sábado, 11 de julho de 2020

Devocional - 2 Pedro 1: 1 ao 11



2 Pedro 1: 1. Simão Pedro, escravo e apóstolo de Jesus Cristo, aos irmãos que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:  2. Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.  3. Seu divino poder nos concedeu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por intermédio do pleno conhecimento daquele que nos convocou para a sua própria glória e virtude,  4. pelas quais nos tem outorgado suas preciosas e grandiosas promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.  5. Por isso mesmo, aplicando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa fé e o conhecimento à virtude,  6. e o domínio próprio ao conhecimento, e a perseverança ao domínio próprio, e a piedade à perseverança,  7. e a fraternidade à piedade, e o amor à fraternidade.  8. Porquanto, se essas virtudes existirem e crescerem em vós, elas não vos deixarão ociosos nem tampouco infrutíferos no perfeito conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.  9. Pois aquele em quem essas virtudes não habitam age como quem não pode ver ou enxerga somente o que está perto, tendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.  10. Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a fé.  11. Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

ESCRAVO E APÓSTOLO DE JESUS CRISTO

Pedro em suas primeiras palavras diz ser escravo de Cristo, então me recordei de outras passagens que falam que fomos libertos em Cristo Jesus. Mas, afinal de contas, somo livres ou somos escravos? Uma resposta muito boa para essa pergunta está em 1 Coríntios 7: 22 que diz:

1 Coríntios 7: 22. Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; e da mesma forma, aquele que era livre quando foi chamado, agora é escravo de Cristo.

Antes, o mundo era o nosso ssnhor e vivíamos segundo o curso deste mundo, e a nossa recompensa era a morte. Contudo, Jesus Cristo nos libertou do império das trevas e nós trouxe para o Seu Reino (Colossenses 1), hoje servimos os seus mandamentos, Ele é o nosso Senhor, nós somos seus servos e a nossa recompensa é a glória eterna.

SEU DIVINO PODER NOS CONCEDE TUDO O QUE PRECISAMOS / NECESSITAMOS PARA A VIDA E PARA A PIEDADE.

Amados, muitas vezes nos questionamos do que precisamos para viver e para expressar a prática da Piedade. E é exatamente essa a resposta que o Apóstolo Pedro nos dá aqui, pois no verso 3 ele nos ensina que é o "Divino poder de Cristo que nos concede tudo o que precisamos para a vida e o exercício da piedade. E de que maneira? No mesmo verso ele continua: Por intermédio do pleno (completo) conhecimento daquele que nos convocou para a sua própria glória e virtude. Segue exemplo para melhor compreensão:

Para viver, precisamos:

* Crer / fé = Intervenção divina
* Nascer de novo = Cristo Jesus
* Esperança = Cristo Jesus 

Exercício da piedade:

* Obediência = A Palavra de Deus
* Amor ao próximo = A Palavra de Deus 
* Sofrer por amor a Cristo = A Palavra de Deus
* Compartilhar o que temos = A Palavra de Deus

Ou seja, tudo o que necessitamos para viver uma vida piedosa está no "pleno conhecimento de Jesus Cristo e da Verdade."

COPARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA

Desse modo, através do pleno conhecimento de Jesus Cristo foi nos outorgado suas promessas, suas preciosas e grandiosas promessas. As promessas de Cristo são muitas: Consolador, estar conosco para sempre, o galardão eterno, a vida eterna... a palavra outorgar significa dar poderes, conceder, conferir, então, assim entendemos que conhecer a Cristo faz com que Ele nos conceda a graça de sermos participantes da natureza divina, livrando-nos da corrupção e das paixões que há no mundo.

MANEIRA DE VIVER SEM OCIOSIDADE E DE MANEIRA FRUTÍFERA

Esses ensinamentos de Pedro nos são trazidos para que possamos crescer na nossa vida cristã como eleitos do Senhor. Por isso, no verso 5 ele diz que devemos aplicar esforços, e acrescentar a virtude à nossa fé e o conhecimento à virtude, ou seja, a fé é as obras. Mesmo ensinamento trazido pelo Apóstolo Tiago em sua carta no capítulo 2. E nos versos 6 e 7 ele parece enfatizar o fruto do Espírito Santo na vida do cristão. E assim, nos versos 10 e 11 ele afirma que agindo assim, jamais iremos abandonar a fé, assim, seremos e teremos a nossa entrada no Reino eterno de nosso Senhor Jesus garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS