SALMOS 63: 1-3 DIZ "Ó Eterno, tu és o meu Deus e a ti eu busco dia e noite; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença numa terra árida, exausta e sem água. Recordo-me dos dias em que te contemplei no santuário, para me embeber de teu poder e de tua glória. Porquanto melhor que a própria vida é o teu amor leal e misericórdioso! Por isso, os meus lábios te exaltarão sobremaneira."
INTRODUÇÃO
Embora esse seja um lindo salmos, com palavras inspiradoras e que trazem edificação e enriquecimento para a nossa alma, precisamos saber que ele foi inscrito em um momento de muita angustia e aflição da vida de Davi.
DESENVOLVIMENTO
Todos nós sabemos que Davi adulterou com uma mulher chamada Batseba, filha de Eliã e esposa de Urias, servo do rei Davi (2 Samuel 11: 1-3). Mas não só isso, tentando emcobrir seu erro, planejou o assassinato do marido dela, um homem leal e inocente, que nada fez para merecer tudo o que sofreu. Contudo, isso não ficou encoberto aos olhos do Senhor que vê todas as coisas. Em 2 Samuel 12 a Bíblia diz que Deus envia o profeta Natã para repreender Davi, e esta foi a repreensão e o castigo de Deus a Davi:
2 Samuel 12:7 Então Natã revelou a Davi: “Esse homem és tu! E assim diz Yahweh, Deus de Israel: ‘Eu te ungi rei de Israel, Eu te salvei das mãos de Saul, 8 Eu te dei o palácio e as mulheres do teu senhor, eu te dei a Casa de Israel e de Judá, e se isso não fosse suficiente, Eu haveria acrescentado muito mais! 9 Sendo assim, por que desprezaste a Palavra de Yahweh, fazendo o que Eu reprovo? Tu mataste ao fio da espada o teu servo Urias, o heteu, e tomaste para teu prazer a esposa dele; sim tu mesmo o mataste por meio das armas dos amonitas e ficaste com a mulher dele. 10 Portanto, agora a espada jamais se apartará da tua casa, porquanto desobedeceste a minha Palavra e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que ela se tornasse tua mulher.’ 11 Assim diz Yahweh: ‘Na tua própria casa farei surgir a desgraça contra ti. Tomarei as tuas mulheres, debaixo dos teus olhos, e as darei ao teu próximo, que se deitará com as suas mulheres à luz deste sol. 12 Tu agiste às ocultas, mas eu cumprirei tudo o que hoje vos anuncio perante a face de todo o Israel e à plena luz do dia!”
2 Samuel 12: 7-12
Deus perdoou o pecado de Davi (2 Samuel 12:13), contudo, esse pecado lhe trouxe terríveis consequências, e o castigo que o Senhor proferiu pelo profeta Natã se cumpriu:
1º - O filho que BateSeba estava esperando no ventre, que era fruto desse pecado com DAvi morreu (2 Samuel 12: 14-18);
2º - Davi tinha três filhos: Absalão, Tamar e Amnom. Amnom se apaixonou por Tamar sua irmã de maneira doentia, ao ponto de tramar para violentar e abusar da sua própria irmã (2 Samuel 13: 1-14)
3º - Absalão quando soube o que Amnom fez com a sua irmã ficou revoltado, seu coração se encheu de ódio e tramou para matar seu irmão, e assim ele o fez (2 Samuel 12: 22-39);
4º - Absalão, seu próprio filho, tramou para usurpar o trono de Davi. Não apenas isso, ele tirou o trono, o palácio e as mulheres de seu pai, como o Senhor falou por meio do profeta Natã;
E foi nesse contexto perturbador que Davi escreveu este salmos, quando ele fugiu do seu próprio filho e foi em direção ao deserto da Judéia para salvar a sua própria vida. Aliás, me lembrei de um trecho de um lindo hino que se encaixa bem nesse contexto, que diz: "Os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação". E eu citei todo isso para que vocês compreendessem melhor quem é o autor e o estado em que ele se encontrava naquele momento.
Quem é o autor deste salmos? Davi!
Qual o seu estado? Angustia, tristeza e dor.
DAVI ANELA PELA PRESENÇA DE DEUS
Aqui Davi era um homem debilitado fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. O que estava acontecendo com ele aqui nada mais era do que a consequência do seu pecado, ele estava colhendo aquilo que havia plantado. Davi era um homem com sérios problemas em sua família, em sua casa, perdeu o conforto e a segurança do lar, na verdade é praticamente impossível descrever com palavras a angustia interior, de alma de Davi, mas observe comigo o verso 1 deste Salmos, ele diz:
"Ó Eterno, tu és o meu DEus e a ti eu busco dia e noite; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença numa terra árida, exausta e sem água."
Davi em meio ao deserto, poderia estar clamando a Deus para poder voltar para o conforto e a segurança da sua casa, pelo arrependimento e conversão do seu filho Absalão, poderia estar clamando a Deus para que o seu poder e a sua autoridade como rei fosse restaurada sobre todo o povo de Israel, mas não, o clamor de Davi era pela presença de DEus, veja essas frases que ele cita em sua oração no verso 1:
- "A ti eu busco dia e noite"
- "A minha alma tem sede de ti"
E lendo e meditando neste Salmos eu entendi o que se passava na mente de Davi, e percebi que a presença de Deus é a cura para toda a doença e a solução para todos os problemas! Esse era o entendimento de Davi, tanto que no final do verso 1 ele diz:
- "Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença"
Aqui está a chave para o entendimento dos sentimentos de Davi, do que ele está precisando? Refrigério. Ele está angustiado e afirma: "Todo o meu ser anela / anseia pelo teu refrigério". E ele sabe que esse refrigério não está no seu palácio, no poder, no dinheiro, nas suas belas esposas, ele sabe muito bem qual é a única fonte de onde podemos obter calmaria, paz, cura para a alma aflita, alegria... pois ele afirma: "Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença!" A cura na ferida de alma e o refrigério que todo o ser de Davi anela estava na presença de Deus!
Talvez seja isso o que eu e você ainda não entendemos, e por isso continuamos a sofrer e a nos angustiar por tanto tampo. Talvez os teus problemas familiares ou quaisquer outros problemas não serão resolvidos da maneira como você imagina. Davi tinha absoluta certeza de que o refrigério para a sua alma angustiada e aflita estava na presença de Deus, por isso ele afirmou:
- "A ti eu busco dia e noite"
- "Todo o meu ser anela pelo refrigério da tua presença"
Veja o que Davi escreve no Salmos de número 62 nos versos 1 e 2, ele afirma:
"Só em Deus está o descanso, ó minha alma: D'Ele vem a minha salvação. Só Ele é minha rocha e salvação, meu baluarte. Ele jamais me deixará desesperar!"
Ele mesmo afirma para a sua alma: "Só em Deus está o descanso! Só Ele é a minha rocha e salvação, meu baluarte! Ele jamais me deixará desesperar! Precisamos fazer como Davi, nos momentos de angustia falar para a nossa própria alma: "Só em Deus está o descanso!" Portanto buscarei a presença de DEus até que eu O possa encontrar.
Nós insistimos em tantas coisas supérfulas e banais, coisas que trazem nenhuma edificação! Porquê não insistir, lutar e perseverar em buscar a presença de Deus? Me diga: "O que há de mais precioso neste mundo do que a presença de Deus?"
POR CAUSA DESSA PRESENÇA MARAVILHOSA:
* Moisés já idoso subia a uma montanha inteira, até o cume, o pico, o ponto mais alto para se encontrar com Deus! (Êxodo 19:3)
* Jacó para conseguir um favor do Senhor teve que lutar com o próprio Senhor! (Gênesis 32: 22-32)
* Foi pela maravilhosa presença do Senhor que Moisés clamou, quando intercedeu pelo povo dizendo: "Se a tua presença não vier conosco, não nos faça sair daqui!" (Êxodo 33: 15)
SOBRE BUSCAR A PRESENÇA DE DEUS
* Nenhuma montanha é tão alta que nós não possamos subir para econtrar o Senhor nosso Deus;
Nenhum abismo é tão profundo que nós não possamos descer para nos encontramos com Ele;
* Nada é tão forte que nós não possamos enfrentar e lutar para nos achegarmos a Ele;
E o que o Senhor nos fala em Jeremias 29: 12-14? Ele mesmo afirma:
Jeremias 29:12 Então me invocareis e chegareis a mim para orar, e Eu vos darei toda a atenção. 13 Vós me buscareis e me encontrareis, quando me buscardes de todo coração. 14 Eu me deixarei ser encontrado por vós’, assevera o SENHOR, ‘e os conduzirei de volta do cativeiro, restaurando a vossa sorte. Então Eu mesmo os reunirei de todas as partes da terra para onde eu os dispersei e os repatriarei para o lugar de onde os deportei’, afirma o SENHOR.
Cativeiro: Naquele tempo, escravidão na Babilônia; hoje seria escravidão do pecado, angustia por causa da aflição e dor causado por algo deste mundo!
Restauração: Só o Senhor poder mudar a nossa situação!
E como Ele faz isso? A sua presença é suficiente! A presença de Deus é capaz de nos restaurar. E Ele está sempre nos convidando: "Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso" (Mateus 11: 28). Veja o que também está escrito em João 14: 27: "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que o vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amendrontar".
