não se turbe o vosso coração...

João 14.1

Ele começa a tranquilizar os discípulos e a lhes fazer promessas, ele diz:

João 14: 3. E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. 

João 14: 12. Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai. 

João 14: 16. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Advogado,a fim de que esteja para sempre convosco,  17. o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós

Ele volta a afirmar:

João 14: 18. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.  

19. Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; entretanto, vós me vereis. Porque Eu vivo, e vós da mesma forma vivereis.  

21. Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.”  

23. Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. 

E tantas outras promessas estão inseridas nesse contexto de João.

Mas o foco aqui é: Viver como casa! neste texto que Lemos, quando Jesus fala no verso 21 que se revelaria e no verso 23 ele cita que faria de nós o seu lar, ele cita nos dois versos de maneira bem clara o amor.

Verso 21

No verso 21 ele deixa bem claro:

Eu me manifestarei a você, me ame! busque conhecer e obedecer a minha palavra!

A palavra de Deus afirma que Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! Hebreus 13:8

E a palavra de Deus não pode mentir, se Ele afirmou que se revelaria a todos que O amam então ele se revelará como até hoje ele continua se revelando ao seu povo espalhado sobre a face da terra.

Verso 23

No verso 23 Jesus também deixa muito claro:

Eu e meu pai viremos e faremos morada em todo aquele que me ama e obedece a minha palavra!

Se perguntado qualquer um responderá: Sim, quero que o Senhor se manifeste e faça morada em mim. Mas você o ama? A Bíblia é para você o alimento mais saboroso dentre todos? Você ama a Deus ao ponto de ter uma vida de obediência a sua palavra? O seu viver é para glória de Deus? E a sua vida de oração?

O ser cheio do Espírito Santo

Alguém que seja cheio do Espírito Santo de Deus, que seja casa, não é evidenciado pelo fato de falar em outras línguas, profetizar ou fazer parte de algum movimento espiritual. A maior evidência de uma pessoa que é casa, que é cheia do Espírito Santo está em o  quanto ela ama a Deus! O quanto ela é obediente a sua palavra, o quanto ela preza por santidade, o quanto odeia o pecado. Dessa forma, as demais coisas serão acrescentadas: os dons, o fruto do Espírito Santo...

Aquele que é a habitação do Espírito de Deus sabe quem está nele; ele sabe:

* Consolador / Advogado
* Espírito da verdade
* Espírito Santo que é santo

Aquele que é cheio do Espírito Santo é diferenciado em todos os sentidos. Aquele que é morada do Espírito de Deus Ele ama a Bíblia Pois sabe que Esta é a palavra de Deus, ele passa a ter uma vida de oração, pois ele encontra na vida de oração a Preciosidade da presença de Deus, ele é dedicado a sua Congregação E a obra do senhor, ousado, fala de Jesus com intrepidez, não se conforma com as coisas deste mundo, é discípulo mas também rende frutos discipulando outros... e dentre tantos outros aspectos e características, a maior evidência está no amor, como cheio do Espírito Santo de Deus Ele ama a igreja e a serve, assim é todo aquele que é casa, que é Morada de Deus e que é cheio do Espírito Santo.

Que este estudo possa ter edificado sua vida. Oro para que o Senhor faça nascer em você o desejo de ser casa, habitação do Espírito Santo de Deus!

Oremos...

Um comentário:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS