domingo, 10 de janeiro de 2021

O FIRME FUNDAMENTO - MATEUS 16. 13 AO 18

Estudo da Palavra


Texto: Mateus 16. 13-18

Texto chave: Mateus 16. 18


Mateus 16: 18. Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. 


ESTE TEXTO GARANTE A VITÓRIA DA IGREJA DE JESUS CRISTO


A mais ou menos 2 mil anos a igreja de Cristo vem sendo perseguida,  este mundo que jaz na maligno tenta de todas as formas destruir a igreja do Senhor. Mas este texto nos dá a certeza de que a igreja do Senhor Jesus é indestrutível, ela é forte e ela é vitoriosa! 


DESENVOLVIMENTO


No verso 13 a Palavra de Deus nos diz que Jesus chegou à região de Cesareia de Filipe, está cidade ficava perto do mar da Galileia, e está região era extremamente pagã, de um povo idólatra, e é justamente nesse lugar que Jesus consulta os seus discípulos lhes perguntando:


Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é? (V. 13c)


Ou seja, Jesus procura saber dos discípulos o que as pessoas comentam a respeito dele, é como se ele perguntasse: Digam-me,  quem as pessoas acham que Eu sou? Vocês que ouvem os comentários das pessoas ao redor, o que elas comentam sobre mim? Então, no verso 14, os discípulos respondem: Alguns dizem que é João Batista, outros Elias, e ainda há quem diga, Jeremias ou um dos profetas. Observando bem este versículo 14, entendemos que as pessoas de fora, apesar de ouvirem suas pregações, verem seus sinais e maravilhas que Jesus operava naquele tempo não O tinham como o Messias que haveria de vir, mas sim, como um simples profeta como os demais, embora conhecessem as Escrituras. E isso não é diferente nos dias de hoje, porque se trouxer-mos essa mesma pergunta de Jesus para nós hoje a resposta não seria muito diferente, vejamos:


Quem as pessoas dizem que Jesus é? 


Analisem bem o mundo hoje, observem as atitudes dos homens de hoje, e você perceberá que Jesus para eles é muita coisa, menos Senhor e Salvador. Porque se Jesus fosse para eles o seu Senhor e Salvador eles teriam sidos regenerados pelo poder do Evangelho de Jesus Cristo,  o pecado não mais os dominariam,  e eles seriam tirados das trevas para a luz, porquê é isso o que o Sangue de Jesus faz, e isto podemos ver em Colossenses 1.13 que diz:


Colossenses 1: 13. Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado, em quem temos a plena redenção por meio do seu sangue, isto é, o perdão de todos os pecados. 


Ou seja, para todos aqueles que têm Jesus como o Messias, o Filho de Deus como o seu Senhor e Salvador foram tirados do domínio das trevas e agora, habitam na luz, pois, pelo seu sangue vertido lá na cruz temos a plena redenção, ou seja, o perdão de todos os pecados. Isso significa regeneração,  transformação de vida, mudança de uma natureza caída pelo pecado para uma restaurada pelo poder de Deus! Mas embora saibam quem Jesus é, preferem viver no mundo, nos deleites da carne e do pecado, dessa forma, rejeitando o Salvador. Porém, no versículo 15 Jesus lança outra pergunta, Ele questiona:


Mas vós, quem dizeis que Eu sou?


Isto é muito interessante porque Jesus lança duas perguntas, na primeira ele pergunta aos discípulos o que as pessoas falam dele, agora, na segunda vez a pergunta muda de endereço, não é mais o que eles acham de mim, mas agora, o que vocês dizem sobre mim, o que Eu sou para vocês! E assim como analisamos a primeira pergunta, vamos analisar esta segunda também; trazendo está mesma pergunta para nós hoje, será que a resposta muda? Vejamos:


Vocês, quem vocês dizem que eu sou?


Ou seja, Jesus agora está querendo saber dos seus discípulos, de nós, quem Ele é para nós, o que falamos a respeito Dele! Mas é claro que se eu perguntasse a qualquer um de vocês aqui a resposta seria: Ele é meu Senhor e Salvador, o Messias, o Filho de Deus e etc... Mas falar é muito fácil, as pessoas do mundo vivem dizendo que conhecem Jesus, que amam a Deus, mas suas vidas testemunham completamente o contrário daquilo que falam, pois as suas obras são más, são carnais. Irmãos,  é a nossa vida que testemunha quem Jesus é para nós! Vejamos o que a Bíblia fala sobre isso:


Mateus 15: 8. ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 


Mateus 12: 33. Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; pois uma árvore é conhecida pelo seu fruto. 


O apóstolo Paulo vai falar sobre isso em Romanos, ele diz:


Romanos 10: 9. Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo!  10. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.  11. Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”. 


E finalmente em Gálatas Paulo declara:


Gálatas 2: 20. Fui crucificado juntamente com Cristo. E, desse modo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E essa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no Filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim. 


O que a sua vida, o seu viver diz de Jesus? Será que o que falamos está de acordo com o que vivemos? Amados, não só o que falamos, mas também o que vivemos diz quem Jesus é em nossas vidas!


Mas, voltando ao texto, depois da pergunta de Jesus no verso 15, Simão Pedro toma a frente e responde no verso 16 dizendo:


Mateus 16: 16. E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.


Ao que Jesus, no verso 17 vai trazer uma das maiores revelações do Novo Testamento dizendo:

Mateus 16: 17. Ao que Jesus lhe afirmou: “Abençoado és tu, Simão, filho de Jonas! Pois isso não foi revelado a ti por carne ou sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus.


Que revelação tremenda queridos e amados irmãos! Diante de uma resposta tão inspirada como essa de Pedro, dizendo ao Senhor: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, Jesus traz uma afirmação ainda mais gloriosa dizendo: abençoado és tu Simão, filho de Jonas! Pois isto não te foi revelado a ti por carne ou sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus! 


1° PONTO: NÓS SOMOS ABENÇOADOS


Porque, assim como Pedro conheceu a Cristo e creu n'Ele e afirmou com sua boca dizendo quem Ele é,  assim também nós podemos conhecer a Cristo, crer n'Ele é também podemos declarar com a nossa boca: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!”


2° PONTO: PEDRO RECEBEU A REVELAÇÃO DO PAI, NÓS TAMBÉM!


Jesus afirmou que Pedro deu esta resposta não porque recebeu de homem algum (carne ou sangue), até porque nos versos anteriores os homens, por não compreenderem as Sagradas Escrituras não conheceram a Pessoa de Jesus Cristo,  que era, é e sempre será o Messias profetizado pelos santos profetas; Pedro também não o poderia afirmar tirando isso de suas próprias conclusões, suas próprias convicções, até porquê para crer é necessário ouvir primeiro, receber esta revelação divina que é a Mensagem do Evangelho para ter uma transformação em sua mente que antes estava corrompida pelo pecado! Ou seja, não vem de homem algum, é uma revelação dos céus, vinda do Pai que dá e torna seu Filho conhecido dos homens para que possam ser salvos! Ler:


Efésios 1: 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.  4. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.  5. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade,  6. para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado.  7. Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus,  8. e que Ele fez derramar sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.  9. E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo,


Efésios 1: 13. Nele, igualmente vós, tendo ouvido a Palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação, e nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da Promessa,  14. que é a garantia da nossa herança, para a redenção da propriedade de Deus, para o louvor da sua glória.


Nesse contexto, vimos que:


Deus nos abençoou em Cristo Jesus; 

Nos rebelou o mistério da Sua Vontade; 

Que mistério é esse? Paulo diz em Colossenses 1:26 e 27:


Colossenses 1: 26. o mistério que esteve oculto durante séculos e gerações, mas agora foi revelado aos seus santos,  27. a quem Deus, entre os que não são judeus, aprouve dar a conhecer as riquezas da glória deste mistério, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória!


Antes de Cristo vir ao mundo, as pessoas ouviam falar da vinda de um salvador enviado por Deus,  e eles ansiaram por ver este dia chegar, porém, embora quisessem ver não conseguiram alcançar esta graça, mas nós fomos abençoados por Deus, porque a nós foi revelado este mistério, como Paulo diz em Efésios 3.5:


Efésios 3: 5. Esse mistério não foi dado a conhecer às pessoas de outras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,


O que isso significa? Paulo vai nos dizer no verso 6:


Efésios 3: 6. significando que, por intermédio do Evangelho, os não-judeus são igualmente herdeiros com Israel, membros do mesmo Corpo e co-participantes da Promessa em Cristo Jesus.


É que promessa é essa irmãos?  Nós já lemos aqui quando Paulo diz: Cristo em vós, a esperança da glória! 


É o PAI quem nos revela o Filho por meio do Evangelho! 


VERSO 18


E então, no verso 18 Jesus faz outra sublime revelação aos discípulos se utilizando do significado do nome de Pedro, Pedro (Petros, e, grego) significa “pedra separada” ou “homem pedra". E quando Ele (Jesus) diz: ... e sobre esta pedra, Ele quis dizer: e sobre esta rocha resistente, sobre esta base forte, neste firme fundamento, edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. E que firme fundamento é este? É justamente o que nos foi revelado nos versos 16-17:


Sobre a revelação de Deus sobre Seu Filho;

O testemunho de fé em Jesus Cristo;


Ou seja, a igreja do Senhor está firme, alicerçada sobre a Revelação de Deus e o testemunho de fé em Jesus Cristo,  e por isso, no final o Senhor declara: e as portas do Hades (inferno) não prevalecerão contra ela. Ou seja, se esta igreja estiver alicerçada, firmada sobre a Revelação de Deus sobre Seu Filho, e o seu testemunho de fé estiver na Pessoa de Cristo Jesus as portas do inferno não prevalecerão contra ela! 


OBSERVAÇÕES NO VERSO 18


1° EDIFICAREI

Quando Jesus faz referência sobre a igreja aqui, Ele utiliza a palavra edificarei, observe que Jesus usa o tempo futuro, Ele não diz: edifico ou está edificada, mas sim, edificarei, no sentido de que ainda estava para surgir ou acontecer. E de fato, a igreja como conhecemos hoje teve inicio em Atos 2 no dia de Pentecostes. 

2° INFERNO (HADES, EM GREGO HAIDÊS, HEBRAICO SHEOL)

Significa o lugar onde estão os espíritos dos que morreram, onde também,  os salvos desfrutam de uma paz e os descrentes de aflições. Quando Jesus diz: das portas do Hades,  Ele faz referência aos poderes da morte e todas as forças opostas a Cristo. Ou seja, Jesus estava declarando a Vitória da igreja, Ele estava afirmando: Nada, nem ninguém poderá vencer a minha igreja! Nem a morte, nem principados, nem potestades, nem satanás, nem demônios, reis, ricos, porquê? Porquê a igreja de Cristo está alicerçada nas Verdades eternas, e Cristo é o cabeça da igreja, e Todo Poderoso é aquele que fundou a Igreja! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS