quarta-feira, 14 de abril de 2021

VIVENDO PARA A GLÓRIA DE DEUS (1 CORÍNTIOS 10: 31 - 33)


1 Coríntios 10:31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. 33 Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.


INTRODUÇÃO:

Essas instruções dadas pelo apóstolo Paulo à igreja do Senhor em corinto são muito importantes para nós hoje, que fazemos parte da igreja do Senhor no século XXI.


DESENVOLVIMENTO:

Essa primeira carta de Paulo dirigida a igreja em Corinto é eminentemente de ordem prática-doutrinária e trata de problemas espirituais e morais como se fosse um manual de teologia pastoral. Até porque naquele tempo a cultura e imoralidade sem limites faziam parte da religião local como forma de expressão e cultos aos deuses de Corinto. Naquela região, Corinto tinha 12 grandes templos, sendo que um dos mais infames era dedicado à Afrodite, deusa do amor. Bem, diante de uma região tão idólatra e depravada, Paulo tinha que ser clara e objetiva nessa carta doutrinária, até porque, o único jeito de combater heresias e a mentira é através de uma teologia verdadeira e pura, e é exatamente o que Paulo faz escrevendo essa carta.


APLICAÇÃO: Hoje, apesar de culturas diferentes vivemos tempos semelhantes: idolatria, depravação, divisões, falsos ensinos e etc... E o único jeito de vencermos esse mundo e suas paixões é ouvindo e vivendo uma teologia saudável, uma teologia verdadeira e pura. E essa teologia não é encontrada em qualquer lugar, é por isso que é importante frisar: não busque uma denominação mais perto da sua casa, busque uma denominação mais perto da Bíblia! A teologia saudável tem como fonte o evangelho de Cristo Jesus!


Trazendo um pouco o contexto para que possamos entender melhor o texto, nos capítulos anteriores Paulo nos traz ensinamentos importantes, como:

Não ser arrogante 

Combater a imoralidade na igreja

Julgamentos cristãos 

Nosso corpo como santuário de DEUS

Vida conjugal

Solteirice e etc...


Mas pagando aqui do capítulo 10 que é o capítulo que estamos estudando, o Apóstolo Paulo nos exorta trazendo como exemplo os nossos antepassados, aqueles que saíram da escravidão do Egito. Paulo diz no verso 1 que não podemos ignorar que todos eles estiveram debaixo da nuvem e todos passaram pelo mar. Ou seja, eles viram com seus próprios olhos o poder de Deus que os libertou da escravidão, e agora todos eles estavam debaixo dos cuidados de Deus. E ele continua dizendo que “em Moisés” todos eles foram batizados, ou seja, todos sem exceção viram e experimentaram os milagres de Deus. Todos comeram do mesmo alimento espiritual, beberam da mesma bebida espiritual. 


APLICAÇÃO: Porém sobre nós hoje veio algo muito mais excelente, porque eles receberam tudo isso em Moisés, mas nós recebemos maior recompensa em Cristo Jesus. Jesus é o nosso alimento espiritual, Ele é o pão da vida, Ele é a fonte de águas vivas, Ele é a rocha que nos sustenta!


Porém, a partir do verso 5 Paulo deixa claro que “Deus não se agradou da maioria deles" e por isso eles pereceram. E Paulo diz que tudo isso nos serve de exemplo, para que nós não venhamos morrer cobiçando o que é mal como eles fizeram (verso 5 e 6). Então, Paulo vai exortar a igreja os trazendo como exemplo, dizendo:


Não vos torneis idólatras, como alguns deles foram; (verso 7)

Não nos entreguemos à imoralidade; (verso 8)

Não coloquem à prova a paciência de Cristo; (verso 9)

E não vos entregueis à murmuração; (verso 10)

Então vem nos versos 11 e 12 a advertência Paulina para a igreja quando ele diz que tudo isso aconteceu e foi escrito como advertência para nós sobre quem o final dos tempos já chegou (verso. 11)! Depois dessa afirmação de Paulo, a pergunta correta aqui é: o fim dos tempos chegou para nós? Segundo alguns teólogos, o fim dos tempos ou os últimos dias começaram logo após a morte, ressurreição e Ascenção de Jesus Cristo. Dessa forma e também segundo essa afirmação de Paulo podemos dizer que sim, nós vivemos os últimos dias. Então, depois de nos trazer esse entendimento, o Apóstolo Paulo no verso 12 nos faz mais forte advertência: 

  1 Coríntios 10:12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!


Então, no verso 13 Paulo diz que as tentações que sofremos são comuns a todos os homens, e que Deus não permite que sejamos tentados além daquilo que podemos resistir. Antes, junto com a tentação proverá um livramento para que possamos suportar. E que livramento é esse que Deus provê ao homem? Em Hebreus 2:18 diz:

Hebreus 2:18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Depois disso Paulo vai falar sobre a “ceia do Senhor e a ceia dos demônios (1 Cor. 10: 14-22)”, logo em seguida ele fala sobre os “limites da liberdade cristã (1 Cor. 10: 23-30)”. E agora vamos entrar no texto em que lemos, que são os versos 31, 32 E 33.

Verso 31: Fazei tudo para a glória de Deus.

Contextualizando, nos versos anteriores Paulo fala que nós cristãos que comemos do pão e bebemos do vinho, ou seja, somos participantes da ceia do Senhor, temos comunhão com Ele, não podemos viver como pagãos, como idólatras, provando das coisas do mundo. Pois, ninguém pode beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios (v. 21); dessa forma estaremos provocando o Senhor (v. 22). Ninguém pode servir a dois senhores (Mt. 6:24). Depois, a partir do verso 23 Paulo fala sobre “liberdade”, tudo é permitido, mas nem tudo convém. O resumo é que devemos viver  com sabedoria, viver uma vida que agrade a Deus e que edifique a igreja do Senhor. 


Verso 32: Não ser motivo de tropeço

É justamente por isso que Paulo diz que não devemos ser motivo de tropeço para ninguém,  e como eu faço isso? Vivendo para a glória de Deus, com sabedoria, no temor do Senhor e sem envergonhar o Evangelho. 


Verso 33: Paulo agora dá o exemplo

Inicialmente Paulo traz o exemplo dos antigos para que nós não venhamos fazer ou cometer os mesmos erros, mas agora, ele traz o exemplo de si mesmo para a igreja de Corinto, agora de maneira diferente, não para que a gente não cometa os mesmos erros, mas agora, para seguir o exemplo, mais especificamente a do apóstolo. Ele diz:

Eu procuro agradar a todos;

De todas as maneiras possíveis; 

Não está em busca do seu próprio bem;

Procura o bem de muitos;

A finalidade: para que sejam salvos!


Esse exemplo, esse modo de viver está faltando para nós! Na verdade isso está faltando em todo lugar. As pessoas se tornaram muito egoístas, olham apenas para si mesmos, buscando sempre seu próprio bem, tirar proveito ou vantagem quase sempre de alguma situação. E acabam esquecendo e transgredindo os ensinamentos de Cristo, que muito nos ensinou a amar o próximo, que muito nos ensinou sobre o próximo: 

João 13:34 "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

João 15:12 O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Tiago 2:8 Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente.

Mateus 5:43 "Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

1 Pedro 4:8 Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.

1 João 3:15 Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. 16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.


Amados, devemos exercer essa doutrina bíblica em nosso meio, o amor mútuo, o cuidado, a preocupação, o carinho, dar a devida importância pelas vidas, esse é o ensinamento de Jesus para nós, não devemos escolher a quem fazer o bem, visto que o próprio Senhor disse: Eu porém vos digo: amém os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. Se nós devemos agir dessa maneiras com os inimigos e com aqueles que nos perseguem, quanto mais aqueles a quem amamos? Aos irmãos em Cristo. Então, aprendendo com Paulo e com a palavra de Deus, que todos nós venhamos procurar agradar a todos, buscando o bem de todos.

Deus abençoe! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS