quinta-feira, 7 de maio de 2020

Exortação de Deus ao arrependimento, conversão sincera e a voltar ao Seu amor!



Jeremias 4: 1. “Se te converteres e decidir retornar, ó Israel, volta para mim!” Declara Yahweh. “Se afastares para longe de ti e da minha vista todos estes teus ídolos horríveis, e não mais vagares distante da minha presença, 2. se jurares pelo Nome de Yahweh com sinceridade, fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão! 3. Por que assim diz Yahweh ao povo de Judá e de Jerusalém: “Lavrai teus campos não arados e não semeeis entre espinhos! 4. Purificai-vos em honra a Yahweh, circuncidai os vossos corações, homens de Judá e habitantes de Jerusalém. Porquanto se não fizerem isto, a minha ira se acenderá e exterminará a todos como fogo, devido à malignidade de vossas obras meu furor cairá como fogo devastador, e ninguém conseguirá abrandá-lo.


Deus, na sua soberania escolhe Jeremias para ser seu profeta, para ser sua voz diante do povo, para ser seu mensageiro, seja para mensagens de conforto, despertamento, exortação, profética... E Deus chamou Jeremias, e lhe disse:

Jeremias 1: 5. “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”

Deus, no seu chamamento, está afirmando a Jeremias: "Eu te separei e te designei para a missão", e que missão seria essa? O Senhor vai afirmar no final do verso: "De ser profeta para as nações!"

E ao longo do capítulo primeiro Deus reafirma o seu chamado e o encoraja:

Jeremias 1: 7. Entretanto, o SENHOR me orientou: “Não alegues que és muito jovem. A todos a quem Eu te enviar, irás, e tudo quanto Eu te ordenar, falarás. 8. Jamais te sintas atemorizado diante deles, porque Eu estou contigo a fim de proteger-te!” Assim diz Yahweh.

Jeremias 1: 9. Então o SENHOR estendeu a mão, tocou a minha boca e declarou-me: “Eis que a partir de agora coloco as minhas palavras em tua boca! 10. Vê! Eu hoje concedo autoridade a ti sobre as nações e reinos da terra, para arrancar, despedaçar, destruir e exterminar; mas também para edificar e plantar!”

Então, a partir do verso 11 ao 15 Deus vai afirmar duas coisas a Jeremias:

1°) O Senhor afirma que está vigiando e que zela pela Sua Palavra para a cumprir!

(Versos 11 e 12)

2°) Deus anuncia que está vindo do Norte a desgraça sobre todos os habitantes da terra. E o próprio Senhor afirma que Ele mesmo está juntando do Norte todos os povos do Reino para se colocarem contra as muralhas de Jerusalém e contra as cidades de Judá!

(Versos 13 ao 15)

Perceba como a vida do profeta Jeremias não estava fácil , ele tinha sido acabado de ser chamado para ser profeta por Deus ainda muito jovem, mais ou menos 20 anos de idade, e Deus já o alertava de algo terrível que estava para acontecer. Na verdade, o que estava acontecendo aqui era que Deus estava anunciando seu Juízo sobre Jerusalém, e ainda no capítulo 1 Deus revela a Jeremias o porquê de estar fazendo isso:

Jeremias 1: 16. Pronunciarei contra eles os meus julgamentos, por toda a sua malignidade: porque eles me desprezaram, queimaram incenso a outras divindades e adoraram ídolos feitos por suas próprias mãos.

A corrupção do povo era tão grande, que eles chegaram ao ponto de sacrificar seus próprios filhos a deuses estranhos, desprezaram o Senhor, e passaram a aderir a cultura de outros povos. Então, Deus levanta Jeremias como profeta, e afirma ser zeloso para com a Sua Palavra e que por isso castigará aquele povo.

Já no capítulo 2 de Jeremias nós nos deparamos com a apostasia de Israel,  mas antes o Senhor revela a Jeremias como era aquele povo:

Jeremias 2: 2. “Vai e proclama aos ouvidos de todos em Jerusalém o seguinte: ‘Eu me recordo bem do teu profundo e leal amor como minha noiva nos tempos da tua juventude; como recém-casados, estavas apaixonada por mim e me seguias pelo deserto, por terras áridas e ainda não semeadas. 3. Ora, Israel, meu povo era sagrado para com Yahweh como as primícias de sua colheita; todos aqueles que se atreviam a devorá-los eram considerados agressores e culpados, e, portanto, a desgraça os perseguia até puni-los!” Palavra do SENHOR.

E depois de recordar isso,  Ele passa a questionar o povo e a apontar seus pecados:

Jeremias 2: 5. Assim diz o SENHOR: “O que encontraram os vossos pais de injusto em mim ou em minhas atitudes para que se afastassem da minha pessoa e partissem em busca do nada, do vazio, tornando-se eles mesmos nulos e sem sentido? 

6. Ora, eles me questionaram: ‘Onde está Yahweh, que nos fez sair da terra do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra de estepes e barrancos, por uma terra seca e de trevas, por uma terra que ninguém atravessa, e na qual o ser humano não tem condições de viver?’ 

7. Entretanto, Eu vos trouxe para uma terra fértil, a fim de que alimentásseis e aproveitásseis de todos os seus bons frutos e bens; contudo, vós adentrastes e profanastes a minha terra, e tornastes a minha herança abominável. 

8. Os sacerdotes não indagaram por Yahweh; os intérpretes da Torá, Lei; do San’hedrin, a manutenção das ordenanças, nem me reconheceram e os líderes do povo se rebelaram contra a minha pessoa. Os profetas pregaram em nome de Baal, seguindo deuses imaginários e inúteis.


Depois disso, o Senhor faz uma comparação que para nós, que somos cristãos chega a ser dolorosa, Ele diz:

Jeremias 2: 11. Acaso há notícia que alguma nação tenha trocado os seus deuses? E eles, na realidade, nem sequer são deuses! Contudo, o meu povo trocou a minha Glória por um punhado de deuses nulos e inúteis.

 Ainda no capítulo 2, Deus acusa seu povo de dois crimes:

1°) Abondonaram o Senhor, que é a própria Fonte de Água Viva;
2°) Tentaram fazer as coisas do seu próprio jeito;

                                                                                                Jeremias 2.13

E o Senhor vai revelar as consequências que vêm sobre o povo por ter praticado tais crimes:

Jeremias 2: 17. Ora, não te aconteceu tal desgraça por teres abandonado a Yahweh, o teu Deus, no tempo em que te conduzia pelo Caminho?

O Senhor está dizendo: Olha, quando Eu te conduzia pelo Caminho, voces se afastaram e me abandonaram, por isso que te aconteceu tal desgraça! E que desgraça seria essa? Por terem se afastado de Deus o pecado os dominou: prostituição,  idolatria, assassinato de inocentes e tudo o que não presta. Então, o Senhor nosso Deus vai falar algo muito sério e forte para aquele povo e para nós hoje:

Jeremias 2: 19. O teu crime te perseguirá, a tua maldade te castigará e a tua rebelião te punirá. Vê, portanto, e compreende logo, como é horrível e amargo abandonar Yahweh, o SENHOR, teu Deus, e não preservar o teu amor reverente por mim!” Palavra do SENHOR.

Amados, olha o que Deus esta dizendo por meio da Sua Palavra: é horrível e amargo abandonar o Senhor teu Deus! Abandonar ao Senhor aqui no sentido de não dar mais ouvidos a Sua Palavra e não viver em Obediência ao Senhor, a não perseverar e preservar o amor reverente ao Senhor! O resumo de tudo o que estou falando aqui é que Deus esta falando:

• Me lembro do dia em que gerei vocês;
• Do profundo e leal amor que tinham Comigo;
• De como vocês eram apaixonados por mim e me seguiam;
• Eram meu povo consagrados;
• Eu libertei vocês da escravidão (Egito);
• Eu sou o Deus que te conduzia pelo Caminho;
• Eu sou a Fonte de Água Viva;

E mesmo assim, vocês me abandonaram, e o quão horrível e amargo é abandonar o Senhor teu Deus e não preservar o seu amor N`Ele. E no final do verso 32, o Senhor vai dizer:

O meu povo há muito tempo não se lembra mais da Minha pessoa!

