Lucas 19: 1. Chegando a Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, 3. buscava ver quem era Jesus; todavia, sendo ele de pequena estatura, não o conseguia, devido à afluência do povo. 4. Por esse motivo, correu adiante da multidão e subiu em uma figueira brava para observá-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5. Quando Jesus chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa”. 6. No mesmo momento desceu Zaqueu apressado e o recebeu com enorme alegria. 7. Todos, em meio à multidão, que presenciaram o que se passou começaram a murmurar: “Ele entrou na casa daquele pecador e vai hospedar-se lá!” 8. Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a Jesus: “Eis a metade dos meus bens Senhor, que estou doando aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!” 9. Diante disso, Jesus declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão. 10. Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava Lucas 19: 1. Chegando a Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, 3. buscava ver quem era Jesus; todavia, sendo ele de pequena estatura, não o conseguia, devido à afluência do povo. 4. Por esse motivo, correu adiante da multidão e subiu em uma figueira brava para observá-lo, pois Jesus ia passar por ali. 5. Quando Jesus chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa”. 6. No mesmo momento desceu Zaqueu apressado e o recebeu com enorme alegria. 7. Todos, em meio à multidão, que presenciaram o que se passou começaram a murmurar: “Ele entrou na casa daquele pecador e vai hospedar-se lá!” 8. Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a Jesus: “Eis a metade dos meus bens Senhor, que estou doando aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!” 9. Diante disso, Jesus declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão. 10. Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.
Nesse texto, no verso 1 percebemos que Jesus chega a Jericó, e enquanto Ele atravessava a cidade de Jericó um certo homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus.
Esse texto fala exatamente sobre a salvação desse homem, mas, antes dele ser salvo, a Bíblia diz algumas coisas sobre ele, o texto diz que Zaqueu era:
• Chefe dos publicanos (v. 2)
• Rico (v. 2)
• Pecador (v. 7)
Chefe dos publicanos
Ele não era apenas um cobrador de impostos, mas também era uma espécie de gerente geral de arrecadações, ele ganhava uma porcentagem sobre o trabalho dos publicanos/cobradores. Através desse trabalho ele adquiriu riquezas e também má fama, e por esse motivo é que no verso 7, quando Jesus afirma ir para sua casa os murmuradores começam a questionar: " Ele entrou na casa daquele pecador e vai se hospedar lá!"
Mas a Bíblia também vai dizer que Zaqueu era de pequena estatura (v. 3) e que ele era filho de Abraão (v. 10) só que ele estava perdido. E este filho de Abraão quando soube da chegada de Jesus em Jericó buscava ver quem era Jesus (v. 3) e mesmo havendo dificuldades nele mesmo (v. 3) se esforçou para pelo menos ver a Jesus! E talvez te falte essa determinação! Hoje, Jesus já nos abriu a porta da salvação, temos livre acesso à Glória de Deus e talvez o que você precisa é ter a convicção de Zaqueu, de buscar e não desistir de conhecer o Filho de Deus! E não desistindo ele, a Bíblia diz que ele correu adiante de todos e subiu em uma figueira brava para ver Jesus (v. 4), e Jesus chegando naquele local, olhou para cima e o chamou:
Lucas 19: 5. Quando Jesus chegou àquele local, olhou para cima e o chamou: “Zaqueu! Desce depressa, pois preciso ficar hoje em tua casa”.
Duas coisas me chamam a atenção nesse verso 5 em que Jesus o chama:
1) Jesus chamando pelo nome aquele a quem ele nunca teve contato.
2) Ter a certeza bíblica que todo aquele que busca e persevera será abençoado!
Na continuação do texto, no verso 6, a Bíblia diz que Zaqueu "desceu apressado" e "recebeu Jesus com enorme alegria". Meu querido irmão, siga o exemplo de Zaqueu: Obedeça apressadamente e O receba com enorme alegria em sua casa!
A murmuração da multidão
Enquanto tudo isso acontecia, a multidão ao redor de Jesus presenciava tudo, e todos passaram a murmurar sem entender o propósito de Deus dizendo:
Ele entrou na casa daquele pecador e vai se hospedar lá! (V. 7)
E com toda a certeza da face da terra, ainda existem muitas pessoas murmuradoras que não conseguem compreender o agir de Deus e seus propósitos. E em sua grande maioria, esses estão dentro dos templos vivendo sua religiosidade. Jesus certa vez afirmou:
Marcos 2: 17. Ao ouvir tal juízo, Jesus lhes ponderou: “Não são os que têm saúde que necessitam de médico, mas, sim, os enfermos. Eu não vim para convocar justos, mas sim pecadores”.
E o interessante é que, nesse texto, quando Jesus afirma isso, Ele estava na casa de publicanos e pessoas de má fama. E Jesus afirma isso quando os mestres da Lei questionaram seus discípulos: Por que Ele se alimenta na companhia de publicanos e pecadores? Outra resposta interessante de Jesus está no verso 10 de Lucas 19 que diz:
Lucas 19: 10. Porquanto o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.
A conversão de Zaqueu (v. 8)
Zaqueu, tomando a palavra disse a Jesus:
Lucas 19: 8. Então, Zaqueu tomou a palavra e comunicou a Jesus: “Eis a metade dos meus bens Senhor, que estou doando aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais!”
O que percebemos aqui são os efeitos da salvação na vida de Zaqueu, pelo texto, podemos perceber evidências, tais como:
• Arrependimento;
• Mudança de mente;
• Fé;
Como na vida de Zaqueu, as evidências da salvação de Jesus em nossas vidas devem ser claras como a água. A mudança de vida, de postura, e a fé devem ser características cristãs expostas na vida daquele que professa Jesus como Senhor e Salvador da sua vida! Então, diante dessas atitudes, Jesus declarou:
Lucas 19: 9. Diante disso, Jesus declarou: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão.
Assim como Jesus declarou isso na casa de Zaqueu pela sua vida, assim, permita que Jesus declare isso por sua vida, pelos seus familiares! Como fazer isso? Faça como Zaqueu, que ouviu o chamado do Senhor e respondeu apressadamente e O recebeu com enorme alegria em sua casa e em sua vida!
Deus o abençoe em Nome de Jesus!
Att,
Jefferson Guilhermino de Sousa, diácono da Igreja de Cristo! Se precisar conversar me escreva, me envie um e-mail (jgssousa22@gmail.com). Te aguardo!
Deus abençoe sua vida jerfeson
ResponderExcluirGlória Deus !
Louvado seja Deus, parabéns Jeferson é uma benção ter você conosco.
ResponderExcluir