sexta-feira, 20 de maio de 2022

O HOMEM SÁBIO E O INSENTATO (MT 7: 24 AO 29)



Mateus 7:24 Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha. 26 Pois, todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi a sua ruína”. 28 Quando Jesus acabou de pronunciar estas palavras, estavam as multidões atônitas com o seu ensino. 29 Porque Ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei.


INTRODUÇÃO

    Este ensinamento de Jesus está inserido dentro do contexto do famoso "Sermão do Monte", mas específicamente no capítulo 7, onde Jesus traz algusn ensinamentos importantes, tais como:

#Versos 1 ao 6 = O amor e a prudência ao julgar;

#Versos 7 ao 12 = Perseverança na oração;

#Versos 13 ao 14 = Os dois únicos caminhos;

#Versos 15 ao 23 = Pelo fruto se conhece a árvore;


E, a partir do verso 24 o Senhor vai falar do modo de proceder de um homem sábio (prudente) e a de um homem insensato (imprudente). Vamos ver quem são eles:


* O HOMEM SÁBIO (PRUDENTE - VERSOS 24 E 25)

1º) É alguém que ouve e está atento à Palavra do Senhor

"Bem-aventurados os que lêem, bem como os que ouvem, as Palavras desta profecia e obedecem às orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo desses eventos está às portas."

Apocalipse 1:3


Sim irmãos, o homem que ouve e está atento às Palavras do Senhor ele é verdadeiramente bem-aventurado, sábio, prudente. Porquê? Por tais coisas muito importantes:

"Porquanto a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb. 4:12a)"

    E, de fato, a Palavra de Deus é eficaz! Pois ela vai operar em nós e através de nós; e isso deve ser evidenciado em um homem de Deus. Um homem prudente, sábio é aquele que foi eficazmente alcançado e transformado pela Palavra de Deus. Ele agora entende que é outra pessoa, que tem uma nova identidade, ele agora vive a sua vida guiado e direcionado pelo Palavra de Deus, e por isso, o seu proceder será diferente dos homens do mundo, por exemplo:

PELA PALAVRA DE DEUS, ELE IRÁ COMPREENDER:

# A importância da sua esposa como sua auxiliadora idônea e compassiva. Saberá a importância e o valor dela ali no seu lado, por isso, ele vai amar e respeitar essa mulher, sabendo de suas responsabilidades para com ela;

# Que deverá dar bom testemunho e será um exemplo de vida cristã, vivendo verdadeiramente para a glória de Deus;

# Que deve cumprir suas responsabilidades para com a sua casa, sua família;

Dessa forma ele glorificará a Deus obsersando as Escrituras, a Palavra de Deus!


2º) É aquele que pratica a Palavra de Deus

    Tiago, em sua carta no capítulo 1 e no verso 22 afirma:

Tiago 1:22 Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos.

Dos versos 19 ao 27, Tiago vai nos trazer ensinamentos preciosos de "como viver a Palavra de Deus". E no verso 19 ele deixa claro que nós devemos ter esses "princípios em nossa mente". E que princípios são esses?

# Verso 19 - Prontos para ouvir, mas tardios para falar, e lentos para se irar;

# Verso 21 - Livrar de todo o tipo de impureza moral e aparência da maldade; receber de maneira humilde a Palavra que nos é ensinada;

# Verso 22 - Ser praticante e não somente ouvintes da Palavra;

E depois que ele trás estes princípios que devem estar em nossa mente, ele mostra e diz qual é o resultado daqueles que vivem a Palavra de Deus, ele afirma:

"Tiago 1:25 Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender."

    Bem, se eu perguntar a cada um de vocês aqui se vocês querem ser homens ou mulheres felizes em tudo o que empreenderem, a resposta será óbvia, sim! É claro que todos nós queremos ser felizes. Mas a grande questão aqui não é se vocês querem ser felizes, mas sim se vocês estão vivendo na prática da Palavra de Deus! Não só ouvidno, mas ouvindo e praticando, aprendendo e vivendo... isso é prudência. O homem que assim procede, de fato, está alicerçado sobre a Rocha, estará firme em meio às tempestades. Esse é o proceder de um homem sábio, prudente, que de fato está alicerçado sobre a Rocha.