Meus irmãos, a solução do nosso problema e a paz que tanto precisamos, a cura para a nossa alma aflita, a calmaria e o verdadeiro descanso não está em outro lugar a não ser na Presença de Deus!
DAVI LEMBRA DOS TEMPOS DE INTIMIDADE COM DEUS (Salmos 63: 2)
Davi, um homem segundo o coração de Deus, que tinha um relacionamento com o Senhor, agora, estava lutando para buscar reconciliação com Deus por causa do seu pecado. Pois isso é o que o pecado faz, ele nos afasta da presença de Deus, como está Escrito:
"No entanto, são as vossas maldades que fazem separação entre vós e o vosso Deus. Os vossos pecados nublaram e esconderam de vós a face do Senhor, e por isso Ele não lhes dará ouvidos!" (Isaías 59: 2)
Existem muitas formas de se perder intimidade com Deus: o pecado, não buscar o Senhor diariamente de maneira perseverante, entristecendo-O...
# Não sei se todos vocês, mas com certeza alguns já tiveram a maravilhosa experiência de sentir a doce presença do Senhor!
Porém, a questão é: "A quanto tempo você não tem mais sentido mais essa presença de Deus em sua vida?" Por quanto tempo mais você continuará assim e você não fará nada?
Esse é o pensamento e a aflição de Davi no verso 2, vamos ler:
"Recordo-me dos dias em que te contemplei no santuário, para me embeber de teu poder e de tua glória." (Salmos 63: 2).
Davi, com saudades lembrava dos tempos em que sentia o poder e a glória de Deus em sua vida. Será que você lembra? Lembrar de momentos maravilhosos como esses nos momentos de aflições, nos dão força para lutar e reconquistar aquilo que de bom perdemos. Por isso, o profeta Jeremias, em um momento de angustia a aflição também declarou:
"Contudo, quero lembrar do que pode me dar esperança: A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, porque as suas misericórdas não têm fim; renovam-se plenamente a cada manhã! Grande é a tua fidelidade!" (Lamentações 3: 21-22).
Lembre-se da doce presença de Cristo, lute por ela para que a sua vida seja guiada pelo Espírito Santo de Deus e não pela carne. Ainda que na fraqueza, precisamos perseverar e lutar até o fim, correr a carreira que nos foi proposta para que no fim possamos receber a coroa da vida!
A GRAÇA DE DEUS É MELHOR DO QUE A VIDA (Salmos 63: 3)
Como podemos afirmar que a vida é boa se não tivermos o favor de Deus? Vida sem Deus não é vida, é estar em estado de morte. Somente a graça de Deus pode restabelecer a verdadeira vida que nos foi concedida pelo próprio Deus, cujo o propósito principal para o qual fomos criados é vivermos para a glória D'Ele. O conceito de graça que hoje nos é ensinado é "receber um favor imerecido", o que é um ótimo conceito. Porém, eu acredito que a graça de Deus é algo ainda maior, vai muito mais além, pois a graça de Deus, o seu amor leal, a sua misericórdia e tantas outras características que vem do Senhor são muito maiores do que imaginamos. Quer exemplos? Vejamos:
# Fomos reconciliados quando éramos inimigos
Romanos 5: 10 Ora, se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com Ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais no presente, havendo sido feitos amigos de DEus, seremos salvos por sua vida.
# Ele nos deu vida quando estávamos mortos em nossos pecados
Efésios 2: 1 Ele vos concedeu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados.
APLICAÇÃO: Recebemos de Deus por meio de Cristo tudo o que possuímos: A vida eterna, a sua presença, o seu amor, o seu cuidado e tantas outras bençãos. E nenhuma delas foi mérito nosso, tudo bondade de Deus por intermédio de Cristo, nosso Senhor!
# O maior de todos os exemplos de graça
1 João 4: 19 Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.
Você ama a Deus? Sim? Que bom que você O ama! Mas entenda que isso só é possível por que primeiro Ele te amou. E Ele nos amou quando não éramos absolutamente nada, quando estavamos longe D'Ele e éramos por natureza seus inimigos, destinados ao juízo e condenação eterna. Mas colocando tudo isso de lado, por seu grande poder, desfez as cadeias que nos prendia, venceu principados e potestades, venceu a morte na sua morte, livrou-nos de nossa condenação, nos trouxe justificação, nos deu uma nova vida em Cristo, que não está mais sujeita ao pecado, mas que vive para a glória de Deus, nos colocou no seu reino de amor, e nos concedeu algo ainda maior, uma promessa! Eu voltarei, disse Ele! Para que, onde Eu estiver, estejais vós também. Ou seja, viveremos para sempre em Sua doce e maravihosa companhia. Por isso, assim como Davi eu afirmo e creio: "A tua graça é melhor que a vida".
Por isso, os meus lábios te exaltarão sobremaneira! Louvador Seja Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!