segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A ALEGRIA DOS REMIDOS (SALMOS 32) - ESTUDO BÍBLICO

 Estudo Bíblico

Texto: Salmos 32

Tema: A alegria dos remidos

Vamos pensar um pouco sobre a felicidade, você é feliz? Você ao menos sabe o que é alegria ou felicidade? A felicidade não é viver um momento alegre, ou um sorriso momentâneo causado por algo engraçado.  Na verdade a felicidade é um estado de completa satisfação, quando existe um bem-estar e um contentamento em sua vida. E agora, diante dessas afirmações eu pergunto mais uma vez: Você é feliz? Irmãos, a partir desse salmos vamos buscar entender um pouco sobre o que é ser feliz. Este é um Salmo de Davi, e se você conhece a história de Davi você saberá que Davi é um homem que conhece os dois lados da moeda muito bem, ele sabe o que é ser feliz, mas também sabe o que é sofrimento. 


SOBRE O SALMOS 32 E A VIDA DE DAVI


Este salmos 32 é uma sequência do Salmos 51 que são conhecidos por “salmos penitênciais”, o salmos 51 é muito conhecido pela igreja, principalmente por versos como:

Salmos 51: 10. Ó Deus meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11. Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Santo Espírito! 12. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer.

Pelos versos lidos nos salmos 32 e 51 você percebe que Davi angustiado, confessa seus pecados a Deus, pede perdão clama por misericórdia, Ele aflito porque Deus o está corrigindo severamente, Davi está sentindo no corpo e na alma o peso da mão de Deus, pois o seu pecado foi terrível. 


O ERRO (2 SAMUEL 11)


A Palavra do Senhor afirma que, na época da primavera, no período em que os reis saiam para as batalhas, Davi enviou seu exército, porém ele mesmo não foi, ficou em Jerusalém. Um certo dia, depois que almoçou e tirou um cochilo, Ele foi passear no terraço do Palácio real e avistou uma mulher que estava tomando banho, e ele percebeu que ela era muito bonita, e esta mulher era Bate-seba, filha de Eliã, esposa de Urias, servo de Davi. Davi mandou chamar esta mulher, teve relações com ela, ela ficou grávida,  Davi tentou dar seu jeito para encobrir o seu pecado, mas queridos isso nunca dá certo, pois a Palavra de Deus afirma:

 Marcos 4: 22. Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. 

Hebreus 4: 13. E não há criatura alguma incógnita aos olhos de Deus. Absolutamente tudo está descoberto e às claras diante daquele a quem deveremos prestar contas.

Pois bem, ainda assim Ele tentou, Ele chamou o marido dessa mulher, quando ele chegou ele conversou com Urias, lhe deu presentes e lhe mandou para casa lhe recomendando:

2 Samuel 11: 8. Depois dispensou Urias e lhe recomendou: “Agora, pois, vai para a tua casa, lava teus pés e procura descansar um pouco!” E, assim que Urias saiu da Casa real, foi-lhe mandado um presente da parte do rei.

O plano de Davi era fazer com que ele fosse para casa, descansasse, se achegasse a sua esposa, o enviaria no outro dia para a guerra, e quando ele voltasse a sua esposa lhe diria: estou grávida, ele pensaria que o filho era dele mas na verdade era de Davi, e assim, ele iria encobrir o seu erro. Mas deu errado! Urias não foi para casa, Davi o mandou de volta para a guerra, e dessa vez ele orquestrou um plano para matar aquele homem inocente. Vejam o quão terrível foi o pecado cometido por Davi, ele adulterou, tendo relações com uma mulher grávida, tentou encobrir seu erro, planejou a morte de um inocente, matou um inocente e tentou encobrir tudo isso, achando que ninguém iria perceber!


AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO


Mas a Palavra do Senhor em 2 SAMUEL 11.27c diz:

2 Samuel 11: 27. Passado o tempo do luto, Davi mandou que a trouxessem para o seu palácio: e ela voltou a ser sua mulher e lhe deu um filho. Entretanto, estas más atitudes de Davi entristeceram ao SENHOR.

Meus queridos irmãos, diante de um texto como esse, reflita e aprenda, busque não praticar estas mesmas obras, não venhamos entristecer ao Senhor com nossas más atitudes, com sua vida, pois a Palavra do Senhor nos exorta: 

Efésios 4: 30. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. 

Por qual motivo você iria entristecer Aquele que tanto te amou e se entregou por nós? E como nós O entristecemos? Quando nossas atitudes são más, quando damos mal testemunho, quando deixamos o pecado nos afastar da presença de Deus como Davi o fez aqui. Antes, que a nossa vida agrade ao Senhor e que através de nossas vidas possamos achar graça diante do Senhor!

Então, diante disso Deus envia o profeta Natã para repreender a Davi dizendo:

2 Samuel 12: 7. Então Natã revelou a Davi: “Esse homem és tu! E assim diz Yahweh, Deus de Israel: ‘Eu te ungi rei de Israel, Eu te salvei das mãos de Saul, 8. Eu te dei o palácio e as mulheres do teu senhor, eu te dei a Casa de Israel e de Judá, e se isso não fosse suficiente, Eu haveria acrescentado muito mais! 9. Sendo assim, por que desprezaste a Palavra de Yahweh, fazendo o que Eu reprovo? Tu mataste ao fio da espada o teu servo Urias, o heteu, e tomaste para teu prazer a esposa dele; sim tu mesmo o mataste por meio das armas dos amonitas e ficaste com a mulher dele.

