Lamentações de Jeremias 3: 17. Tirou-me a paz; esqueci-me até o que significa: prosperidade. 18. Por esse motivo exclamo: “A minha força e alegria se esgotaram, como também tudo quanto esperava de Yahweh, o SENHOR!” 19. Recordo-me da minha aflição e do meu delírio, do meu profundo sofrimento e do meu enorme pesar. 20. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. 21. Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança: 22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade! 24. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR, portanto, nele depositarei toda a minha esperança. 25. Eis que o SENHOR é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam! 26. É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro, a salvação que vem de Yahweh. 27. É proveitoso ao ser humano suportar o jugo e o sofrimento próprios da sua juventude. 28. Que esses períodos de provação sejam vividos em solitude e silêncio; afinal, foi Deus que determinou essa opressão sobre cada pessoa. 29. Ora, põe o teu rosto rente ao pó da terra; em sinal de arrependimento, talvez ainda haja esperança! 30. Dispõe a tua face a quem te deseja ferir, e engole a desonra e a humilhação! 31. Porquanto Yahweh não te desprezará para sempre. 32. Ainda que ele traga sobre ti muita tristeza, sua compaixão o amparará, pois imenso é o seu amor infalível.
O último sermão postado nesse blog, tem como título: O chamado de Deus ao Arrependimento, conversão sincera e a voltar ao Seu amor. Segue link:
(https://afeevangelica.blogspot.com/2020/05/exortacao-de-deus-ao-arrependimento.html)
Esse que você está lendo nesse momento é a continuação deste sermão. Deus me abençoou e me trouxe aprendizados importantes em tempos tão difíceis através destes textos, espero sinceramente que o Senhor por meio desta Palavra possa te abençoar também!
No sermão anterior (cujo o link está acima), vimos que Deus por meio de Jeremias estava convidando o povo ao arrependimento, exortando à uma conversão sincera e a voltar ao Seu amor, ao profundo e leal amor do Senhor para com o seu povo. Porém, no último texto que examinamos, vimos que a Babilônia ainda não tinha atacado e sitiado Jerusalém, Deus estava avisando ao povo sobre a tragédia que estava vindo do Norte para que se arrependessem de seus pecados, pois só o Senhor poderia livra-los de tamanha desgraça. Contudo, agora chegamos ao capítulo 3 do livro de Lamentações de Jeremias, e no verso 1 Jeremias escreve:
Lamentações de Jeremias 3: 1. Eu sou o homem que testemunhou a aflição trazida pela vara corretiva da ira de Deus.
O que nos dá a entender que o povo não deu ouvidos à voz do Senhor, não se arrependeram, não se converteram e desprezaram o amor de Deus. Então Jeremias está afirmando: Eu vi, contemplei, eu sou uma testemunha ocular da aflição trazida pela vara corretiva da Ira de Deus! Jeremias fala da "Vara corretiva do Senhor", e era exatamente o que estava acontecendo aqui, como um pai que corrige um filho a quem ama, assim o Senhor estava corrigindo o seu povo, e zelando pela Sua Palavra, pois o Senhor está cumprindo aqui a Sua Palavra que havia dito a Jeremias no seu chamamento, no capítulo 1 de Jeremias o Senhor dá uma visão a Jeremias de um "Ramo de amendoeira", e o pergunta: O que vês Jeremias? Ao que Jeremias responde: Vejo uma vara de amendoeira. E o Senhor o respondeu: vistes bem, por que "Eu estou vigiando afim de que minha Palavra se cumpra!" (Versos 11 e 12)
Amados irmãos, uma das maiores certezas que nós cristãos temos é que o nosso Deus é um Deus fiel e justo, e é zeloso em cumprir com a Sua Palavra! E Ele nos ensina que se nós formos obedientes ao Senhor e a Sua Palavra Ele nos abençoará e nos dará a coroa da vida. Porém, se formos desobedientes, Ele virá com a Sua Vara corretiva e Ele, o Senhor nosso Deus, continuará sendo Justo, pois está escrito:
Romanos 2: 6. Deus retribuirá a cada um segundo o seu procedimento.
1 Coríntios 11: 32. No entanto, quando somos julgados pelo Senhor, estamos sendo corrigidos a fim de que não sejamos condenados juntamente com o mundo.
Então, a partir do verso 2 ao verso 17 o profeta descreve a angústia e o sofrimento vivido naqueles dias, ele cita tempos de trevas, amargura e lamento, escuridão, Deus rejeitava e não ouvia às orações do povo, Deus os abandonou, o povo e a nação sofreram escárnios e zombarias, um período sem paz e no verso 18 o profeta vai afirmar:
Lamentações de Jeremias 3: 18. Por esse motivo exclamo: “A minha força e alegria se esgotaram, como também tudo quanto esperava de Yahweh, o SENHOR!”
O que estava acontecendo aqui era a agonia de um profeta que estava contemplando a manifestação da vara corretiva do Senhor sobre seu povo, vendo a escuridão e a dor, as trevas, a destruição e afirmando não ter mais força e alegria dentro de si. Nos versos 19 e 20 ele vai afirmar: "A minha alma desfalece dentro de mim, quando me lembro de tudo isso! Isso o quê? Quando me recordo da minha aflição e do meu delírio, do meu profundo sofrimento e do meu enorme pesar.
Trazendo isso à nossa realidade, estamos vivendo tempos angustiantes, tempos de trevas, sombrios, pessoas estão morrendo aos milhares, não temos mais a comunhão que queríamos ter, nao podemos mais nos reunir nos templos, os missionário estão sofrendo ainda mais, a frieza espiritual ama falta de amor é a realidade em nossos dias. Porém, eu acredito que ainda existem homens e mulheres de Deus que conseguem enxergar com os olhos espirituais toda essa situação, lamentam, choram e clamam ao Senhor! E essa Palavra é dirigida especialmente a você, a todos aqueles que choram, clamam e estão angustiados, que estão com saudades, fracos, sem esperança, o profeta afirma no verso 21:
Lamentações de Jeremias 3: 21. Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança:
O profeta usa a palavra "contudo", depois dos versos 19 e 20 e esse "contudo" tem um motivo, é o mesmo que: "Estou aflito, em profundo sofrimento e pesar, minha alma está desfalecendo dentro de mim. Contudo! Trarei àmemória aquilo que pode me dar esperança! E o que pode nos trazer esperança irmãos? Ele vai dizer isso nos versos 22 ao 26, que diz:
Lamentações de Jeremias 3: 22. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23. renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade! 24. Sendo assim, digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR, portanto, nele depositarei toda a minha esperança. 25. Eis que o SENHOR é bom e misericordioso para com todos aqueles que nele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam! 26. É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro, a salvação que vem de Yahweh.
Trazendo isso para nós, o que a PALAVRA DE DEUS está falando conosco agora é que, ainda que estejamos passando por esses momentos de afliçõesque o mundo está vivendo, devemos crer e ter a certeza que Deus é Soberano, e em tudo existe um propósito de Deus! Tragam a mente de vocês a lembrar daquilo que lhes dará esperança!
Nessa pandemia milhares de pessoas estão morrendo, mas as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos! (Verso 22)
Muitas pessoas padessem, mas as misericórdias do Senhor não têm fim, renovam-se plenamente a cada manhã! (Verso 22c e 23a)
Os líderes mundiais políticos e religiosos mentem para as pessoas, mas grande é a fidelidade do Senhor! (Verso 23c)
Ainda que nos falte o alimento físico, o Senhor é a minha porção! (Verso 24b)
Muitos estão desesperançosos, contudo, no Senhor depositarei toda a minha confiança! (Verso 24c)
O mundo não tem em quem confiar, mas eis que o Senhor é bom e misericordioso para com todos aqueles que N'Ele esperam confiantes, para com aqueles que o buscam! (Verso 25)
Lamentações de Jeremias 3: 26. É muito bom aguardar confiante e em paz pelo socorro, a salvação que vem de Yahweh.
Aguardem irmãos, no Senhor, confiantes! Sabendo que de Deus vêm salvação. Busquemos ao Senhor em oração, pois é imenso o Seu o amor e infalível. Lembrando que, não é do agrado do Senhor trazer aflições, lamentos e pesares aos seres humanos. Mas por acaso não estaria observando o Senhor as atitudes dos homens? Não julgaria as nações visto que o Senhor é justo? O que nos resta é nos arrepender-mos, esquadrinhar sempre os nossos corações e voltar-mos rapidamente ao Senhor!
Deus te abençoe em Cristo Jesus!
Ass.: Jefferson G de Sousa, Diácono da igreja de Cristo.
Que Palavra do alto foi essa! Glória ao Cordeiro de Deus. Venho no momento certo.
ResponderExcluirAmém meu irmão! Glória a Deus!
ExcluirAmém meu irmão Glória a Deus, que Deus continue abençoado você, palavra abençoada e muito edificante. Que Deus a cada dia te use para o louvor de sua glória.
ResponderExcluirAmém meu irmão, Deus seja louvado!
Excluir