segunda-feira, 17 de maio de 2021

COMO VENCER AS TENTAÇÕES (MATEUS 26.41)


Como vencer as tentações


Texto base: Mateus 26. 41

"Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".


CONCEITO

Impulso para a prática de algo que não é recomendável, um desejo intenso para o que não convém. Também é estabelecer uma prova, testar alguém (como o diabo tentou Jesus no deserto estabelecendo uma prova para o testar). 


1. O AUTOR DA TENTAÇÃO (MATEUS 4.1)

A ocupação do diabo é a tentação, e ele é ousado. Chegou a tentar o próprio Senhor Jesus Cristo! O diabo tenta a todos. Alguns, quando tentados, pensam que já pecaram; outros tratam a tentação com indiferença e acabam caindo na armadilha do diabo. O Apóstolo Pedro se descuidou, e foi seduzido (Lucas 22. 31, 54-62). Cuidado! Fique atento!


2. AS FONTES DA TENTAÇÃO (TIAGO 4.1)

A tentação para a prática do mal (pecado), vem de 03 (três) direções: de Satanás, da carne e do mundo, nossos três inimigos.


Satanás ou Diabo

A bíblia mostra que o diabo é o autor da tentação. Ele é a fonte da tentação para pecado. Ele deu origem ao pecado por meio da desobediência. 

A) Sua profissão é tentador.

B) Sua função é tentar as pessoas.

C) Sua vitória é quando as pessoas cedem à tentação.

D) Sua derrota é quando as pessoas vencem a tentação.

Desde que o pecado entrou no mundo, o homem tem sofrido as investidas do diabo. Ele tentou todos os personagens bíblicos: uns saíram vitoriosos, e outros saíram derrotados, sofrendo toda a sorte de calamidades. Do capítulo 3 de Genesis ao capítulo 20 do Apocalipse, encontramos Satanás, sob diferentes nomes, agindo entre os homens, levando-os ao pecado. O apóstolo Pedro recomenda:

1 Pedro 5:8 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

Você precisa aprender a perceber as artimanhas do diabo, para fugir delas. Seja vigilante!


A carne (Galatas 5. 16-21)

É outra fonte de tentação. Quando o pecado entrou no mundo, o homem herdou uma natureza depravada, que se opõe a Deus e está inclinada ao mal. No Novo Testamento, essa natureza pecaminosa é chamada de carne. Ela é responsável pela tendência humana de viver de acordo com os desejos da carne. Por ocasião da conversão, o crente nasce de novo (Jo 3.3; 2 Cor 5.17) e recebe uma nova natureza que entra em conflito com a venha natureza (Galatas 5.17). A vida cristã é uma guerra (Efesios 6.12). Não é uma guerra física, é uma guerra espiritual. Paulo diz:

Gálatas 5:24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.


O mundo (1 João 2:15)

Não se trata do mundo físico (o Universo), mas do sistema do mundo, isto é, seu jeito, sua maneira, seus valores. O apóstolo João adverte em 1 Jo. 2:15, o mundo tenta você, levando-o à conformidade com os seus padrões. 

O apóstolo Paulo aos crentes de Roma, implora:

Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Com isso, Paulo queria dizer: “Por favor, não façam o que as pessoas do mundo, que não tem a Cristo fazem. Sejam diferentes, façam diferença”. O mundo seduz você, levando-o a se envergonhar de ser crente, a pensar e a fazer o que todos pensam e fazem e acham que tudo é bom, tudo está certo, tudo é normal. Há uma frase que diz: “Quando todos fazem o errado, o errado vira certo". Esse modo de pensar é que está errado! Este mundo é formado por uma sociedade decaída e ateia. Cuidado!


3) O caminho para a Vitória (Efesios 6. 11 – 18) 

* Para vencer o diabo

A vitória sobre as forças espirituais do mal vem quando estamos revestidos de “toda a armadura de Deus", observe que cada peça dessa armadura está ligada a uma parte do nosso corpo, como de um soldado. A bíblia diz:

Tiago 4:7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.

Mas sem a armadura de Deus, você não conseguirá resistir ao inimigo.

Outro fator importante é que nós não temos forças para vencer o diabo. A bíblia ensina que a Vitória sobre o mal foi conquistada por Cristo Jesus na Cruz (Colossenses 2.15). É na oração modelo, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai celeste: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal" (Mateus 6.13). Como escreveu A. W. Tozer, “nós nos mantemos na Vitória de Cristo".


Para vencer a carne (Galatas 5. 16, 24 e  Cl.  3.5)

A recomendação do apóstolo é esta: não satisfaça os desejos da carne. Crucifique a carne. Faça morrer a natureza terrena. A crucificação da carne, descrita aqui, não é uma coisa feita a nós, mas por nós. E há três coisas importantes que você precisa saber sobre isso:

É DOLOROSA;

É IMPIEDOSA;

É DECISIVA.

Se você tiver “compaixão” de certos pecados em sua vida, não conseguirá vence-los. O evangelista Luís Palau disse: “Satanás não é o culpado se nós outros não temos crucificado a carne “. Lembre-se: “o mundo pode nos tentar, a carne pode nos tentar, o diabo pode nos tentar. Mas somos nós mesmos quem pecamos".


Para vencer o mundo (1 João2:15)

Você precisa se lembrar de que o amor envolve sentimento e comportamento. A dedicação  é que vai determinar quanto eu vou amar. Se o tempo investido com a igreja, com a Bíblia e com a obra de Deus é maior ou menor que o tempo que gasto com as coisas do mundo, é sinal que o amor ao mundo está sendo maior. Mas, o que é o mundo? É qualquer coisa que eu coloco no lugar de Deus. Jesus orou ao Pai quanto a seus discípulos. Então, aprendemos que a solução não é sair do mundo, mas sermos guardados das suas influências. 


Deus abençoe a sua vida! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS