quarta-feira, 9 de agosto de 2023

TEMA: O CRISTO REJEITADO

Estudo Bíblico

Tema: O Cristo rejeitado

Texto: Lucas 23: 13 ao 25




INTRODUÇÃO

    A palavra rejeitar pode significar "resistir, desprezar ou recusar algo ou alguém." Cristo foi rejeitado em todos os sentidos, Ele foi resistido, desprezado e recusado. E o ápice dessa rejeição está justamente nesse texto que lemos, que cita seu julgamento antes de sua condenação à cruz. A grande questão é: Será que foi apenas nesse momento que Cristo, o nosso Senhor e Salvador, foi rejeitado?


DESENVOLVIMENTO

    A rejeição causa feridas emocionais que são difíceis de lidar, só quem já sentiu a dor de uma rejeição sabe o quanto é difícil. Você já conversou com alguém rejeitado? Já teve que lhe dar com isso alguma vez? Encontrar pessoas com feridas emocionais causadas pela dor da rejeição não é difícil, difícil é encontrar pessoas que se importem com a dor do próximo, e queiram ajudar. Quer ver outra coisa difícil? É encontrar cristãos que reflitam sobre o desprezo e a humilhação que o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo teve que passar, por amor a suas vidas. O grande problema de hoje é que as pessoas só pensam em si, eu isso, eu aquilo... As pessoas não refletem sobre isso, de que Aquele que estava sendo rejeitado e humilhado perante os homens aqui nesse texto era o próprio Deus encarnado, Aquele que criou todas as coisas, o Salvador, o Redentor, o Santo, o Altíssimo estava sendo julgado e rejeitado por homens pecadores. Por isso, esse não foi qualquer julgamento.

    Em Isaías 53 está Escrito:

- "Pelo contrário, foi desprezado e rejeitado pelos homens, viveu como homem de dores, experienciou todo o sofrimento. Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma." (Isaías 53:3)

A partir desse texto podemos entender alguma coisas importantes, primeiro que, tudo o que Jesus passou já havia sido anunciado pelas Escrituras, e era necessário que se cumprisse. Na continuação do texto entendemos melhor o motivo de seus sofrimentos:

- "Mas, de fato, ele foi transpassado por causa das nossas próprias culpas e transgressões, foi esmagado por conta das nossas iniquidades; o castigo que nos propiciou a  paz caiu todo sobre ele, e mediante suas feridas fomos curados." (Isaías 53:5)

Portanto, ao lermos esse texto entendemos por nossa causa foi necessário que Ele passasse por todo esse sofrimento, a fim de que, por intermédio de suas feridas pudéssemos ser curados. Nós estávamos perdidos, andávamos como ovelhas desgarradas, sem um direcionamento correto, caminhávamos para o abismo, porém, Deus nos amou de uma maneira tão maravilhosa que enviou Seu Filho ao mundo, para que fossemos salvos por meio de seu sacrifício. Quem N'Ele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado! E não há outro caminho que conduza à Salvação, não há outro nome pelo qual nós podemos ser salvos a não ser pelo Nome de Cristo Jesus.


O CRISTO REJEITADO

    Quando olhamos para esse texto de Lucas 23 e vimos o quanto Cristo foi rejeitado e humilhado, o que vêm a sua mente? Será que o que passamos é pior do que a dor que o nosso Senhor e Salvador passou? A verdade é que do início ao fim, Jesus foi rejeitado! E quando eu digo do início ao fim eu quero dizer realmente fim, pois Cristo continua sendo rejeitado hoje, e até o fim dos tempos Cristo será rejeitado! A grande dúvida é: "Será que esse Cristo, que é maravilhoso, está sendo rejeitado por você? E até quando Ele continuará sendo rejeitado?" Durante o seu ministério, Cristo também foi rejeitado, vejamos algumas situações:

# Jesus foi rejeitado pelos Samaritanos (Lucas 9: 51-56)

# O jovem rico rejeito a Palavra de Cristo (Lucas 18: 18-25)

# Muitos discípulos deixam Jesus (João 6: 60-71)

# Rejeitado pelas autoridades (João 7: 45-53)

# Tentaram matar Jesus (João 11: 45-57)

# Judas trai JEsus (João 13: 18-30)

# Pedro nega a Jesus (João 13:36-38, João 18: 15-27)

Porém, gostaria de enfatizar que Cristo continua sendo rejeitado hoje, e o pior, Ele é rejeitado pelos incrédulos e também pelos próprios cristãos. Como? Sério que você não sabe? Vejamos:


Cristo rejeitado pelos incrédulos:

A Palavra do Senhor nos adverte que:

- "E o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más." (João 3: 19)

    Jesus continua sendo rejeitado hoje pelos incrédulos quando esses ouvem a Sua Palavra, o Evangelho de Cristo, mas não aceitam. Mas porque rejeitar a Salvação de um Deus tão amoroso? As pessoas rejeitam a mensagem de Cristo simplesmente por que amam as trevas, preferem viver em seus pecados, satisfazendo seus desejos carnais e depravados, suas vontades e vícios. Por isso está Escrito aqui que os homens amaram mais as trevas do que a luz. Quando o Evangelho de Cristo está sendo anunciado, é como se o próprio Deus estivesse fazendo um convite para a salvação. É como se Deus estivesse aqui agora dizendo: "Arrependa-se dos seus pecados, creia no meu Filho e seja salvo." Mas na sua grande maioria, as pessoas rejeitam. Elas amam as trevas, preferem se manter em suas tradições pecaminosas que os conduzirão ao inferno! Aceitar a Cristo? Ser crente? Passar para a lei dos crentes? Saiba que no inferno você terá tudo aquilo que você tanto amou nesta vida, lá, no inferno terá as mulheres que você desejou ter, terá as bebidas, o dinheiro, os prazeres... mas você não poderá usurfruir de nada. No inferno haverá dor e ranger de dentes, nada de prazer! Você vai apanhar, você vai queimar, você será comido e sentirá a dor de ser devorado vivo por um bixo que nunca morre. Tudo isso porque Deus te amou, Deus quis te salvar, mas você rejeitou a salvação por amar mais as trevas! Você vai ousar continuar rejeitando o Filho de Deus?


Cristo rejeitado pelos crentes:

A Palavra do Senhor nos adverte que:

- "Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo." (1 João 2: 15-16)

Eu poderia acrescentar aqui o texto de Mateus 6, que diz:

- "Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6: 33)

Será que nós que somos cristãos, não estamos rejeitando a Cristo quando colocamos o seu reino em segundo lugar? Quando estamos priorizando as coisas deste mundo e esquecemos de tudo aquilo que Deus nos concedeu por meio de Cristo? Vamos, seja sincero: Qual a primeira coisa que você pensa e faz quando acorda? A sua correria do dia a dia é para quê? Quantas vezes ao dia você lembra de ler a Palavra? Quanto tempo de oração você tira diariamente? Todos os dias Cristo está sendo rejeitado pelos incrédulos e pelo seu próprio povo que coloca a sua Lei de lado para dar ouvidos ao mundo! Na continuação do texto o apóstolo afirma:

- "Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1 João 2:17)

E agora, você vai continuar rejeitando ao seu Senhor? Ou dará mais ouvidos a Sua Palavra?


Voltando para o texto

    Observe no texto que Jesus estava entregue nas mãos de Pilatos, para ser julgado como um criminoso. Quando Pilatos demonstra sua intenção de soltar Jesus por não encontrar N'Ele crime algum, o povo clama junto com seus líderes, e por três vezes eles gritam exaltados: Acaba com este! Crucifica-0, crucifica-O... O que Ele fez para passar por tudo isso? Ele apenas nos amou. Eis ai o maior crime da humanidade, a condenação injusta do Ser mais justo da história. Mas tudo isso era necessário, veja, por mais que Ele (Jesus) estivesse entregue nas mãos de Pilatos, Pilatos não teria alguma autoridade sobre Ele se do céu não lhe fosse concedido, pois o próprio Cristo afirma:

- "Ao que Jesus lhe afirmou: "Não terias qualquer poder sobre mim, se não fosse dado de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado ainda maior." (João 19: 11)

O próprio Jesus sabia de sua missão e entendia ser necessário, pois Ele mesmo declara aos seus discípulos:

- "E Jesus, chamando à parte os Doze, lhes revelou: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas sobre o Filho do homem se cumprirá. Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, e depois de muiuto açoita-lo, o matarão. Contudo, no terceiro dia Ele ressucitará!" (Lucas 18: 31-33)

Jesus foi à cruz por Sua própria vontade, para cumprir as Escrituras e para que o plano da redenção fosse cumprido. Pois o plano da salvação de Deus está Escrito antes mesmo da fundação do mundo! Pois está Escrito:

- "Todos os habitantes da terra adorarão a Besta, ou seja, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro, que foi imolado desde a criação do Universo." (Apocalipse 13: 8)

E não apenas isso, podemos ter a convicção do plano de Deus para a nossa Salvação, e entender que de fato Jesus é o Cristo quando continuamos a ler em Isaías 53 sobre esse grande amor e o seu resultado, que diz:

- "Contudo, foi do propósito de Deus, torturá-lo e fazê-lo passar por toda a dor. E, embora o Senhor o tenha feito como oferta pelo pecado da humanidade, ele verá a sua posteridade, prolongará os seus dias para sempre, e a vontade de Deus prosperará em suas mãos. Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito; mediante a sua sabedoria, o meu Servo, o Justo, justificará a muitos e tomará sobre si mesmo as más obras dos seres humanos." (Isaías 53: 10-11)

Por mais que seja dolorido ler esse texto de Lucas 23 e ver a injustiça que o meu Senhor sofreu, nós que somos salvos devemos nos alegrar, por que Ele fez tudo isso por nos amar. Mas infelizmente, esse imenso amor continua sendo rejeitado ainda hoje. Contudo, lançarei a boa notícia, agora mesmo, se vocês abrirem seus corações para Deus, e receberem a Jesus como único Senhor e Salvador de suas vidas, Ele entrará pela porta de seu coração, e lhe salvará com grande poder e glória!


Autor: Jefferson Guilhermino de Sousa
Presbítero na Missão Evangélica Pentecostal do Brasil
Atua como pastor na MEPB em Santa Cruz / PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS