domingo, 3 de julho de 2022

A REFORMA RELIGIOSA DO REI JOSIAS (2 CRÔNICAS 34: 29 AO 33)

ESTUDO BÍBLICO

TEXTO: 2 CRÔNICAS 34: 29-33

TEMA: A REFORMA QUE PRECISAMOS


CONTEXTO HISTÓRICO


Para muitos, o autor de 1º e 2º Crônicas é desconhecido. Contudo, segundo a Tradição Judaica Esdras é o autor desta obra. E três tópicos se destacam nestes livros:

1) O povo de Deus;

2) Os reis e o templo;

3) As bençãos e o julgamento divino;


Originalmente o livro de Crônicas é conhecido por “Crônicas dos reis” cujo título em Hebraico significa “os acontecimentos dos anos”, de Adão, no Éden até o cativeiro na Babilônia e o decreto do rei Ciro autorizando os exilados judeus a voltarem para a sua terra. No livro de Crônicas está registrado a história dos reis do povo de Deus, e 2 Crônicas começa narrando a partir do reinado do filho de Davi, Salomão. 2 Crônicas focaliza mais os reis de Judá e Jerusalém.


DESENVOLVIMENTO

E é justamente o que vamos fazer agora, analisar e estudar um pouco sobre a história de um dos reis de Jerusalém, o rei Josias.


Quem é Josias?

O nome Josias, em hebraico tem o sentido de “concedido por Yahweh”. A Bíblia também fala do rei Josias em 2 Reis 22, e tanto em 2 Reis quanto em 2 Crônicas nós vamos perceber algo muito interessante, e o que seria? É que Josias é um filho bom, de um rei mau.


Parentesco do rei Josias

De acordo com 2 Rei 22:1 a sua mãe se chamava Jedida. Já sobre o seu pai, podemos encontrar a sua história tanto em 2 Reis 21 como também em 2 Crônicas 33, e o seu nome é Amom. Amom começou a reinar em Jerusalém com 22 anos de idade, e ele reinou por apenas 2 anos. Sobre ele e seu reinado, a Bíblia vai afirmar que ele agiu de forma perversa, fez tudo quanto o Senhor abomina, prestou culto a ídolos e diferentemente de seu pai (avô de Josias, o rei Manassés), nunca se humilhou perante o Senhor. Pelo contrário, fez pior, cometeu mais erros e pecados, aumentando em muito a sua culpa. Diante disso, os seus próprios oficiais e servos de confiança fizeram um complô e o assassinaram nas dependências do seu palácio. Mas, não ficou por isso mesmo, pois o povo quando descobriu o ocorrido, foi lá e matou os assassinos do rei Amom, e em seguida, proclamaram Josias rei em seu lugar.


O reinado de Josias

Josias tinha apenas 8 (oito) anos de idade quando começou a reinar sobre Jerusalém, o seu reinado durou 31 anos (v. 1). O texto sagrado vai dizer que, diferentemente de seu pai e avô, Josias agiu de modo justo e sincero diante do Senhor, que seguiu os conselhos de Davi, sem nem se desviar, nem para a direita e nem para a esquerda (v. 2).

O texto continua dizendo que Josias aos 16 anos de idade, ainda bem jovem, começou a “buscar” ao Deus de Davi, seu pai e predecessor (v. 3). Mas como assim ele começou a “buscar” a Deus aos 16 anos se, quando ele começou a reinar aos 8 anos a Bíblia diz no verso 2 que ele agiu de modo justo e sincero diante do Senhor e andava segundos os conselhos de Davi? Sim, é verdade. Desde cedo Josias ouviu falar acerca de Davi, e do Deus de Davi, do Deus do seu povo, mas foi aos 16 anos de idade que ele de fato entregou o seu coração a Deus e se converteu verdadeiramente ao Senhor.


Aplicação: Talvez você conheça ao Deus que é pregado aqui nesse lugar, o Deus revelado nas Escrituras. Sim, talvez você tenha ouvido falar N’Ele, ouvido à Sua Palavra, à Sua Lei, talvez você tenha temor pela Sua Palavra... Mas está te faltando algo muito importante: “Você entregar o seu coração ao Senhor”, como fez o rei Josias. E isso mudará a sua vida, como mudou a vida do rei Josias.


A reforma religiosa de Josias

Após a Bíblia afirmar no verso 3 que Josias entrega o seu coração ao Senhor, na continuação do texto, a Palavra de Deus vai dizer que ele fez algo que eu não tenho dúvidas de que só alguém verdadeiramente convertido, que entregou o seu coração ao Senhor e está debaixo da sua vontade pode fazer. Ele tirou da sua vida e do meio do povo toda a abominação, todo o pecado, todo o vício, aquilo que incitava a ira de Deus. Ele mandou destruir! tira, arranca fora, destrói, queima.... pois é pecado, abominação e nos afasta da presença de Deus.


Aplicação: É isso o que nós precisamos fazer, arrancar o pecado de nossas vidas, destruir, queimar, lançar fora. Você sabe disso, e talvez está tentando, lutando, mas não está conseguindo expulsar o pecado da sua vida. Mas eis aqui a resposta de Deus para a sua vida hoje: “Busque a Deus, entregue o seu coração ao Senhor e ele vai te capacitar a vencer essa luta!”


No verso 5, o texto vai dizer que ele purificou Judá e Jerusalém de toda a sua idolatria.


O objetivo do rei Josias

Sim, o rei Josias tinha um objetivo, na verdade era um grande objetivo, maior do que apenas purificar Judá e Jerusalém da idolatria. No verso 8 a Bíblia vai dizer que o objetivo de Josias era “purificar a nação e a Casa do Senhor”. E esta não é qualquer tarefa, não é qualquer missão, é um trabalho muito árduo. Remover pecados, purificar o povo e restaurar a Casa de Deus é algo que só alguém cheio do Espírito Santo, que ama a Deus e ao Seu povo consegue fazer! E o texto mostra claramente isso, porque a partir do verso 9 nós podemos perceber as tristes consequências do pecado, vamos analisar...


1) A restauração do Templo do Senhor

Era necessário fazer uma reforma no templo, pois por causa do pecado, da idolatria e da má influência do mundo, o povo de Deus transformou à casa de adoração ao Senhor em lugar de prostituição, colocaram imagens e fizeram altares a outros deuses, assim, profanaram à Casa de Deus.


Aplicação: Hoje, nós somos o templo e a Casa de Deus, Deus habita em nós, amém? Porém, temos que vigiar irmãos, para não permitir que o pecado entre em nossa vida e faça morada. Não podemos criar ídolos e estabelecer altares para outros deuses em nossa vida. Que o nosso coração seja um altar em chamas diante do Senhor nosso Deus.


2) A Palavra de Deus é encontrada

O povo estava em um declínio espiritual tão grande por causa do pecado, que eles haviam pedido a sua Bíblia (que naquele templo era a Lei de Moisés), a Palavra de Deus. Ou seja, eles não estavam vivendo mais em obediência a Deus, não estavam nem ai para a Sua Palavra. Veja, no verso 14 podemos ver que, a Palavra de Deus foi encontrada na reforma (se foi encontrada é por quê estava perdida), no momento em que distribuíam o dinheiro que traziam como oferta à Casa do Senhor. Ou seja, é semelhante a um crente que deixa a sua Bíblia encostada em algum canto na sua casa, e só pega para vir ao culto 1 ou 2 vezes por semana.


Aplicação: É isso o que o pecado faz irmão, tira o nosso interesse pela Palavra de Deus, em ler e meditar na Bíblia Sagrada. E quando isso acontece, e a pessoa começa a perder o interesse pela Palavra de Deus, ela passa a viver uma vida de desobediência e que desagrada a Deus. Sabe porquê? Porquê o único jeito de você viver em obediência a Deus é conhecendo à Sua vontade para nós, e nós só conhecemos a vontade de Deus para a nossa vida pela Sua Palavra!


3) O pecado atrai a ira de Deus

Depois que a Palavra de Deus é encontrada, ela é levada ao rei Josias, e começam a ler para ele algumas partes das Escrituras, ai sabe o que o rei Josias faz? Sabe qual é a reação dele? A Bíblia diz que ele rasgou as suas vestes e se humilhou diante de Deus (v. 18 e 19). Depois ele mandou que consultassem ao Senhor por ele e pelo povo, e Deus fala irmãos, Deus responde a Josias por meio da profetisa chamada Hulda. E sabe qual foi a resposta do Senhor?

A resposta do Senhor (v. 24 ao 28): “Porquê me desprezaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras de suas mãos, o meu furor será derramado sobre esse lugar (Jerusalém e seus habitantes). Contudo, quanto ao rei Josias o Senhor respondeu: “Considerando que o teu coração se comoveu e te humilhaste diante de Deus, ouvindo as suas palavras, e agiste com humildade diante de mim, e rasgaste as vestes e choraste na minha presença, eis que Eu também te ouvi, Morrerás em paz e os teus olhos não verão o mal que eu trarei sobre este lugar e seus habitantes!

Aplicação: Se você quiser ter a atenção de Deus, ser ouvido por Ele e receber suas bençãos, seja obediente, se humilhe perante a Sua presença!


4) O povo volta a celebrar e se alegrar diante do Senhor

Olha que condição espiritual triste em que o povo estava vivendo, eles profanaram a Casa de Deus, perderam à Sua Palavra, eram alvos da ira de Deus e não das bençãos e agora, no capítulo 35 percebemos que eles não estavam mais celebrando a Páscoa, ou seja, não estavam celebrando e se alegrando pelos grandes feitos de Deus em sua vida! Por ordem do Senhor a Páscoa deveria ser celebrada todos os anos como um memorial (recordação) para lembrar de como Deus de maneira poderosa e magnífica havia libertado o Seu povo da terra do Egito, da terra da escravidão. Hoje não é diferente, pois o pecado faz com que a gente perca a vontade de estar nos cultos celebrando ao Senhor, de adorar ao Senhor, de recordar o seu imenso poder com o qual nos libertou das garras do pecado e desse sistema mundano pelo qual estavamos aprisionados!


Aplicação: Não podemos deixar que o pecado nos faça esquecer de tudo o que Deus fez na nossa vida. Não podemos deixar de adorar e celebrar a Deus. Busque força no Senhor, tenha ânimo. A Palavra de Deus afirma: “A alegria do Senhor é a nossa força”. Amém?


CONCLUSÃO:

A conclusão de tudo isso que analisamos nesse texto é de que, precisamos, assim como o rei Josias, buscar e entregar o nosso coração ao Senhor, para que assim Ele nos capacite a reformar toda a nossa vida, a nossa mente, o nosso coração, e todo o nosso corpo, todos os dias, lançando fora o pecado, para que possamos viver uma vida de obediência a Deus todos os dias de nossas vidas! Amém?


Um comentário:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS