Texto base: Isaías 10: 1 - 3
Isaías 10:1 Ai daqueles que promulgam leis iníquas, e todos que elaboram decretos opressores, 2 a fim de privar os pobres dos seus direitos e evitar que os oprimidos do meu povo tenham pleno acesso à justiça, transformando as viúvas em presas de suas ambições e despojando os órfãos!
Antes de qualquer coisa eu gostaria de perguntar: Você é um cristão? Se sim, você têm sede de justiça? Todos os dias você sente dentro de você um sentimento de injustiça? Essas perguntas são muito importantes para a continuação desse pequeno artigo. Mas porquê? Porquê só um verdadeiro cristão, nascido de novo pela obra regeneradora do Espírito Santo tem essa sede de justiça que parece infindável, e que só Deus pode suprir. E essa sede por Justiça é tão grande, que até mesmo a morte não pode conter, por aqueles que sofreram injustiça continuam clamando, pois está escrito:
Apocalipse 6:10 Eles exclamavam com grande voz: “Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, esperarás para julgar os que habitam em toda a terra e vingar o nosso sangue?”
Gênesis 4:10 Exclamou o SENHOR: “Que fizeste? Ouve! Da terra, o sangue do teu irmão clama a mim.
E essa sede por Justiça está dentro daqueles que nasceram de novo em Cristo Jesus, pois só esses possuem duas virtudes que só um cristão herda ao confessar a Cristo, que são: O amor e a verdade. Quem não está em Cristo não tem essas virtudes, pois não é algo que podemos desenvolver de nós mesmos, mas sim, nos é dado quando somos regenerados pelo Espírito Santo de Deus. Quem não está em Cristo está no mundo, e o mundo jaz no maligno, e aqueles que estão no mundo, estão lá porque amam o que no mundo há, amam satisfazer suas vontades, seus desejos pecaminosos, amam o pecado, a depravação, a iniquidade, satisfazer os piores e mais sutis desejos de sua carne, de serem poderosos, influenciadores, de mandar, dominar outras pessoas, de impor, de estar por cima. E essas não são características cristãs, mas sim de pessoas do mundo.
Você se sente injustiçado quando um juiz que deveria cumprir a lei, não o faz para se favorecer ou favorecer alguém a quem ele deve um favor? Ou quando um político, eleito pelo povo para trabalhar em favor da sociedade, está se utilizando do seu poder político para se beneficiar? Quando alguém é preso injustamente? Quando alguém comete um crime, mas é absolvido ou é solto em pouco tempo por ser rico e influente? Quando o pastor, que deveria cuidar das ovelhas, está extorquindo as mesmas e se utilizando de seu poder de influência para enriquecer? E quando um inocente é morto injustamente? E quando você se dá conta que nesse mundo injusto uns têm sobejando, e outros pouco ou não têm? E quando a injustiça é contra aqueles que não podem se defender: crianças, idosos, pobres... Bem, eu poderia citar tantos outros exemplos aqui, mas vou me ater a estes. E a pergunta que eu faço são duas:
1) Até quando esses injustos vão agir com injustiça?
2) Quando a nossa sede por Justiça será saciada?
Vamos à análise
1° ponto: Até quando esses injustos vão agir com injustiça?
É claro que essas pessoas não vão agir dessa forma para sempre, isso é claro nas Escrituras. A Palavra de Deus afirma que todos (sem exceção) estão sujeitos ao Juízo de Deus e que todos um dia, vão estar diante do Trono de Deus (Mt 25: 31 - 46, Ap 20: 11-15) para serem julgados segundo as suas obras, segundo seus procedimentos (Rm 2: 6-11). Essas pessoas não se firmam para sempre (Sl 1:5) pois Deus não tem prazer na injustiça (Sl 5: 4), o Apóstolo Paulo fala em Colossenses 3: 25 que:
Colossenses 3:25 Pois quem agir de forma injusta receberá o devido pagamento da injustiça cometida; e nisto não há exceção para pessoa alguma.
...e nisto não há exceção para pessoa alguma, amém? Rsrs
E eu recomendo que leiam esses textos também:
- Deuteronomio 16:19
- Provérbios 22:8
- Provérbios 16:8
- Romanos 12:21
- Êxodo 23:7
- Leviticos 19:15
- Provérbios 29:27
E nos atendo ao texto base, a Palavra do Senhor por intermédio do profeta Isaías diz: "Ai daqueles que criam leis iníquas e que elaboram decretos opressores, que privam os pobres dos seus direitos e que os oprimidos tenham acesso à justiça." E a pergunta no início do verso 3 é: "que fareis no Dia do Castigo?" Dessa forma podemos entender que:
- Existe um Ai para os injustos e opressores;
- Que existe o "Dia do Castigo" para eles;
2° ponto: Quando a nossa sede por Justiça será saciada?
Em Mateus no capítulo 5 e verso 6 está escrito:
Mateus 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Creia nessa verdade absoluta: Nós seremos saciados! E somente Deus pode fazer isso. Pois, se tentarmos do nosso jeito falharemos miseravelmente, devemos ter fé na justiça divina e confiar no Senhor nosso Deus, atente esses textos:
Romanos 12:19 Amados, jamais procurai vingar-vos a vós mesmos, mas entregai a ira a Deus, pois está escrito: “Minha é a vingança! Eu retribuirei”, declarou o Senhor.
Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará.
Isaías 40:31 mas aqueles que esperam no SENHOR renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.
Apocalipse 21:4 Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!”
Então, ainda que exista essa sede em nós que parece ser insaciável e que nos faz clamar como aqueles descritos no texto de Apocalipse 6:10, devemos confiar e esperar no Senhor. Se Ele prometeu que seremos saciados, então é porquê verdadeiramente seremos, e só Ele pode fazer isso por nós! E quem sou eu e porque eu escrevi esse artigo? Bem, eu sou um cristão brasileiro que está vendo tudo o que está acontecendo em nossa nação, toda a injustiça, impiedade, corrupção e o sofrimento da sociedade e a perseguição contra a igreja e que está sedento por justiça, e que todos os dias clama ao Senhor pela sua nação e pelo seu povo.
Confie e descanse no Senhor.
Salmos 33:12 Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer!
Salmos 125:1 Cântico de peregrinação. Todos aqueles que depositam absoluta fé no Eterno são inabaláveis como o monte Sião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!