E também: 

2 Samuel 12: 10. Portanto, agora a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto desobedeceste a minha Palavra e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que ela se tornasse tua mulher.’ 11. Assim diz Yahweh: ‘Na tua própria casa farei surgir a desgraça contra ti. Tomarei as tuas mulheres, debaixo dos teus olhos, e as darei ao teu próximo, que se deitará com as suas mulheres à luz deste sol. 12. Tu agiste às ocultas, mas eu cumprirei tudo o que hoje vos anuncio perante a face de todo o Israel e à plena luz do dia!”

Vocês entendem agora a angústia de Davi expressa através dos salmos? O quão terrível foi o seu pecado e a consequência dele? Você percebeu o quanto Deus se entristeceu com isso?


VOLTANDO AO TEXTO


Dessa forma podemos entender claramente os salmos 32 e 51, mas mantendo o foco no 32, vamos analisar o verso 3 e 4 quando ele diz:

Salmos 32: 3. Enquanto mantive meus pecados inconfessos, meu ossos se definhavam e minha alma se agitava em angústia. 4. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim e minhas forças se desvaneceram como a seiva em tempo de seca.

Enquanto você mantiver esses pecados ocultos e não confessar, esse fardo sobre você não sairá de seus ombros, você vai continuar sentindo angústia e dor, o seu choro não será de arrependimento, mas sim de tristeza. Você não está enganando a Deus, mas a si mesmo. A Palavra do Senhor nos ensina que DEVEMOS CONFESSAR OS NOSSOS PECADOS UNS AOS OUTROS, E ORAR UNS PELOS OUTROS PARA QUE POSSAMOS SER CURADOS (Tiago 5.16). A Palavra do Senhor também nos ensina que nós NÃO DEVEMOS PECAR, CONTUDO, SE ALGUÉM PECAR, TEMOS UM ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO, O JUSTO; E ELE É A PROPICIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS E NÃO SOMENTE POR NOSSAS OFENSAS PESSOAIS, MAS PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO (1 João 2. 1-2). Aquele que peca e não confessa seus pecados vive angustiado e na tristeza, é por isso que Davi nos Salmos 51.12 ele vai dizer:

Salmos 51: 12. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito disposto a obedecer.

Onde está a tua alegria no Senhor? Onde está o teu prazer e o teu contentamento?


A ALEGRIA DOS REMIDOS / JUSTIFICADOS

Então Davi agora sem saída, sem saber o que fazer, se arrepende, confessa seus terríveis pecados, ele diz no verso 5:

Salmos 32: 5. Confessei-te o meu pecado, reconhecendo minha iniquidade, e não encobri as minhas culpas. Então declarei: Confessarei minhas transgressões para o SENHOR, e tu perdoaste a culpa dos meus pecados.

E diante de tudo isso, você acha que os pecados cometidos por Davi foram grandes demais? E que as suas consequências pelos seus erros foram muitas? A mão do Senhor pesou demais sobre ele? De fato irmãos, os pecados de Davi foram muitos e terríveis, as consequências foram muitas, e mão do Senhor pesou forte sobre ele é verdade, mas saiba que maior que tudo isso foi a misericórdia do Senhor sobre a vida de Davi, o perdão do Senhor, pois ainda assim, diante de tudo o que Davi fez, Deus poupou a sua vida, perdoou seus pecados, manteve suas promessas, e é por isso que Davi no verso 1 e 2:

Salmos 32: 1. Um salmo didático de Davi. Bem-aventurado aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! 2. Como é feliz aquele a quem o SENHOR não considera iníquo e em cuja alma não há hipocrisia!

Meu querido, a verdadeira felicidade é ter os seus pecados perdoados por Deus, a verdadeira alegria está na justificação que só o Sangue de Jesus pode dar, pois só quem é lavado e remido pelo Sangue do Cordeiro sabe o que é a verdadeira felicidade! Afinal, de que adianta um homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Marcos 8: 36. Portanto, de que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? 

Não existe valor algum, proveito algum para o homem se ele viver sorrindo, gozar das coisas dessa terra, dos seus prazeres e no fim da sua vida sofrer eternamente. Mas antes, maior proveito haverá na vida daquele a quem o Senhor perdoar as suas ofensas, e no fim da sua vida receber a misericórdia do Senhor, e obter a vida eterna que só o Senhor tem para dar aqueles que crerem Nele! Se Deus usou de misericórdia com Davi, e perdoou os seus pecados Ele também pode perdoar os seus. Só existe um pecado que não pode ser perdoado, e este é o pecado inconfesso. A Palavra do Senhor nos ensina:

1 João 1: 9. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. 

Davi entendeu e alcançou a misericórdia do Senhor, como? Ele mesmo diz:

Salmos 51: 17. O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Deus!

E no verso 6 do Salmos 32 ele diz:

Salmos 32: 6. Dessa maneira, todos os que têm fé orem a ti, enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os alcançarão.

Agora, como está o teu coração? Quebrantado e arrependido? Te convido a orar ao Senhor, confessar seus pecados, clamar por misericórdia, por perdão e abandonar esses pecados inconfessos! 


Deus te abençoe e te guarde em Nome de Jesus!


3 comentários:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS