sábado, 6 de julho de 2024

LOUVOR Á ONISCIÊNCIA DE DEUS - SALMOS 139:1-16



Onisciência: É um atributo incomunicável de Deus. Os atributos são perfeições de Deus, a partir dele temos condições de deduzir que tipo de ser Deus é. Por exemplo, o apóstolo João 4:8 diz que Deus é amor, e o amor também é um atributo de Deus, e isso nos ajuda a entender sobre que tipo de ser Deus é, e Deus é amor, pois isso faz parte de seu Ser, da sua essência como Deus. Mas, nos Salmos 139 o atributo destacado é a onisciência, mas que atributo é esse? Esse atributo revela o conhecimento abrangente de Deus, ou seja, o conhecimento infinito de Deus, Ele, sendo Deus, conhece todas as coisas. E só Ele, por ser Deus possui esse atributo, por isso ele é incomunicável.

    Deus sabe exatamente o que acontece em cima nos céus, embaixo na terra, debaixo das águas, no mais profundo abismo, nas densas trevas, o que os reis fazem ou deixam de fazer, o que os reinos ou nações fazem; não há absolutamente nada que Deus não conheça. Mas, nos Salmos 139 esse conhecimento abrangente de Deus não está relacionado a essas coisas, mas sim especificamente sobre mim e sobre você, sobre como Deus nos conhece profunda e intimamente, e a partir dessa texto saberemos que Deus nos conhece mais que a nós mesmos.

VERSO 1: Ó SENHOR, TU EXAMINAS MEU CORAÇÃO E CONHECES TUDO A MEU RESPEITO.

    O salmista já no verso 1 nos diz que Deus é aquele que "examina o nosso coração", Deus conhece o coração de cada um de nós. E isso implica dizer que o Senhor conhece e sabe bem quais são as intenções do nosso coração, os nossos sentimentos, o que nos motiva, o que nos entristece, o que nos alegra, aquilo que nos satisfaz, pois, todos esses e tantos outros, são sentimentos que existem dentro do nosso coração, e somente Deus além de nós mesmo pode saber o que se passa no interior do nosso ser. Porque examinar o coração é enxergar o mais profundo e íntimo do ser humano, vejamos esse exemplo:

1 Samuel 16:7 ...o Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. as pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração.

Esse texto tem muitos ensinamentos importantes, mas gostaria de destacar a limitação humana em examinar e julgar e a perfeição de Deus que enxerga além daquilo que os olhos dos homens podem enxergar, pois o Senhor vê o coração. Por isso que, muitas vezes os homens erram e falham em seus julgamentos, pois em suas limitações, não conseguem enxergar o íntimo do coração do homem. Mas Deus não, Ele é perfeito em nos julgar, pois como o texto diz "o senhor olha para o coração", e é por isso que no final do 1 do Salmos 139 o salmista afirma: "...conheces tudo a meu respeito". Precisamos entender que os olhos do Senhor estão sempre sobre a nossa vida, em cada momento, em cada instante.

Provérbios 15:3 Os olhos do Senhor estão em todo lugar; observam tanto os maus como os bons".

Hebreus 4:13 Nada, em toda a criação, está escondido de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante de seus olhos, e é a Ele que prestaremos contas.

Deus conhece tudo a nosso respeito. O pastor humano não, o conjugê não, o melhor amigo ou amiga não, nem mesmo o pai ou a mãe que conhece desde o nascimento; mas Deus nos conhece muito bem, e mais do que a nós mesmos.


VERSOS 2 AO 4: COMO DEUS PODE NOS CONHECER TÃO BEM?

    O salmista diz que Deus nos vê e sabe quando nos sentamos ou nos levantamos, conhece nossos pensamentos, nos vê quando viajamos ou descansamos, sabe tudo o que fazemos; também afirma que Deus sabe o que falamos antes mesmo das palavras sairem da nossa boca, Ele está há nossa frente e está conosco; a sua poderosa mão está sobre nós. E isso é tão maravilhoso, que o salmista declara:

Salmos 139:6 Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim; é grande demais para eu compreender!

E essa afirmação do salmista também cabe a nós, pois muitas vezes a nossa mente limitada não consegue compreender e entender que Deus está sempre presente, e que por isso Ele nos conhece muito bem. Quantas vezes nós não questionamos e oramos ao Senhor em meio a nossas tristezas, achando que Deus não está conosco, seja porque não sentimos, ou por causa de alguma situação difícil que estamos vivendo, e assim como o povo de Israel, declaramos: O Senhor nos abandonou. Paulo também afirma algo parecido com esse salmos, ele declara:

Romanoss 11:33 Como são grandes as riquezas, a sabedoria e o conhecimento de Deus! É impossível entendermos suas decisões e caminhos!

Mas na verdade, Ele sempre está conosco, seus olhos estão sempre nos contemplando. Mesmo que isso seja difícil de compreender, Ele está presente.


VERSO 7: É IMPOSSÍVEL ESCAPAR DO TEU ESPÍRITO; NÃO HÁ COMO FUGIR DA TUA PRESENÇA

    Porque será que pensamos que Deus não está conosco? Ou que Ele nos abandonou? Podemos chegar a conclusão de que, pensamos assim porque a nossa mente limitada não consegue entender a imensidão do nosso Deus. E na verdade, podemos ter plena convicção de que, não é que Deus não está lá ou Ele tenha nos abandonado, a verdade é que "somos nós que não temos como fugir ou escapar da sua presença!" O Salmista é bem claro quanto a isso. Vejamos o que ele afirma, ele declara: se eu subir aos céus, ou descermos ao mundo dos mortos, lá tu estás. Do amanhecer ao por do sol, ali a tua mão me guiará e a sua força me sustentará; nem mesmo as mais densas trevas podem nos ocultar dos olhos do Senhor, porque para Ele as trevas e a luz são as mesmas coisas....

    O profeta Jonas tentou fugir da presença de Deus, e o que o Senhor fez com ele? Deus o levou para as profundezas do oceano, e lá, onde ele não pudia escapar, e nenhum olho humano poderia enxergar, Deus o via e ouviu a sua oração de arrependimento. Não há dúvidas de que o Senhor nos vê quando ninguém está vendo, não há dúvidas de que o Senhor está conosco, onde ninguém mais estará; Ele sempre nos contemplará e nos ouvirá, não importa onde, é impossível fugirmos de sua presença.


VERSOS 13 AO 18: DEUS NOS CONHECE INTIMAMENTE

    A partir do verso 13 o salmista vai louvar a Deus pela forma extraordinária pela qual Deus o criou. O texto afirma que Deus já nos conhecia quando ainda estávamos sendo tecidos no ventre da nossa mãe. E na verdade, embora o texto deixe isso bem claro, sabemos que Deus já nos conhecia bem antes. Vejamos o texto de Jeremias 1:

Jeremias 1:5 Eu o conheci antes de formá-lo no ventre de sua mãe; antes de você nascer, eu o separei e o nomeei para ser meu profeta às nações.

Embora nesse texto, Deus esteja se referindo ao profeta Jeremias e ao seu chamado, isso também se aplica a nós. Pois a Palavra de Deus é muito clara quando nos diz que Deus já nos conhecia desde a eternidade, antes da criação de todas as coisas, vejamos o que Paulo diz:

Efésios 1:4 Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele.

Mas não apenas isso, o salmista vai declarar:

Salmos 139:16 ...cada dia da minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia.

E embora isso nos cause espanto (pelo menos em mim causa), saber que Deus conhece cada um de nossos passos nos dá uma grande e maravilhosa certeza: "Deus tem o controle completo da nossa vida!" E isso para nós é motivo de esperança e de entendermos que nos dias bons e nos dias difíceis, o Senhor está no controle de tudo. Portanto, nos alegremos, não importa a situação, Deus sempre estará presente conosco, Ele cuida de nós.


Deus os abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS