Talvez, esse seja um dos maiores questionamentos e preocupação de muitos cristãos: "Porque oro tanto e a tanto tempo e meus parentes, esposa/esposo, filho/filha e eles não se convertem? Para pensarmos e meditarmos sobre isso, o texto que talvez seja um dos mais conhecidos para esse assunto seja o de Atos 16.30-34 que diz:
Atos dos Apóstolos 16: 30. Em seguida, conduzindo-os para fora, rogou-lhes: “Senhores, o que preciso fazer para ser salvo?” 31. Eles, prontamente lhe afirmaram: “Crê no Senhor Jesus, e assim serás salvo, tu e os de tua casa!” 32. E lhe ministraram a Palavra de Deus, bem como a todos de sua casa. 33. Naquela mesma hora da noite, tomando-os consigo, lavou-lhes os ferimentos; e logo foi batizado, ele e todas as pessoas de sua casa. 34. Então, insistiu para que subissem à sua casa, onde lhes preparou mesa farta; e, com todos os seus, expressava grande júbilo, por haverem crido em Deus.
Analisando bem o contexto, veremos que o carcereiro questiona a Paulo e Silas sobre o que seria necessário fazer para ser salvo. A resposta de Paulo e Silas foi bem direta: Creia no Senhor Jesus e serás salvo, tu, e os da tua casa! Essa resposta de Paulo e Silas ao carcereiro é sempre utilizada por nós, principalmente quando se trata da salvação dos nossos familiares. Mas irmãos, se a bíblia diz que se crermos nós e os da nossa casa serão salvos, o que podemos dizer sobre aquele parente incrédulo que não se converte, embora a muito tempo você esteja orando por ele? Será que a Bíblia está errada? Ou será que essa pessoa não crê porque foi "predestinada" para a condenação eterna?
VAMOS ANALISAR O CONTEXTO
É importe observar no texto que, o fato de Paulo e Silas terem afirmado: "crê e serás salvo, tu e os da tua casa" não os tornou salvos. O que os tornou salvos em Cristo Jesus está nos versículos seguinte que diz:
Atos dos Apóstolos 16: 32. E lhe ministraram a Palavra de Deus, bem como a todos de sua casa. 33. Naquela mesma hora da noite, tomando-os consigo, lavou-lhes os ferimentos; e logo foi batizado, ele e todas as pessoas de sua casa.
Ou seja, Paulo e Silas lhes ministraram a Palavra de Deus, a ele (o carcereiro) e a seus familiares, e depois foram batizados. Perceba como é clara a Palavra de Deus quanto à salvação dessas pessoas:
1° Lhes foi ministrado a Palavra
2° Creram
3° Foram batizados
Se você de fato deseja a salvação daqueles a quem você ama orar é muito importante e deve ser feito, até porque está escrito:
1 Timóteo 5: 8. Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente.
Mas eu te pergunto: Você já pregou o Evangelho para essa pessoa? Se não, como então essa pessoa se converterá a Cristo? Pois, está escrito:
Romanos 10: 17. Como conseqüência, a fé vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra de Cristo.
Ore, mas seja você também um canal, um transmissor da Poderosa Palavra de Deus! Mas, se você ora e prega e mesmo assim a pessoa se mantém na incredulidade, você precisa entender algo muito importante:
* Você quer muito que essa pessoa seja salva, porque você conheceu o Amor e quer que eles também conheçam, mas a pessoa não queira aceitar essa salvação que lhe está sendo proposta, prefere viver segundo suas vontades e paixões.
* Precisamos confiar no Senhor e esperar no Seu tempo.
Confie no Senhor, faça a sua parte: ore, pregue e seja canal. E mantenha a sua confiança no Senhor, pois Ele sabe como agir e o tempo certo!
Deus te abençoe em Nome de Jesus!
Ass.: Jefferson Guilhermino de Sousa
Diácono da Igreja de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!