Agora, vamos trazer isso para nós! Hoje, por meio da Sua Palavra, o Senhor nos diz:

• Você se lembra de quando Eu te gerei lá na cruz do Calvário?
• Que Jesus demonstrou o Seu profundo e leal amor?
• Que andou nos caminhos do Senhor e foi obediente até a morte e morte de Cruz?
• Que Ele nos libertou da escravidão do pecado e nos fez livres? Pois está escrito:

Colossenses 1: 13. Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado,  14. em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados

• Eu Sou o Bom pastor;
• Eu sou o Pão da vida;
• Eu sou a Água Viva;
• Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida;

Será que nós nos esquecemos disso? Será que Deus falará para nós o mesmo que falou para aquele povo? Será que Deus por meio de Sua Palavra está dizendo para você agora: - A muito tempo você não se lembra mais da Minha pessoa!

Então, chegamos no capítulo 3 onde Deus vai chamar/convidar seu povo ao arrependimento e a uma conversão sincera e no início do capítulo 4 Deus convida o povo a voltar ao Seu amor.

Jeremias 3: 14. “Ó filhos rebeldes: Voltai a mim! Porque Eu Sou o vosso esposo!” Oráculo de Yahweh. “Eu mesmo vos tomarei, um de cada cidade e dois de cada clã, e vos farei retornar a Tsión, Sião.

22. “Voltai, filhos rebeldes! Eis que Eu mesmo os curarei da sua obstinação para o mal!” Ao que o povo exclama: “Sim! Eis que voltamos a ti, porquanto tu és Yahweh, o SENHOR, nosso Deus Eterno!

Jeremias 3: 23. Na verdade, toda a prática idólatra e frenética no alto das colinas e o murmúrio nos montes é um total engano. Com certeza, só em Yahweh, nosso Deus, está a Salvação de Israel.

E então, no início do capítulo 4 o Senhor nos ensina a como voltar ao Seu amor:

Jeremias 4: 1. “Se te converteres e decidir retornar, ó Israel, volta para mim!” Declara Yahweh. “Se afastares para longe de ti e da minha vista todos estes teus ídolos horríveis, e não mais vagares distante da minha presença, 2. se jurares pelo Nome de Yahweh com sinceridade, fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão! 3. Por que assim diz Yahweh ao povo de Judá e de Jerusalém: “Lavrai teus campos não arados e não semeeis entre espinhos! 4. Purificai-vos em honra a Yahweh, circuncidai os vossos corações, homens de Judá e habitantes de Jerusalém. Porquanto se não fizerem isto, a minha ira se acenderá e exterminará a todos como fogo, devido à malignidade de vossas obras meu furor cairá como fogo devastador, e ninguém conseguirá abrandá-lo.

Você quer sentir o amor de Deus em sua vida? Converta-se, mude sua vida, afastemos de nós os ídolos, que podem ser tanto imagens de esculturas quanto a tecnologia, esportes, política, dinheiro e tantas outras coisas que nos afastam de Deus! Passar a viver com sinceridade, fidelidade, justiça e retidão e assim contemplaremos o leal e fiel amor de Deus! Por meio de Sua Palavra Deus está nos convidando ao arrependimento! Está nos exortando à conversão sincera e a voltar ao Seu amor. Pois esta é a Vontade de Deus para nós! Olha o que Deus nos diz:

Jeremias 3:19c - Gostaria tanto que me chamasseis: "Abba, papai" e que jamais vos deixastes de seguir-Me.

Está é a Vontade de Deus para você, que você esteja no imenso e profundo amor Dele!

Deus abençoe sua vida,

Att,

Diácono Jefferson G de Sousa 

Um comentário:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS