sábado, 11 de setembro de 2021

A atual situação em vivemos e a sua única solução



INTRODUÇÃO

Atualmente nós estamos vivendo tempos de crise, crise na política, religiosa, econômica, saúde, cultural, e etc... E as pessoas por meio das redes sociais estão cada vez mais opinando e dando o seu parecer sobre determinados assuntos, se posicionando e defendendo o seu ponto de vista, aquilo que ele acredita ser o correto. Também é observado que muitos religiosos, principalmente no meio cristão, estão cada vez mais dentro desses embates, principalmente na área politica. Mas gostaria de abordar algumas coisas nessa pequena mensagem de reflexão, porque será que tudo isso está acontecendo? Como saber o que é certo ou não? Pessoalmente, um cristão deve levantar uma bandeira? E a igreja, deve influenciar no campo político? Se sim, como isso deve acontecer? Vamos analisar juntos.


DESENVOLVIMENTO

O primeiro ponto que gostaria de analisar com vocês é:

O que inicialmente devemos entender é que todas essas crises, sejam elas no campo político, social, econômico, saúde, etc. sempre existiram, ou seja, não há nada novo debaixo dos céus que a humanidade não já tenha vivido. E até mesmo coisas bem piores que essas que estamos vivendo hoje. A Bíblia no dá muitos exemplos de conflitos políticos, homens lutando por poder, e o povo sofrendo devido as atitudes errôneas e egoístas de seus líderes, tais como: guerras, fome, doenças e etc... Um exemplo claro disso que estamos abordando é o período do povo de Israel em que Acabe e Jezabel reinavam, de como o povo sofria por causa de suas más atitudes, analisar 1 Reis 16. 19 em diante, e tantos outros exemplos descritos na Bíblia.

Porém, diante de tudo isso, existe esse alerta:

Mateus 24:6 E vós ouvireis falar de guerras e rumores de guerras, todavia não vos desespereis, porque é preciso que tais coisas ocorram, mas ainda não será o fim.

É muito importante deixar claro aqui que, tudo o que aconteceu, o que acontece hoje e o que virá acontecer já nos foi alertado e revelado pelo próprio Deus, que nos deixou registrado na Bíblia Sagrada, veja o que está escrito:

João 14:29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais.

Isaías 46:10 Desde o princípio anunciei o futuro, desde a antiguidade, aquilo que ainda não acontecera. Eu afirmo: O meu propósito será realizado, certamente farei tudo o que me apraz.

Mas, ainda nos falta a resposta para o tópico que estamos abordando, afinal de contas, porque tudo isso está acontecendo? Antes da resposta, vamos ler esses textos:

1 Timóteo 6:10 Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos.

Tiago 4:1 De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós.

Desde que o pecado entrou no mundo e corrompeu o coração do homem, afastando-o cada vez mais do seu Criador, o homem caminha a passos largos para a sua própria destruição. Os homens corrompidos e que não temem ao Senhor buscam cumprir seus próprios ideais malignos, satisfazer seu ego, seus projetos de poder, de glória para si mesmo, buscando cada vez mais riquezas não importando como vão conseguir tudo isto, passando por cima de todo aquele que for um obstáculo em seu caminho. E é justamente dai que nascem os conflitos, as intrigas, as guerras, os confrontos, os projetos de poder sobre outros, de dominação e conquista. E a consequência desses conflitos são fome, pestes, doenças, sofrimento, dentre muitas outras coisas e quem mais sofre em tudo isso são cidadãos comuns como eu e você, infelizmente.


COMO SABER O QUE É CERTO OU ERRADO?

Mesmo em meio a corrupção e depravação humana, que corre desenfreada para a destruição, Deus sempre interferiu na história da humanidade, e louvado seja Deus por isso, caso contrário, estaríamos perdidos. Quando todos os povos e nações estavam em trevas, mergulhados em pecado e depravação, escravizados  pelo diabo, Deus levantou para Si um povo, a partir de Abraão, ao qual Ele chamaria de Seu, e que seria diferente de todos os povos da terra, vejamos o que o próprio Deus diz sobre eles:

Êxodo 19:5 Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade. 6 Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel”.

E até mesmo este povo, que Deus levantou para ser luz para um povo em trevas se corrompeu com o pecado, e quando isso acontecia Deus levantava homens e mulheres cheios de ousadia para exortar e repreender o povo, para que abandonassem seus pecados e se arrependessem. Podemos ver isso claramente na vida do Profeta Elias, Jeremias e tantos outros levantados por Deus. E a resposta para a pergunta está justamente naquilo que Deus requer do seu povo em Êxodo 19:5 quando diz: “Se ouvirdes a minha voz e obedecerdes a minha aliança... Para saber o que é certo ou errado devemos avaliar se o que estamos ouvindo, estudando, analisando está de acordo com a vontade de Deus, para que possamos viver segundo a Sua vontade e em obediência ao Senhor. Por exemplo, devemos avaliar os pastores, pregadores, líderes políticos, partidos políticos, as pessoas que nos rodeiam, quem nos influenciam antes de defender ou levantar uma bandeira, para que a nossa atitude não desagrade ao Senhor nosso Deus. Porque você apoiaria um político ou um partido que prega contra as causas cristãs? Que vai contra as Escrituras? Com certeza isso não ajudaria a comunidade cristã e faria você estar em desobediência contra a Palavra de Deus.


PESSOALMENTE, O CRISTÃO PODE SE POSICIONAR?

O cristão pode se posicionar? Levantar uma bandeira, defender um político, um partido, um movimento, uma causa? A primeira coisa que devemos levar em consideração é que o cristão em si já tem uma causa a ser defendida. Ao aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida ele já tem uma causa a defender, um nome a zelar e uma mensagem a pregar e anunciar. Devemos nos posicionar sim, somos cristãos protestantes e devemos exercer isso e protestar, de fato. Devemos defender a causa cristã, zelar pelo Nome de Cristo nosso salvador, pregar ferozmente o Evangelho da salvação e lutar contra tudo aquilo que se opõe a isso. Não podemos esquecer que fomos chamados por Deus para sermos seus embaixadores, para servirmos a causa do Evangelho, proclamar a salvação e o Nome do Senhor Jesus Cristo, exortarmos ao arrependimento e ao abandono do pecado, essa deve ser a posição que devemos levantar e defender.

O cristão como cidadão

Todo cristão é um cidadão, com direitos e deveres. E todo cidadão tem o direito e dever de se informar, opinar, expor seus pensamentos, se posicionar e defender a sua causa, sua ideia. O apóstolo Paulo fez isso, exerceu sua cidadania Romana quando precisou por exemplo, isso vimos em Atos 16: 35 ao 40. E a orientação desse mesmo Paulo que exerceu sua cidadania Romana em Filipenses é:

Filipenses 1:27 Portai-vos como cidadãos dignos do Evangelho de Cristo, para que dessa forma, quer eu vá e vos veja, quer tão-somente ouça a vosso respeito em minha ausência, tenha eu conhecimento de que permaneceis firmes num só espírito, combatendo unânimes em prol da fé evangélica,

Contudo, esse cidadão que é cristão não pode esquecer seus princípios e valores, que regem a sua vida, que é justamente a Palavra de Deus, o Evangelho de Jesus Cristo. Pois, antes mesmo de sermos cidadãos desta terra, somos cidadãos celestiais, como Paulo também fala em Filipenses:

Filipenses 3:20 No entanto, a nossa cidadania é dos céus, de onde aguardamos com grande expectativa o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Portanto irmãos, devemos tomar muito cuidado quando formos nos envolver nas coisas deste mundo corrompido, defender uma causa ou levantar uma bandeira para que a atitude que viermos a tomar não seja contra os nossos princípios cristãos. Na verdade, o conselho que eu deixo aqui para vocês de maneira particular é o mesmo de Paulo, que disse:

2 Timóteo 2:4 Nenhum soldado em serviço se permite envolver em negócios da vida civil, porquanto seu objetivo é agradar aquele que o recrutou para a guerra.

C. H. Spurgeon certa vez afirmou: “Meu filho, se Deus o chamou para o ministério, não se rebaixe ao ponto de ser rei em qualquer país”. Eu já ouvi certa vez a seguinte afirmação: “Se Cristo te chamou para ser embaixador do seu Evangelho, não se rebaixe aceitando ser embaixador de qualquer nação caso seja convidado”. Podemos trazer muitas afirmações a partir dessas, contudo, vou me ater aqui para não ser muito longo. Mas, para terminar esse tópico, eu gostaria de deixar a afirmação do apóstolo Paulo, que diz:

1 Coríntios 10:31 Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

Fazei tudo para a glória de Deus.


A IGREJA DEVE INFLUENCIAR NO CAMPO POLÍTICO?

Para trazer mais clareza a essa resposta, devemos analisar a história da Igreja, principalmente a igreja primitiva. Será que a igreja primitiva influenciava a política naquele período, a resposta para isso é: Claro que sim! E eu já posso até imaginar a sua reação devido essa resposta, mas deixe-me explicar melhor. É claro que a igreja deve influenciar no campo político, na verdade, a Igreja do Senhor Jesus ela é influenciadora, e influencia em todas as áreas possíveis da sociedade. Mas, para influenciar no campo político não é necessário que ela esteja envolvida diretamente na política. O modo como a Igreja do Senhor Jesus Cristo deve influenciar os demais campos da sociedade, seja na política, cultural, econômica e tantas outras áreas deve ser exclusivamente pela pregação do Evangelho e do seu testemunho. Sempre foi assim que se deu a influencia da igreja na sociedade e deve ser assim até hoje. Vejamos alguns exemplos:

Atos 13: 4 ao 12 – O procônsul Sérgio Paulo, era oficial romano e governador de Chipre e foi evangelizado com ousadia pelo Apóstolo Paulo.

Atos 16: 11 ao 15 – Fala da conversão de Lídia, uma mulher que era empreendedora, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira.

Atos 16: 25 ao 34 – A conversão do carcereiro.

Atos 17: 4 – Muitos Judeus, gregos e diversas senhoras da alta sociedade local foram convencidas pela pregação do Evangelho.

Atos 17: 32 ao 34 – Dionísio, membro do conselho do Areópago em Atenas crê na Pregação de Paulo.

Atos 19: 9 – 10 – Judeus e gregos ouviam e creiam na Mensagem.

Atos 24: 22 ao 27 – Paulo prega ao governador Félix

Atos 25 e 26 – Paulo prega para o Rei Agripa

Atos 28 – Paulo preso em Roma prega aos líderes Judeus

E dessa forma, pregando e testemunhando Paulo influenciava e anunciava a Jesus a líderes políticos, oficiais, empresários e todo o tipo de pessoas da sociedade, e assim deve ser hoje em dia. No Antigo Testamento tivemos homens e mulheres de Deus envolvidos na política? De certa maneira sim, alguns deles são:

José, Governador do Egito

Daniel, governador da Babilônia

A rainha Ester

Débora, Juíza do povo de Deus

E muitos outros exemplos de líderes políticos e religiosos na bíblia, mas, todos eles tiveram um propósito bem definido por Deus para ocuparem seus cargos e exercerem suas respectivas lideranças. Deus os usou para a sua glória e também para benefício de seu povo no período do Antigo Testamento. Do novo já não é assim, com a Igreja instaurada, toda e qualquer influência que devemos fazer a qualquer parte da sociedade deve ser com a pregação do Evangelho e testemunhando com nossa vida, vivendo para a glória de Deus, o Novo Testamento deixa isso bem claro para nós.


A ATUAL SITUAÇÃO DO BRASIL, SUA CRISE POLÍTICA

O Brasil enfrenta algumas crises, entre elas, a crise política. Desde que a esquerda perdeu o poder em 2018, e com a subida de poder da direita com o presidente Bolsonaro que vivemos uma crise política. Claro, a esquerda ainda não superou a derrota e principalmente os recursos financeiros que perderam. Desde então, vem influenciando de maneira negativa, tentando de todas as formas atrapalhar qualquer um que queira governar e ajuda o País. Verdadeiras guerras políticas vem sendo travadas no Brasil entre a esquerda e a direita, os Três Poderes constituintes em desordem e desunião, o STF agindo politicamente lutando contra o Governo Federal, governadores e etc... Os cidadãos brasileiros estão observando todo esse embate político (e eu sinceramente, espero que haja resultado nas próximas eleições), e eu também claro. E como cidadão e cristão que sou, gostaria de expor meus pensamentos, e caso você queira conversar comigo sobre esses assuntos, você tem liberdade para me escrever.

Os últimos acontecimentos até a data de 10 de setembro de 2021 no Brasil são:


Crise política e Institucional

Guerra entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)

Corrupção entre estados e municípios (devido a crise pandemica)

Inflação alta

Mídia brasileira trazendo falsas afirmações (desinformando)

Guerras ideológicas, etc.

E diante de tudo isso, existe o povo cristão. E é aqui que eu entro, pois o meu público são justamente os cristãos envolvidos em tudo isso que está acontecendo no Brasil. Grande parte dos cristãos no Brasil estão tomando posições (tanto para a esquerda quanto para a direita), apoiando líderes políticos (Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes, etc.), travando verdadeira guerras de narrativas principalmente nas redes sociais. É nítido isso, o quanto cristão estão se dedicando e se esforçando na área política, buscando influenciar, defender suas teses, seus pensamentos políticos, seu partido, seu político, sua bandeira.  Mas, será é assim que se resolve a situação de crise de um determinado País? São essas as bandeiras que os cristãos devem levantar para mudar a atual situação de seu País? Será que é tirando o presidente do poder que as coisas melhoram? Ou destituindo alguns ministros do STF? Fechando um desses poderes? Organizando greves entre os caminhoneiros, instaurando o caos no País com crises de abastecimentos? Ou a única solução de fato, é o exercito brasileiro intervindo? Gostaria de fazer algumas análises aqui:

É importante lembrar que, os cidadãos que exercem algum tido de autoridade política em nosso País foram colocados lá por nós;

Os ministros do STF embora não tenham sido eleitos pelo voto popular, foram indicados pelo presidente que elegemos anteriormente;

Se tirarmos o presidente do poder, outro semelhante a ele ou até pior assume o cargo;

Se destituirmos do cargo algum ministro do STF outros estarão lá para praticar os mesmos atos;

Greves resolvem por um momento, depois, os mesmos erros voltam;

Se o exercito brasileiro intervir como já o fez uma vez, depois de um determinado tempo, haverá novas eleições, e outros homens voltarão ao poder novamente;

Algo que acabei esquecendo de falar anteriormente é que, mesmo diante de todas essas crises, que foram literalmente ‘enfregadas’ na cara da população, no período das eleições, voltarão a requerer dos seus políticos de estimação ‘benefícios’ para votar nele;

Ou seja, sairá um corrupto do poder, entrará outro. O que parece que é esquecido por nós que somos cristãos é que os homens são falhos, corruptos e limitados, que o coração do homem é enganoso, e que a Bíblia afirma: “maldito o homem que confia no homem, e que faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jeremias 17:5). É isso o que acontece hoje, parece que os líderes e o povo cristão estão esquecendo onde devem depositar a sua confiança, e como a Bíblia nos ensina que devemos agir em tempos assim.

O EVANGELHO É O INSTRUMENTO CERTO

O Evangelho de Jesus Cristo é o único instrumento capaz de mudar por completo a vida de um homem, de cidades, estados e até mesmo de um País inteiro, como aconteceu no passado nos avivamentos históricos. É pregando o Evangelho de Jesus que a igreja verá a verdadeira mudança no ser humano, que passará de um homem corrupto e injusto, para uma nova criação gerada pelo Espírito Santo de Deus que viverá para a glória de Deus. Os homens que estão no poder hoje não precisam de manifestações, imposições, intimidações para mudarem de postura, mas sim, de se arrependerem de seus maus feitos, de abandonarem seus pecados e temerem ao Senhor, para que possam agir corretamente. Os cristãos devem entender que a sua esperança deve estar única e exclusivamente no Senhor, devemos clamar ao Senhor, interceder pela nossa nação, nossos líderes (sejam eles políticos ou religiosos), como o Apostolo Paulo nos orienta:

1 Timóteo 2:1 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; 2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. 3 Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,

Devemos lembrar também que, uma nação governada por homens limitados, falhos e corruptos nunca será ideal para nós. Por isso mesmo, devemos colocar nossa esperança no Senhor, e crer que Ele é Soberano e Reina sobre as nações da terra. Quando a igreja age de maneira correta, influenciando a sociedade e a nação a buscar ao Senhor, então a nação será realmente abençoada, pois está escrito:

Salmos 33:12 Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer! 22 Derrama sobre nós tua bondade, ó SENHOR, em proporção às esperanças que só em ti depositamos.

Também devemos lembrar, como já foi falado anteriormente que o nosso reino não é esse, não somos daqui, somos apenas estrangeiros peregrinando em uma terra estrangeira. Na verdade, estamos de passagem, somos mensageiros de um Rei de um reino distante, mas ao mesmo tempo próximo de todos, e a porta pela qual o homem entra nesse Reino chamasse Jesus Cristo:

João 10:9 Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem.

Neste reino sim, haverá justiça, paz, ordem, alegria, satisfação. Pois o seu Rei é o próprio Deus Criador e Salvador de todos aqueles que creram. É esse Reino e esse Rei e Líder que devemos ansiar e desejar. É essa a verdadeira bandeira que devemos erguer e proteger com unhas e dentes. 

Tito 2:11 Porquanto, a graça de Deus se manifestou salvadora para todas as pessoas. 12 Ela nos orienta a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta presente era, 13 enquanto aguardamos a bendita esperança: o glorioso retorno de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele, que se entregou a si mesmo por nós para nos remir de toda maldade e purificar para si um povo todo seu, consagrado às boas obras. 15 Prega essas instruções, encoraja e repreende com toda a autoridade. Ninguém te menospreze!

Prega essas Palavras, encoraja, repreenda com toda a autoridade! Exorte os irmãos que estão depositando sua confiança em mãos humanas e esqueceram de confiar no Senhor, que é soberano e reina eternamente, amém!


Gostaria muito que você deixasse seu comentário, você concorda com o que foi abordado? O que você acrescentaria? Se você discorda, por favor, deixei sua ideia aqui, com certeza você me ajudará muito.


Deus te abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe aqui algo que possa nos ajudar ou edificar!

Postagem em destaque

PRECISAMOS DO PODER QUE VEM DO ALTO (ATOS 2: 1 - 13)

INTRODUÇÃO Leonard Ravenhill, um grande  evangelista e escrito inglês  do século passado, escrevendo o seu livro "Porquê tarda o pleno ...

POSTAGENS MAIS VISITADAS