*  O HOMEM INSENSATO (IMPRUDENTE - VERSOS 26 E 27)

1º) É alguém que ouve à Palavra do Senhor

    Existem algumas semelhanças entre o homem sábio e o insensato, e entre elas está o fato de ambos ouvirem a Palavra de Deus. Mas o que diferencia um do outro é que um ouve e é obediente, ele pratica aquilo que ouviu e aprendeu. Já o outro não, ele ouve, mas nada de praticar, nada de viver, nada de obedecer. E isso é totalmente possível, as mesmas pessoas estarem no mesmo ambiente, ouvirem as mesmas Palavras, os mesmos ensinamentos, mas serem diferentes em seu modo de viver, um ser prudente, outro néscio, um ser sábio, e o outro insensato. Por exemplo:

# O joio e o trigo crescem juntos (Mt 13:30);

# As 10 virgens que saíram para se encontrar com o noivo (Mt 25: 1);

Mas como saber diferenciar um do outro? Isso é simples, a Bíblia diz:

"Mateus 7:20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. 21 Nem todo aquele que diz a mim: ‘Senhor, Senhor!’ entrará no Reino dos céus, mas somente o que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."

De acordo com a Palavra, como podemos diferenciar o sábio do insensato? Pelos seus frutos, pelos resultados e consequências de suas atitudes e modo de viver que não estão debaixo das orientações da Palavra de Deus! O prudente e o insensato podem até estarem no mesmo ambiente, crescerem juntos, ouvirem as mesmas Palavras... mas o fim não será o mesmo para os dois.

# O joio e o trigo cresceram juntos, mas no fim, a Bíblia diz: "Primeiro ajuntai o joio e amarrais em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro". (Mt 13:30)

# As 10 virgens sairam ao encontro do noivo, mas no fim, a Bíblia afirma que as virgens néscias não entrarão para as núpcias, e para elas, a porta será fechada. E quando clamarem: "Senhor! Senhor! Abre a porta para nós! A resposta do noivo para elas será: 'Com certeza vos afirmo que não vos conheço'. (Mt 25: 10-12)

# E o insensato? Qual seria o seu fim? Vamos ler o verso 27, que diz:

"Mateus 7:27 E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, e ela desabou. E grande foi a sua ruína”.

    Não podemos permitir, como homens de Deus que somos, que a nossa casa, que tanto trabalhamos para edificar, desabe, venha cair em ruínas! E como evitar isso? É só não fazer o que fez esse homem insensato, não construir, edificar a sua casa sobre a areia. A falta de sabedoria precede a ruina! Devemos ser homens de Deus e não o joio, não como as virgens néscias, porquê?

# Quem planta o joio é o inimigo (Mt 13: 27-28)

# Porquê as virgens não entraram para o banquete nupcial quando o noivo chegou? Porque eram inconsequentes, não tinham azeite, não tinham fogo em suas lâmpadas (Mt 25);


* A TEMPESTADE VEM PARA TODOS

    Outra semelhança trazida pelo próprio Senhor nesse texto entre o sábio e o insensato está na parte "A" dos versos 25 e 27, que diz:

"Mateus 7:27 E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa..."

    Percebam irmãos, a chuva, as enchentes e os ventos foram contra a casa dos dois! O homem sábio não foi livrado da tempestade porque era justo, piedoso, sábio; como também podemos compreender que a tempestade não bateu forte na casa do insensato porque ele não era um justo, prudente, sábio, sabe porquê? Porquê a tempestade vem para todos, ela é inevitável, você não pode evitar que ela chegue. Mas você pode evitar que ela destrua a sua casa, a sua família, o seu casamento, a sua fé, o seu trabalho, suas amizades preciosas.... Como?

Edificando a sua casa sobre a Rocha, que é Cristo!

Salmos 127:1 Cântico de peregrinação. De Salomão. A não ser que o Eterno edifique a Casa, trabalham em vão os que desejam construí-la. Se o SENHORnão proteger a cidade, inútil será a sentinela montar guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS