segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

O CRISTÃO E O CARNAVAL (Romanos 12.2)

 ESTUDO BÍBLICO 

Tema: O cristão e o carnaval 

Texto base: Romanos 12.2


Romanos 12:2 E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.


O CARNAVAL

O carnaval teve seu início na região sul da Europa entre os membros do catolicismo. Segundo algumas pesquisas, alguns católicos realizavam festas e aproveitavam para comer bastante carne, pois sabiam que, logo após vírus o período da quaresma, onde não poderiam degustar/comer carne até o fim daquele período. Conforme a história do carnaval, essa celebração pode estar relacionada a algumas festas de origem greco-romana dedicada ao deus do vinho Baco (ou Dionísio, para os gregos). Nestes eventos, as pessoas costumavam embriagar-se, comer muito e entregar-se aos prazeres da carne. Aqui no Brasil, o carnaval é um período muito festejado e comemorado, e pessoas do mundo todo vem ao Brasil para participar desse “período festivo".


O que acontece nesse período de carnaval?

- Muitas comidas e principalmente bebidas

- Músicas profanas e danças sensuais

- Homens se vestem de mulher e mulheres se vestem de homem

- Imoralidade sexual

- Transmissão de doenças sexualmente transmissíveis 

- Idolatria 

- Gravidez indesejada

- Por consequência acontecem vários abortos

- É por consequência também muitos assassinatos de inocentes

Ou seja, o que é o carnaval de fato? O carnaval é um período onde os homens carnais satisfazem os seus mais íntimos e profundos desejos imorais, pecando contra Deus e atraindo para si cada vez mais a Ira de Deus. Sendo assim, entendemos que o carnaval faz parte do sistema caído deste mundo corrompido que jaz no maligno.


MAS E NÓS QUE SOMOS CRISTÃOS, COMO DEVEMOS NOS COMPORTAR DIANTE DE ALGO ASSIM?

O apóstolo João em 1 João 2. 15 e 16 afirma e exorta dizendo:

1 João 2:15 Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.

O apóstolo João fala aqui de um amor que não vêm do Pai, que é o amor ao mundo, e ele afirma claramente que essas pessoas que amam o mundo e se deleitam nele não tem o amor de Deus,  o amor do Pai. E no verso 16 ele cita 3 (três) exemplos de coisas que existem no mundo que não vem de Deus, são coisas mundanas, cobiçadas pelos carnais que não tem o amor de Deus, são elas:

1. As paixões da carne;

2. A cobiça dos olhos;

3. A ostentação de bens;

Não vou me aprofundar como gostaria nesses 03 exemplos de coisas que existem no mundo, mas gostaria de afirmar a vocês que essas 03 coisas estão inseridas no carnaval da seguinte maneira:

1. As paixões da carne, devemos entender que lidamos com isso todos os dias, a carne luta contra o Espírito ( Galatas 5.17 ), contudo, no período do carnaval a depravação fica mais evidente, a imoralidade, os piores e mais íntimos desejos obscuros e pecaminosos do homem caído são revelados.

2. A cobiça dos olhos, aqui a lascívia ganha mais força, pois é nesse período carnavalesco em que a sensualidade é usada de maneira errada e sem domínio próprio. Pessoas em todos os lugares andando praticamente nuas tornam-se alvo e instrumento de cobiça e desejo dos olhos de pessoas depravadas. O Senhor Jesus falou certa vez:

Lucas 11:34 São os teus olhos a luz do teu corpo; se teus olhos forem humildes, todo o teu corpo será cheio de luz. Porém se teus olhos forem malignos, todo o teu corpo estará tomado pelas trevas.

3. A ostentação de bens, é principalmente em períodos como esse em que as pessoas que pouco têm ostentam como se tivessem enganando a si mesmos, e aqueles que têm revelam onde está o seu coração, pois a Palavra nos revela:

Mateus 6:21 Porque, onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.

Onde você acha que está o coração dessas pessoas? Em qualquer outro lugar, menos diante de Deus! E é exatamente por isso que João  diz: “Não ameis o mundo e nem o que há no mundo...”.

Já o apóstolo Paulo aqui em Romanos exorta dizendo: “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo...” no sentido de que nós que somos cristãos não podemos tomar a forma desse sistema mundial corrupto, não podemos permitir que a nossa vida seja levada pela correnteza deste mundo, antes que a nossa vida esteja nas mãos de Deus, e que assim, vivendo na dependência do Senhor, Ele venha nos moldar conforme a Sua vontade, para que assim como Paulo disse:

Romanos 12:2c - para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A Palavra do Senhor nos ensina que a nossa vida é semelhante a “vasos de barros nas mãos do Oleiro", podemos aprender isso claramente em Jeremias 18 que diz:

Jeremias 18:6c - “Eis que, como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó Casa de Israel!

Contudo, voltando para o texto, o apóstolo Paulo quando exorta dizendo: “E não vos amoldeis ao sistema desse mundo, no contexto de forma geral, ele ensina que a nossa vida deve ser vivida como uma oferta de louvor a Deus, apresentando a nossa vida, nosso corpo e membros ao Senhor, pois no verso 1 ele diz:

Romanos 12:1 Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual.

É exatamente essa orientação que temos da parte de Deus através da Sua Palavra, e se de fato amamos a Deus nós seremos obedientes. Pois os carnais e desobedientes ofertam o seu corpo e seus membros ao pecado, porém, quanto a nós, a Palavra de Deus exorta: “ofereçam o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”, e em outro texto, o apóstolo Paulo falando ainda sobre o nosso corpo como sendo o “santuário de DEUS” ele diz: 

 1 Coríntios 6:19 Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos?

Para finalizar, é importante frisar que, assim como “a igreja do Senhor Jesus e o mundo não se misturam/combinam”, da mesma forma “O cristão é o carnaval não combinam”. A não ser nos seguintes contextos:

Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura (Marcos 16. 15 ao 18)

Vós sois a luz do mundo (Mateus 5.14)

Uma porta grande e eficaz (1 Coríntios 16.9), no sentido de aproveitar a opor como estratégia para evangelizar. 

Fora isso, o que sobra para nós que somos cristãos é o que está escrito em Apocalipse 18.4 quem diz:

Apocalipse 18:4 Então, ouvi uma outra voz dos céus que exclamava: “Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes das pragas que a atingirão!


Deus os abençoe!


2 comentários:

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS