domingo, 6 de junho de 2021

TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?

 

                                 “V. 44 Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo;”


INTRODUÇÃO

Certa vez eu estava no meu trabalho, e um certo colega de trabalho disse: “Eu também vou tomar aquele cafezinho por que também sou filho de Deus”, ouvindo essa declaração e conhecendo a vida de tal pessoa eu me peguei refletindo sobre tal assunto e me questionei: o que a Bíblia diz sobre isso? Será que todos realmente são filhos de Deus? E você, já pensou sobre isso? Todos são ou não filhos de Deus?


DESENVOLVIMENTO

Nesse texto de João 8. 37 ao 47 Jesus está discutindo com os “judeus" que se diziam filhos de Abraão e filhos de Deus. Contudo, Jesus traz algumas afirmações nas quais devemos refletir, Ele diz:

# Eu sei que sois a descendência de Abraão (v. 37a)

# Se fôsseis filhos de Abraão, vós farieis as obras de Abraão (v. 39c)

# Se Deus fosse vosso Pai, vós me amarieis (v. 42a)

# Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo (v. 44a)


Essas afirmações de Cristo são o suficiente para entendermos que nem todos são filhos de Deus, embora todos sejamos criaturas de Deus. Todos nós fomos criados por Deus, mas nem todos são filhos de Deus. Vamos analisar o texto para entender melhor aquilo que Jesus está afirmando.

No verso 37 Jesus afirma dizendo: “Eu sei que sois a descendência de Abraão”, e depois, no verso 39 Jesus traz outra afirmação dizendo: “Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão”. Mas algo que devemos pensar e questionar é: Como pode alguém ser descendência mas não ser filho? Para entender melhor isso, vamos ver o que Paulo fala em Romanos 9. 6 ao 8, que diz:

Romanos 9:6 Não pensemos que a palavra de Deus falhou. Pois nem todos os descendentes de Israel são Israel. 7 Nem por serem descendentes de Abraão passaram todos a ser filhos de Abraão. Pelo contrário: "Por meio de Isaque a sua descendência será considerada". 8 Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

Em outras palavras, o que Paulo está dizendo aqui é que nem todos os descendentes são filhos, porque os descendentes são filhos naturais, descendem por causa da linhagem sanguínea, mas são os filhos da Fé, que crêem como Abraão creu, que são os Filhos da promessa, filhos de Abraão e Filhos de Deus, aqueles que são fiéis ao Senhor e a Sua Palavra. E é justamente isso o que Jesus esta trazendo à tona aqui no texto, pois embora aqueles judeus fossem da descendência de Abraão como Ele afirmou no verso 37, eles não eram filhos de Abraão, por que se fossem fariam e praticavam as mesmas obras que Abraão praticou, como Ele diz no verso 39. E quais foram as obras de Abraão? Abraão é conhecido como o pai da fé, Ele creu na Palavra do Senhor e isso lhe foi imputado por Justiça (Gn 15.6), e viveu retamente, no temor do Senhor. E no verso 40 Jesus é muito claro quando Ele afirma que aquele Judeus não estavam praticando as mesmas obras de Abraão, ao qual diziam serem filhos, mas pelo contrário, eles estavam procurando matar a Jesus, e no final Ele diz: Abraão não procedeu assim.

Depois, diante da afirmação dos Judeus que disseram: Nós temos um só Pai, Deus. Jesus os responde de forma clara: “ Se vocês fossem filhos de Deus vocês me amariam, pois Eu procedo de Deus e estou aqui, pois Ele me enviou (v. 42). Então, Ele faz uma afirmação ainda mais forte: “Vós pertenceis ao vosso Pai, o Diabo”. Diante dessa declaração contundente, Jesus na continuação revela o porque eles são filhos do Diabo:

# Porque querem realizar os desejos do vosso pai;

# Ele foi assassino desde o princípio

# Nunca se apoiou na verdade e não existe nele nenhuma verdade

# Quando mente fala do que conhece pois é o pai da mentira


E essa era justamente as obras que aqueles judeus estavam fazendo naquele período, embora eles dissessem e declarasse serem filhos de Deus, o desejo dos seus corações naquele momento era matar a Jesus, e para isso eles faziam de tudo: mentiam, se reuniam para criar armadilhas para pegar Jesus, pagavam pessoas para de alguma forma conseguirem levar Jesus a julgamento, não viviam aquilo que pregavam ou aparentavam ser, por esses e outros motivos Jesus disse sobre eles: Vós sois filhos do Diabo! Mas então, se nem todos são filhos de Deus, como podemos distinguir quem são os filhos de Deus e os filhos do Diabo?

OS FILHOS DO DIABO

Jesus no texto já deixa claro quem são e porque são. Contudo, vamos analisar também o texto de 1 João 3. 8 que diz:

1 João 3:8 Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

O que João está dizendo aqui é que todo aquele que “vive habitualmente no pecado” é do Diabo, pois ele peca desde o princípio e os seus filhos fazem e realizam as obras que Ele faz. Nos versos anteriores o apóstolo João afirma que aquele “continua no pecado não o viu, nem tampouco o conheceu (v. 6c). Então, diante daquilo que João explana nesse texto e o que Jesus fala em João 8 nós aprendemos quem são os filhos do Diabo:

# Aqueles que vivem no pecado

# Aqueles que praticam as mesmas obras do Diabo  


OS FILHOS DE DEUS

Analisando os mesmos textos, também podemos aprender de maneira clara quem são os filhos de Deus, vejamos os o que o apóstolo João afirma:

1 João 3:1 Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus. 10 Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

Primeiro, o Apóstolo João fala de maneira maravilhosa que nós somos filhos de Deus e que por isso o mundo não nos conhece. No verso 9 ele afirma que os filhos de Deus não vivem na prática do pecado, pois são nascidos de Deus. E no verso 10 ele afirma também que é dessa maneira que conhecemos aqueles que são filhos de Deus e filhos do diabo, quem não pratica a justiça não procede de Deus, e também quem não ama a seu irmão. E Jesus em João 8 no verso 47 vai deixar ainda mais claro que são os filhos de Deus e os filhos do Diabo, Ele diz:

João 8:47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus".


Através desses textos nós aprendemos quem são os filhos de Deus:

# Aqueles que não vivem no pecado

# Aqueles que praticam a justiça 

# Aqueles que são nascidos de Deus

# Aqueles que ouvem as Palavras de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS