sábado, 4 de julho de 2020

VIGIAI - MATEUS 24. 42 - 44



Mateus 24: 42. Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.  43. Contudo, entendei isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada.  44. Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais. 
 
A Palavra de Deus nos revela no Evangelho de Mateus capítulo 24 que Jesus, depois que saiu do templo os discípulos chegaram-se a ele em particular, só entre eles, e lhe questionaram: quando ocorrerão essas coisas? Qual o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? 

Esses questionamentos surgiram no momento em que Jesus lhes exortou sobre o templo que Herodes havia construído no ano 19 a. C. pois os discípulos admirados com essa construção apontaram ela para Jesus, ao que Jesus lhes respondeu:

Mateus 24: 2. Ele, entretanto, lhes observou: “Estais vendo todas estas coisas? Com toda a certeza Eu vos afirmo que não ficará aqui pedra sobre pedra, pois que serão todas derrubadas”. 

Claro que depois de uma afirmação como esta, sendo tão futurista e ao mesmo tempo tão convicta traria dúvidas na cabeça dos discípulos, que não perderam a oportunidade e foram questionar o Senhor. A resposta de Jesus a esses tempos vem a partir do verso 4, alertando os seus discípulos ele fala sobre:

Falsos Cristos (v. 5)
Guerras e Rumores de guerras (v. 6)
Fomes e terremotos (v. 7)

E no verso 8 ele diz que esses acontecimentos são apenas como as “primeiras dores de um parto.” Ou seja, a medida em que a hora vai chegando, as dores vão se intensificando, aumentando gradativamente. No verso 9 ele continua:

Nos entregarão à morte (v. 9)
Seremos odiados por todas as nações (v. 9)
Haverá escândalos, traições e ódio (v. 10)
Surgimento de falsos profetas (v. 11)
Multiplicação da maldade (v. 12)
O amor esfriará (v. 12)

A grande tribulação

Profanação horrível no Lugar Santo (v. 15)
Período de tribulação sem igual (v. 21)
Falsos milagres e prodígios por falsos cristos e profetas (v. 24)

O retorno de Cristo em glória

Após estes acontecimentos o Senhor no versículo 29 vai falar sobre o Seu retorno, começando assim: - Imediatamente após... Ou seja, logo em seguida, rapidamente, apressadamente após esses acontecimentos virão os sinais no céu:

O sol escurecerá;
Lua sem luz;
As estrelas cairão do céu;

Então surgirá no céu o sinal do Filho do Homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do Homem chegando nas nuvens do céu com poder e grande glória. 
Mateus 24:30


A lição da Figueira – O dia do Senhor

O Senhor nos trás uma lição muito importante nesses versos, no verso 33 ele diz:

Mateus 24: 33. Da mesma forma vós: quando virdes todos esses acontecimentos, sabei que Ele está muito próximo, às portas. 

Só Deus sabe o Dia e a hora exato

A partir do verso 36 ele fala que só Deus sabe aquele dia e aquela hora, e que esse tempo será um tempo semelhante aos dias de Noé, que resumindo esse assunto, fala das pessoas desapercebidas quanto aos sinais e tempos. Daí, chegamos nos versos 42 ao 44 onde Jesus alerta seus discípulos dizendo:

Por isso, vigiai...

Ou seja, Jesus depois de lhes revelar todos esses acontecimentos ele olha para seus discípulos e diz: Por isso, vigiai, estejam atentos, apercebidos, com os olhos bem atento! Mais porquê? Jesus responde no final dizendo: porquê vocês não sabem quando virá o vosso Senhor! Então eu te pergunto:

Você está atento? Você está percebendo o que está acontecendo no mundo? Você sente que Jesus está às portas?

Não né?! Nem se quer você está se preparando para isso! Mas eu vou para a igreja, eu ouço pregações, eu sou religioso, sou evangélico dizem as pessoas. Isso não é o suficiente! Não adianta ir ao templo, frequentar uma igreja se você não é a igreja, não adianta ouvir pregações se elas não mudam sua vida e você não às vive, dizer que é religioso ou evangélico não te faz ser membro do Reino de Deus! O Senhor na sua Palavra nos diz: vigiai, vigiai, vigiai... Ele nos ensina que a Sua vinda será semelhante ao que aconteceu nos dias de Noé, no verso 39 Ele diz que as pessoas nem notaram quando o Dilúvio chegou e levou a todos. Agora, algo interessante sobre essa história de Noé, quando o Dilúvio chegou e Deus fechou a porta da Arca por fora, quantos mais entraram? Nenhum! Outro exemplo, na parábola das Dez Virgens, as cincos prudentes que vigiaram e estavam atentas entraram pelas portas e foram para as bodas do Noivo, depois que entraram o noivo fechou a porta, depois que ele fechou a porta, quantas mais entraram? Nenhuma! Então eu recomendo e aconselho que vocês estejam atentos e se preparem, pois o Senhor está às portas! 

E para finalizar o versículo 44, Jesus alerta:

Mateus 24: 44. Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais. 

Fiquem alertas, pois o Filho do Homem virá no momento em que menos esperais. Se nesses últimos dias com todas essas coisas acontecendo as pessoas não estão atentas ao que a Palavra aponta e a mudança que está acontecendo no mundo, então quer dizer que certamente Jesus está às portas, pois as pessoas não O estão esperando!

2 comentários:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS