Guarde no coração:
“Quanto amo a tua lei! É A minha meditação, todo o dia!” (Salmos 119.97)
I) Como você deve ler a Bíblia?
A primeira coisa necessária para que você tenha orientação divina pela leitura bíblica é a conversão. Nela o Espírito Santo vem habitar em você, e é Ele quem irá ajudá-lo a entender e obedecer ao que lê.
João 14:26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
1 Coríntios 2:13 Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais.
A segunda é o espírito de humildade. A bíblia deve ser lida com espírito de submissão, isto é, com toda disposição para obedece-la.
Mateus 7:24 "Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. 26 Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".
A terceira é começar a leitura com oração. Assim fizeram os servos de Deus no passado. Veja como orava o salmista:
Salmos 119:18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.
Tiago 1:5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. 19 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
A leitura bíblica deve ser feita com toda reverência, pois, nas suas páginas, Deus fala com você. É necessário que haja também um profundo interesse, vontade mesmo de aprender com o propósito de obedecer. É preciso ler com inteligência, meditando no que se lê, buscando alimento para a alma, procurando fixar os ensinamentos, nunca desprezando a atuação do Espírito.
Um bom exemplo de como devemos ler a Palavra é o exemplo de Daniel, vejamos:
Daniel 9:2 No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos. 3 Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.
II) Escolha o horário certo
A bíblia é o pão nosso de cada dia. O melhor é ter uma hora certa para estar com o Mestre. É a chamada hora devocional, ou hora tranquila, ou hora com Deus. Estar com Deus exige tempo. A escolha do horário varia com as suas circunstâncias, mas esse tempo deve:
Ocupar prioridade sobre qualquer outro programa (Salmos 119.72)
Ser tempo conveniente: manhã (Sl. 5.3), tarde (Sl. 141.2) ou noite (Lc. 6.12)
Ser observado fielmente, mesmo nos feriados e domingos (Dt. 17.20)
Se Jesus, que era o próprio Deus, sentia necessidade de abrir espaço na sua agenda para estar com o Pai, imagine você!
III) Escolha um ambiente certo
Além de ter um horário, você deve ter um lugar apropriado para a sua leitura bíblica. Essa leitura requer tranquilidade, quietude, ambiente adequado. Ler a bíblia com outras distrações é mostrar irreverência para com Deus.
Marcos 1:35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.
Jesus deixou esse exemplo, siga-o!
IV) Escolha os métodos certos
A bíblia deve ser lida sistematicamente. Alguns costumam ler um capítulo por dia; outros leem três, para poder ler em um ano. É interessante começar pelo Novo Testamento e depois passar para o Antigo Testamento. É mais vantajoso ler um texto menor, para um maior aproveitamento.
Outra prática importante é a memorização de versículos. Memorizar versículos é gravar 100% o texto. É guardar a Palavra na mente, mas ela deve ser guardada também no coração. No Salmos 119.11 O salmista diz:
Salmos 119:11 Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Outro passo é estudar a bíblia e não somente ler. Estudar é mais do que ler. Para isso, conheça as quatros leis do estudo bíblico:
1°) Observação: Você deve ler o texto até se familiarizar com ele e procurar resposta para pelo menos seis perguntas, como:
• Quem? (Sujeito)
• O quê?
• Quando?
• Onde?
• Como?
• Por quê?
Vamos praticar um pouco? Vamos analisar o texto de Mateus 16.13 ao 14 :
Quem é o sujeito principal do texto? Jesus.
O que Ele fez? Uma pergunta.
Quando? Quando chegou na Região de Cesárea de Filipe.
Qual a pergunta? Quem as pessoas dizem que o Filho do homem é?
Porquê? Para que Ele fosse glorificado pela revelação do Pai a Pedro (v. 15)
2°) Interpretação: Você vai procurar entender o que leu, esclarecer o texto, descobrir o sentido de tudo o que observou. Por exemplo:
Você vai ter que buscar entender no texto de Mateus 16. 13 ao 14 de o porque Jesus ter feito aquelas duas perguntas aos discípulos, e analisar a resposta deles para chegar a um melhor entendimento. Observações importantes:
• Cesárea de Filipe: uma região extremamente pagã;
• O que eles (pagãos) dizem que o Filho do homem é?;
• Resposta: Qualquer um menos o Filho de Deus (verso 14)
• E vocês? Temos a revelação semelhante por meio da Palavra!
3°) Correlação: Você vai procurar outros textos que se relacionem com o texto lido. Um ajuda a entender o outro. A Bíblia explica a si mesma. Exemplo:
Se um texto fala sobre a graça, você buscará outro texto que fala sobre o mesmo assunto. E assim sucessivamente.
4°) Aplicação: Esta é a fase mais importante, quando você vai aplicar o texto a sua vida, procurando tirar lições para o seu dia a dia. O propósito da bíblia é mudar sua vida! Quais lições podemos tirar nesse texto que lemos?
• Quem Jesus é para mim?
• Deus por meio da Sua Palavra nos revelou seu Filho!
• Cristo é aquele que estabeleceu a igreja e dá Vitória a Ela!
Deus abençoe a sua vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!