Filipenses 4:6 Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. 7 E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
São muitas as pessoas que vivem angustiadas, ansiosas e à base de medicamentos e calmantes por conta das pressões do dia a dia.
Almas atribuladas e destituídas de paz e descanso, inclusive pessoas abastadas e famosas, pois para as doenças da alma não há condição social ou faixa etária: do rico ao pobre, do famoso ao anônimo, da criança ao idoso, todos podemos ser atingidos em nossas emoções pelas violentas tempestades da vida, e adoecermos.
Síndrome do pânico, depressão, SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), palpitações, suores frios, angústias e perturbações da alma que desembocam no corpo, insônia, medo, sensação de insegurança, impressão de estar sendo perseguido, complexos os mais diversos... Enfim, são muitas as fontes de adoecimento e sofrimento da alma humana na contemporaneidade.
As pessoas buscam, por vezes, saídas por diversos caminhos: meditação transcendental, zen budismo, Yoga, tai chi chuan, sedativos e ansioliticos, filosofias, religiões, chás de ervas, dietas especiais, terapias as mais variadas e esdrúxulas... Tudo com o intuito de terem um pouco de paz e alívio.
Mas quem entende melhor as nossas angústias existenciais do que o nosso Projetista?
Quem sabe melhor onde está a raiz do problema dentro de nós, senão aquele que nos fez?
Quem pode nos curar mais plenamente a não ser o Deus que nos formou?
Ele conhece os nossos segredos e necessidades como ninguém mais conhece...
Agostinho de Hipona, teólogo do IV Século a.D., escreveu em seu livro "Confissões":
_ Nosso espírito andará inquieto, até que encontre descanso em Ti.
O Senhor toma a iniciativa e nos revela o "caminho das pedras" para vivermos a salvo dos excessos de inquietações desta vida e gozarmos de farta saúde emocional, especialmente quando o adoecimento possui causas emocionais e espirituais, ou seja, estão no âmago da alma humana.
Traumas, complexos e lesões emocionais podem ser evitadas, tratadas e curadas quando seguimos as orientações da voz de Deus:
_ Não estejais inquietos por coisa alguma:
Evitar, diligentemente, entregar-se às inquietações que nos assaltam, por mais lógicas, racionais e inevitáveis que pareçam.
Passar os dias remoendo inquietações _ principalmente sobre situações que ainda não aconteceram e talvez nunca aconteçam _ não trará para nós solução alguma. Pelo contrário...
_Antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e pela súplica, com ação de graças.
Falar com Deus sobre a situação muda tudo. Além de estarmos pondo pra fora o que está nos fazendo mal, precisamos entender que nosso Pai _ que nos ama e cuida de nós _ está nos ouvindo atentamente e tem total interesse em nos conceder a solução, e poder para tal.
Portanto, não é apenas uma questão de desabafo, mas de fazer uma tratativa com a Pessoa certa para que a situação, de fato, seja resolvida.
Nosso Pai agirá soberanamente e solucionará o conflito ao modo e tempo dele. Entendendo nós que o modo e tempo de Deus são os melhores possíveis. Louvado seja o Senhor!
Muitas pessoas naufragam nesta vida porque ainda não aprenderam o segredo de construir um relacionamento vivo, estável e duradouro com o nosso Criador, mediante Cristo Jesus.
_E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Uma promessa fiel!
O fruto de um relacionamento genuíno com Deus, pela fé em Cristo, é a paz de Deus preenchendo nossa alma de maneira indizível e protegendo nossos sentimentos em Cristo, produzindo, assim, a saúde emocional e espiritual que tanto precisamos para termos uma vida de qualidade.
Portanto, meu amado (a), entendendo estas coisas e nelas confiando, gastemos mais tempo com Deus em oração diária, contando tudo para Ele, em plena confiança de seu amor e poder.
Assim disse Billy Graham:
"Se eu pudesse voltar atrás, gastaria mais tempo com Deus em oração, adorando-o e dizendo-lhe o quanto o amo."
Entendamos que jamais haverá uma situação tão grave que nosso Pai não possa solucionar.
Tenhamos a plena convicção de que, após termos aprendido todas as lições que a situação que nos aflige traz consigo, o Senhor nos dará a vitória e a paz que nosso coração tanto deseja.
Que o Senhor nos abençoe e proteja.
Autor: Pr Alexandro Lopes
Pastor da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Não andar ansioso com coisa alguma é simplesmente confiar e descansar naquele que conhece cada uma das nossas necessidades.
ResponderExcluirAmém
Excluir